Artestágios : o estágio como espaço de criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115217 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo pontuar ações e gestos de criação nos estágios em sala de aula por aqueles que finalizam o curso de Licenciatura em Artes Visuais nesta Universidade. Apresentando tanto aspectos de uma pesquisa documental quanto de uma reflexão teórica, coloca na pauta de discussões o estágio da docência em Artes Visuais. O material inicial para esta análise são as notas dos relatos apresentados na ação de extensão Artestágios, correspondendo às atividades ocorridas nos anos de 2011, 2012 e 2013. Neste confronto in loco entre teoria e prática, o trabalho busca elucidar algumas peculiaridades destes momentos do docente em formação, além de destacar questões que aparecem nos relatos, tais como: Que provocações artísticas levar para o aluno? Quais as ferramentas utilizadas para o ensino de artes? Há um único modelo para o exercício da docência em Artes? Para embasar as reflexões contidas neste trabalho recorro à leitura de pesquisadores que estudam e vivenciam esta temática, o estágio, entre os quais Selma Garrido Pimenta, Paola Zordan e Luciana Gruppelli Loponte. |
id |
UFRGS-2_e6b55bc22e5eb9ce676d6adeff4252d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115217 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vilaverde, Álvaro Zacarias AlvesSchuch, Eny Maria Moraes2015-04-11T02:01:13Z2014http://hdl.handle.net/10183/115217000956579Este trabalho tem por objetivo pontuar ações e gestos de criação nos estágios em sala de aula por aqueles que finalizam o curso de Licenciatura em Artes Visuais nesta Universidade. Apresentando tanto aspectos de uma pesquisa documental quanto de uma reflexão teórica, coloca na pauta de discussões o estágio da docência em Artes Visuais. O material inicial para esta análise são as notas dos relatos apresentados na ação de extensão Artestágios, correspondendo às atividades ocorridas nos anos de 2011, 2012 e 2013. Neste confronto in loco entre teoria e prática, o trabalho busca elucidar algumas peculiaridades destes momentos do docente em formação, além de destacar questões que aparecem nos relatos, tais como: Que provocações artísticas levar para o aluno? Quais as ferramentas utilizadas para o ensino de artes? Há um único modelo para o exercício da docência em Artes? Para embasar as reflexões contidas neste trabalho recorro à leitura de pesquisadores que estudam e vivenciam esta temática, o estágio, entre os quais Selma Garrido Pimenta, Paola Zordan e Luciana Gruppelli Loponte.application/pdfporFormação docenteArteEstágioCriação artísticaArtestágios : o estágio como espaço de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956579.pdf000956579.pdfTexto completoapplication/pdf2609827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/1/000956579.pdf885d55562c6656a033d9a2bbb29da9ecMD51TEXT000956579.pdf.txt000956579.pdf.txtExtracted Texttext/plain69633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/2/000956579.pdf.txte917d39e3a49b66ab9b4182c0bed2b7eMD52THUMBNAIL000956579.pdf.jpg000956579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/3/000956579.pdf.jpg0395a28c2bc3211b18a151b131c5285cMD5310183/1152172018-10-19 10:43:04.509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:43:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Artestágios : o estágio como espaço de criação |
title |
Artestágios : o estágio como espaço de criação |
spellingShingle |
Artestágios : o estágio como espaço de criação Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves Formação docente Arte Estágio Criação artística |
title_short |
Artestágios : o estágio como espaço de criação |
title_full |
Artestágios : o estágio como espaço de criação |
title_fullStr |
Artestágios : o estágio como espaço de criação |
title_full_unstemmed |
Artestágios : o estágio como espaço de criação |
title_sort |
Artestágios : o estágio como espaço de criação |
author |
Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves |
author_facet |
Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schuch, Eny Maria Moraes |
contributor_str_mv |
Schuch, Eny Maria Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Arte Estágio Criação artística |
topic |
Formação docente Arte Estágio Criação artística |
description |
Este trabalho tem por objetivo pontuar ações e gestos de criação nos estágios em sala de aula por aqueles que finalizam o curso de Licenciatura em Artes Visuais nesta Universidade. Apresentando tanto aspectos de uma pesquisa documental quanto de uma reflexão teórica, coloca na pauta de discussões o estágio da docência em Artes Visuais. O material inicial para esta análise são as notas dos relatos apresentados na ação de extensão Artestágios, correspondendo às atividades ocorridas nos anos de 2011, 2012 e 2013. Neste confronto in loco entre teoria e prática, o trabalho busca elucidar algumas peculiaridades destes momentos do docente em formação, além de destacar questões que aparecem nos relatos, tais como: Que provocações artísticas levar para o aluno? Quais as ferramentas utilizadas para o ensino de artes? Há um único modelo para o exercício da docência em Artes? Para embasar as reflexões contidas neste trabalho recorro à leitura de pesquisadores que estudam e vivenciam esta temática, o estágio, entre os quais Selma Garrido Pimenta, Paola Zordan e Luciana Gruppelli Loponte. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-11T02:01:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115217 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000956579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115217 |
identifier_str_mv |
000956579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/1/000956579.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/2/000956579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/3/000956579.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
885d55562c6656a033d9a2bbb29da9ec e917d39e3a49b66ab9b4182c0bed2b7e 0395a28c2bc3211b18a151b131c5285c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483183263744 |