A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccoli, Flávia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo, Lopes, Cesar Valmor Machado, Salgado, Tania Denise Miskinis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271015
Resumo: Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplinade Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campodos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.
id UFRGS-2_e5fc0a3b68a23133269a050f6b71900b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271015
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Piccoli, FláviaRibeiro, Daniel das Chagas de AzevedoLopes, Cesar Valmor MachadoSalgado, Tania Denise Miskinis2024-01-18T03:21:27Z20232527-0915http://hdl.handle.net/10183/271015001194518Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplinade Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campodos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.In this article we intend to analyse an experience of using the methodological strategy of Case Studies combined withHistory of Science and to investigate whether this methodology can contribute to students develop autonomy in their learning process and interest in the subject of Chemistry. We used a sequence of three Case Studies on the History of Science in three first year high school classes in a public school in the city of Porto Alegre/Brazil. The data were analysed through records in the researchers' Field Diary. For data analysis, the principles of qualitative analysis were used. The results showed that the useof Case Studies, based on the History of Science, favoured the development of autonomy, and provided the active participation of students in Chemistry classes.En este artículo pretendemos analizar la aplicación de Estudios de Caso sobre la Historia de la Ciencia en clases de primero año de la Enseñanza Secundaria de un colegio público de la ciudad de Porto Alegre/Brasil. El objetivo de esta investigación fue utilizar la Historia de la Ciencia junto con la estrategia metodológica de Estudios de Caso para desarrollar la autonomía en el proceso de aprendizaje y el interés de los estudiantes por las clases de Química. Los datos fueron analizados partiendo de los registros de los investigadores en su Diario de Campo. Para la evaluación de los datos fueron usados los principios del análisis cualitativo. Los resultados evidenciaron que el uso de Estudios de Caso sobre la Historia de la Ciencia fue favorable para el desarrollo de la autonomía y la participación activa de los estudiantes en las clases de Química.application/pdfporEducação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-18História da ciênciaEnsino de quimicaEnsino médioCase studiesHistory of scienceAutonomyMotivationHigh school chemistryEstudios de casoHistoria de la cienciaAutonomíaMotivaciónEnseñanza secundaria de químicaA estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de químicaThe case studies strategy combined with history of science in chemistry teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194518.pdf.txt001194518.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/2/001194518.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001194518.pdfTexto completoapplication/pdf9215406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/1/001194518.pdf5275305b88b9241132890149de51289dMD5110183/2710152024-01-19 04:24:18.658383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271015Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:24:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The case studies strategy combined with history of science in chemistry teaching
title A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
spellingShingle A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
Piccoli, Flávia
História da ciência
Ensino de quimica
Ensino médio
Case studies
History of science
Autonomy
Motivation
High school chemistry
Estudios de caso
Historia de la ciencia
Autonomía
Motivación
Enseñanza secundaria de química
title_short A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
title_full A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
title_fullStr A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
title_full_unstemmed A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
title_sort A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
author Piccoli, Flávia
author_facet Piccoli, Flávia
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo
Lopes, Cesar Valmor Machado
Salgado, Tania Denise Miskinis
author_role author
author2 Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo
Lopes, Cesar Valmor Machado
Salgado, Tania Denise Miskinis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccoli, Flávia
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo
Lopes, Cesar Valmor Machado
Salgado, Tania Denise Miskinis
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Ensino de quimica
Ensino médio
topic História da ciência
Ensino de quimica
Ensino médio
Case studies
History of science
Autonomy
Motivation
High school chemistry
Estudios de caso
Historia de la ciencia
Autonomía
Motivación
Enseñanza secundaria de química
dc.subject.eng.fl_str_mv Case studies
History of science
Autonomy
Motivation
High school chemistry
dc.subject.spa.fl_str_mv Estudios de caso
Historia de la ciencia
Autonomía
Motivación
Enseñanza secundaria de química
description Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplinade Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campodos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-18T03:21:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271015
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2527-0915
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194518
identifier_str_mv 2527-0915
001194518
url http://hdl.handle.net/10183/271015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/2/001194518.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/1/001194518.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
5275305b88b9241132890149de51289d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447851071700992