Artestágios : o estágio como espaço de criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115217
Resumo: Este trabalho tem por objetivo pontuar ações e gestos de criação nos estágios em sala de aula por aqueles que finalizam o curso de Licenciatura em Artes Visuais nesta Universidade. Apresentando tanto aspectos de uma pesquisa documental quanto de uma reflexão teórica, coloca na pauta de discussões o estágio da docência em Artes Visuais. O material inicial para esta análise são as notas dos relatos apresentados na ação de extensão Artestágios, correspondendo às atividades ocorridas nos anos de 2011, 2012 e 2013. Neste confronto in loco entre teoria e prática, o trabalho busca elucidar algumas peculiaridades destes momentos do docente em formação, além de destacar questões que aparecem nos relatos, tais como: Que provocações artísticas levar para o aluno? Quais as ferramentas utilizadas para o ensino de artes? Há um único modelo para o exercício da docência em Artes? Para embasar as reflexões contidas neste trabalho recorro à leitura de pesquisadores que estudam e vivenciam esta temática, o estágio, entre os quais Selma Garrido Pimenta, Paola Zordan e Luciana Gruppelli Loponte.
id UFRGS-2_e6b55bc22e5eb9ce676d6adeff4252d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115217
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vilaverde, Álvaro Zacarias AlvesSchuch, Eny Maria Moraes2015-04-11T02:01:13Z2014http://hdl.handle.net/10183/115217000956579Este trabalho tem por objetivo pontuar ações e gestos de criação nos estágios em sala de aula por aqueles que finalizam o curso de Licenciatura em Artes Visuais nesta Universidade. Apresentando tanto aspectos de uma pesquisa documental quanto de uma reflexão teórica, coloca na pauta de discussões o estágio da docência em Artes Visuais. O material inicial para esta análise são as notas dos relatos apresentados na ação de extensão Artestágios, correspondendo às atividades ocorridas nos anos de 2011, 2012 e 2013. Neste confronto in loco entre teoria e prática, o trabalho busca elucidar algumas peculiaridades destes momentos do docente em formação, além de destacar questões que aparecem nos relatos, tais como: Que provocações artísticas levar para o aluno? Quais as ferramentas utilizadas para o ensino de artes? Há um único modelo para o exercício da docência em Artes? Para embasar as reflexões contidas neste trabalho recorro à leitura de pesquisadores que estudam e vivenciam esta temática, o estágio, entre os quais Selma Garrido Pimenta, Paola Zordan e Luciana Gruppelli Loponte.application/pdfporFormação docenteArteEstágioCriação artísticaArtestágios : o estágio como espaço de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000956579.pdf000956579.pdfTexto completoapplication/pdf2609827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/1/000956579.pdf885d55562c6656a033d9a2bbb29da9ecMD51TEXT000956579.pdf.txt000956579.pdf.txtExtracted Texttext/plain69633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/2/000956579.pdf.txte917d39e3a49b66ab9b4182c0bed2b7eMD52THUMBNAIL000956579.pdf.jpg000956579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/3/000956579.pdf.jpg0395a28c2bc3211b18a151b131c5285cMD5310183/1152172018-10-19 10:43:04.509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:43:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artestágios : o estágio como espaço de criação
title Artestágios : o estágio como espaço de criação
spellingShingle Artestágios : o estágio como espaço de criação
Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves
Formação docente
Arte
Estágio
Criação artística
title_short Artestágios : o estágio como espaço de criação
title_full Artestágios : o estágio como espaço de criação
title_fullStr Artestágios : o estágio como espaço de criação
title_full_unstemmed Artestágios : o estágio como espaço de criação
title_sort Artestágios : o estágio como espaço de criação
author Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves
author_facet Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaverde, Álvaro Zacarias Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuch, Eny Maria Moraes
contributor_str_mv Schuch, Eny Maria Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Arte
Estágio
Criação artística
topic Formação docente
Arte
Estágio
Criação artística
description Este trabalho tem por objetivo pontuar ações e gestos de criação nos estágios em sala de aula por aqueles que finalizam o curso de Licenciatura em Artes Visuais nesta Universidade. Apresentando tanto aspectos de uma pesquisa documental quanto de uma reflexão teórica, coloca na pauta de discussões o estágio da docência em Artes Visuais. O material inicial para esta análise são as notas dos relatos apresentados na ação de extensão Artestágios, correspondendo às atividades ocorridas nos anos de 2011, 2012 e 2013. Neste confronto in loco entre teoria e prática, o trabalho busca elucidar algumas peculiaridades destes momentos do docente em formação, além de destacar questões que aparecem nos relatos, tais como: Que provocações artísticas levar para o aluno? Quais as ferramentas utilizadas para o ensino de artes? Há um único modelo para o exercício da docência em Artes? Para embasar as reflexões contidas neste trabalho recorro à leitura de pesquisadores que estudam e vivenciam esta temática, o estágio, entre os quais Selma Garrido Pimenta, Paola Zordan e Luciana Gruppelli Loponte.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-11T02:01:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115217
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000956579
url http://hdl.handle.net/10183/115217
identifier_str_mv 000956579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/1/000956579.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/2/000956579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115217/3/000956579.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 885d55562c6656a033d9a2bbb29da9ec
e917d39e3a49b66ab9b4182c0bed2b7e
0395a28c2bc3211b18a151b131c5285c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483183263744