Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Alves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148522
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária. Aliados a este objetivo, os objetivos específicos são: averiguar se os alunos possuem interesse pela área tributária, com intenções de especialização, quais fatores motivam e desmotivam o aluno no estudo da legislação tributária, e se o aluno se considera apto para o mercado de trabalho com os conhecimentos sobre contabilidade tributária adquiridos durante o curso. A metodologia utilizada é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização de questionário aplicado aos discentes do sétimo e oitavo semestres do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para uma amostra de cinquenta e quatro alunos, representantes de 44% da população. Os resultados apontam que a maioria dos alunos compreende a importância da matéria tributária para a sua formação, bem como para o desempenho de sua profissão, no entanto não demonstra interesse em dedicar mais tempo ao estudo da legislação, nem continuar o estudo da área tributária após a conclusão do curso. Os resultados também indicam que a falta de motivação, decorrente das constantes atualizações da legislação e normativos tributários, pode ser uma das causas pelas quais os universitários postergam o aprofundamento no conhecimento tributário, deixando para dar atenção a este assunto apenas quando forem inseridos no mercado de trabalho.
id UFRGS-2_e49c2f506f87b68f43b7895e56eebc00
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148522
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Ana Paula Alves daSilva, Maria de Lurdes Furno da2016-09-27T02:14:26Z2016http://hdl.handle.net/10183/148522001000782O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária. Aliados a este objetivo, os objetivos específicos são: averiguar se os alunos possuem interesse pela área tributária, com intenções de especialização, quais fatores motivam e desmotivam o aluno no estudo da legislação tributária, e se o aluno se considera apto para o mercado de trabalho com os conhecimentos sobre contabilidade tributária adquiridos durante o curso. A metodologia utilizada é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização de questionário aplicado aos discentes do sétimo e oitavo semestres do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para uma amostra de cinquenta e quatro alunos, representantes de 44% da população. Os resultados apontam que a maioria dos alunos compreende a importância da matéria tributária para a sua formação, bem como para o desempenho de sua profissão, no entanto não demonstra interesse em dedicar mais tempo ao estudo da legislação, nem continuar o estudo da área tributária após a conclusão do curso. Os resultados também indicam que a falta de motivação, decorrente das constantes atualizações da legislação e normativos tributários, pode ser uma das causas pelas quais os universitários postergam o aprofundamento no conhecimento tributário, deixando para dar atenção a este assunto apenas quando forem inseridos no mercado de trabalho.The objective of this study is to identify the perception of the pupils of the Course of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul on the relevance of the study and power in tax accounting. Allied to this objective, the specific objectives are: to check if the pupils have interests for the tax area, with specialization intentions, what factors motivate and discourage student in the study of the tax legislation, and if the pupil is considered suitable for the labor market with the knowledges on tax accounting acquired during the course. The used methodology is classified how quantitative, descriptive and of lifting or survey, with the use of questionnaire devoted to the pupils of the seventh and eighth thing semesters of the Course of Accounting Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul for a sample of fifty four pupils, representatives of 44 % of the population. The results point that most of the pupils understand the importance of the tax matter for his formation, as well as for the performance of his profession, however it does not demonstrate interest in dedicating any more time to the study of the legislation, not even continuing the study of the tax area after the conclusion of the course. The results also indicate that the lack of motivation, resulting from the constant updating of the legislation and prescriptive tributaries, can be one of the causes for which the university professors postpone the deepening in the tax knowledge, leaving to give attention to this matter only when they are inserted in the labor market.application/pdfporContabilidade tributáriaRelevanceTaxAccountingStudentRelevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000782.pdf001000782.pdfTexto completoapplication/pdf289769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148522/1/001000782.pdf658e391dbf2d62015180b5dcd14d4dc6MD51TEXT001000782.pdf.txt001000782.pdf.txtExtracted Texttext/plain59617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148522/2/001000782.pdf.txt192a702c84b446861d1b1881ff1ddd30MD52THUMBNAIL001000782.pdf.jpg001000782.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148522/3/001000782.pdf.jpgcd40fa5c7041a6cb46d0c1fb70a56ebfMD5310183/1485222018-10-29 08:58:21.601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148522Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Silva, Ana Paula Alves da
Contabilidade tributária
Relevance
TaxAccounting
Student
title_short Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Silva, Ana Paula Alves da
author_facet Silva, Ana Paula Alves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria de Lurdes Furno da
contributor_str_mv Silva, Maria de Lurdes Furno da
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade tributária
topic Contabilidade tributária
Relevance
TaxAccounting
Student
dc.subject.eng.fl_str_mv Relevance
TaxAccounting
Student
description O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária. Aliados a este objetivo, os objetivos específicos são: averiguar se os alunos possuem interesse pela área tributária, com intenções de especialização, quais fatores motivam e desmotivam o aluno no estudo da legislação tributária, e se o aluno se considera apto para o mercado de trabalho com os conhecimentos sobre contabilidade tributária adquiridos durante o curso. A metodologia utilizada é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização de questionário aplicado aos discentes do sétimo e oitavo semestres do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para uma amostra de cinquenta e quatro alunos, representantes de 44% da população. Os resultados apontam que a maioria dos alunos compreende a importância da matéria tributária para a sua formação, bem como para o desempenho de sua profissão, no entanto não demonstra interesse em dedicar mais tempo ao estudo da legislação, nem continuar o estudo da área tributária após a conclusão do curso. Os resultados também indicam que a falta de motivação, decorrente das constantes atualizações da legislação e normativos tributários, pode ser uma das causas pelas quais os universitários postergam o aprofundamento no conhecimento tributário, deixando para dar atenção a este assunto apenas quando forem inseridos no mercado de trabalho.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:14:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148522
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000782
url http://hdl.handle.net/10183/148522
identifier_str_mv 001000782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148522/1/001000782.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148522/2/001000782.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148522/3/001000782.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 658e391dbf2d62015180b5dcd14d4dc6
192a702c84b446861d1b1881ff1ddd30
cd40fa5c7041a6cb46d0c1fb70a56ebf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224518523420672