A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271015 |
Resumo: | Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplinade Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campodos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química. |
id |
UFRGS-2_e5fc0a3b68a23133269a050f6b71900b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271015 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Piccoli, FláviaRibeiro, Daniel das Chagas de AzevedoLopes, Cesar Valmor MachadoSalgado, Tania Denise Miskinis2024-01-18T03:21:27Z20232527-0915http://hdl.handle.net/10183/271015001194518Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplinade Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campodos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.In this article we intend to analyse an experience of using the methodological strategy of Case Studies combined withHistory of Science and to investigate whether this methodology can contribute to students develop autonomy in their learning process and interest in the subject of Chemistry. We used a sequence of three Case Studies on the History of Science in three first year high school classes in a public school in the city of Porto Alegre/Brazil. The data were analysed through records in the researchers' Field Diary. For data analysis, the principles of qualitative analysis were used. The results showed that the useof Case Studies, based on the History of Science, favoured the development of autonomy, and provided the active participation of students in Chemistry classes.En este artículo pretendemos analizar la aplicación de Estudios de Caso sobre la Historia de la Ciencia en clases de primero año de la Enseñanza Secundaria de un colegio público de la ciudad de Porto Alegre/Brasil. El objetivo de esta investigación fue utilizar la Historia de la Ciencia junto con la estrategia metodológica de Estudios de Caso para desarrollar la autonomía en el proceso de aprendizaje y el interés de los estudiantes por las clases de Química. Los datos fueron analizados partiendo de los registros de los investigadores en su Diario de Campo. Para la evaluación de los datos fueron usados los principios del análisis cualitativo. Los resultados evidenciaron que el uso de Estudios de Caso sobre la Historia de la Ciencia fue favorable para el desarrollo de la autonomía y la participación activa de los estudiantes en las clases de Química.application/pdfporEducação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-18História da ciênciaEnsino de quimicaEnsino médioCase studiesHistory of scienceAutonomyMotivationHigh school chemistryEstudios de casoHistoria de la cienciaAutonomíaMotivaciónEnseñanza secundaria de químicaA estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de químicaThe case studies strategy combined with history of science in chemistry teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194518.pdf.txt001194518.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/2/001194518.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001194518.pdfTexto completoapplication/pdf9215406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/1/001194518.pdf5275305b88b9241132890149de51289dMD5110183/2710152024-01-19 04:24:18.658383oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271015Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-19T06:24:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The case studies strategy combined with history of science in chemistry teaching |
title |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química |
spellingShingle |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química Piccoli, Flávia História da ciência Ensino de quimica Ensino médio Case studies History of science Autonomy Motivation High school chemistry Estudios de caso Historia de la ciencia Autonomía Motivación Enseñanza secundaria de química |
title_short |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química |
title_full |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química |
title_fullStr |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química |
title_full_unstemmed |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química |
title_sort |
A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química |
author |
Piccoli, Flávia |
author_facet |
Piccoli, Flávia Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo Lopes, Cesar Valmor Machado Salgado, Tania Denise Miskinis |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo Lopes, Cesar Valmor Machado Salgado, Tania Denise Miskinis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piccoli, Flávia Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo Lopes, Cesar Valmor Machado Salgado, Tania Denise Miskinis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da ciência Ensino de quimica Ensino médio |
topic |
História da ciência Ensino de quimica Ensino médio Case studies History of science Autonomy Motivation High school chemistry Estudios de caso Historia de la ciencia Autonomía Motivación Enseñanza secundaria de química |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Case studies History of science Autonomy Motivation High school chemistry |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Estudios de caso Historia de la ciencia Autonomía Motivación Enseñanza secundaria de química |
description |
Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplinade Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campodos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-18T03:21:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271015 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2527-0915 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001194518 |
identifier_str_mv |
2527-0915 001194518 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/2/001194518.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271015/1/001194518.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 5275305b88b9241132890149de51289d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447851071700992 |