Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Alves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148522
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar a percepção dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária. Aliados a este objetivo, os objetivos específicos são: averiguar se os alunos possuem interesse pela área tributária, com intenções de especialização, quais fatores motivam e desmotivam o aluno no estudo da legislação tributária, e se o aluno se considera apto para o mercado de trabalho com os conhecimentos sobre contabilidade tributária adquiridos durante o curso. A metodologia utilizada é classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização de questionário aplicado aos discentes do sétimo e oitavo semestres do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para uma amostra de cinquenta e quatro alunos, representantes de 44% da população. Os resultados apontam que a maioria dos alunos compreende a importância da matéria tributária para a sua formação, bem como para o desempenho de sua profissão, no entanto não demonstra interesse em dedicar mais tempo ao estudo da legislação, nem continuar o estudo da área tributária após a conclusão do curso. Os resultados também indicam que a falta de motivação, decorrente das constantes atualizações da legislação e normativos tributários, pode ser uma das causas pelas quais os universitários postergam o aprofundamento no conhecimento tributário, deixando para dar atenção a este assunto apenas quando forem inseridos no mercado de trabalho.
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