Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182017 |
Resumo: | Este estudo apresenta os objetivos e o importante papel da biblioteca escolar de atrair e formar leitores enquanto promove o desenvolvimento das habilidades informacionais. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a análise das habilidades informacionais dos alunos do quarto ano do Colégio Adventista do Partenon POA - RS. Identifica as habilidades informacionais dos estudantes, segundo a teoria de Carol Kuhlthau. Identifica as habilidades de localização da coleção de referência, de busca por assuntos no catálogo e nas estantes pelo número de chamada. Analisa as habilidades de interpretação quanto aos elementos dos livros, quanto a busca por assuntos em enciclopédias e sintetização da informação. Verifica a satisfação dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os resultados da análise à luz do programa de desenvolvimento das habilidades informacionais proposto por Kuhlthau, com dados obtidos a partir da técnica de grupo focal. Verifica que estes estudantes não participaram anteriormente de um programa de educação de usuário e não estão desenvolvendo suas habilidades informacionais como é possível desenvolver. Descreve um projeto de educação de usuário existente na biblioteca e sugere atividades para incrementar o projeto. Recomenda o início imediato de um programa de atividades para promover este desenvolvimento das habilidades e a extensão do serviço de educação de usuário adaptado para todas as idades no ensino fundamental. |
id |
UFRGS-2_e717ace12b4a15e1e417dfa117b4d9aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182017 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canabarro, Aline Alves AntunesMoura, Ana Maria Mielniczuk deSantos, Fernanda Bochi dos2018-09-15T02:57:13Z2018http://hdl.handle.net/10183/182017001073730Este estudo apresenta os objetivos e o importante papel da biblioteca escolar de atrair e formar leitores enquanto promove o desenvolvimento das habilidades informacionais. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a análise das habilidades informacionais dos alunos do quarto ano do Colégio Adventista do Partenon POA - RS. Identifica as habilidades informacionais dos estudantes, segundo a teoria de Carol Kuhlthau. Identifica as habilidades de localização da coleção de referência, de busca por assuntos no catálogo e nas estantes pelo número de chamada. Analisa as habilidades de interpretação quanto aos elementos dos livros, quanto a busca por assuntos em enciclopédias e sintetização da informação. Verifica a satisfação dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os resultados da análise à luz do programa de desenvolvimento das habilidades informacionais proposto por Kuhlthau, com dados obtidos a partir da técnica de grupo focal. Verifica que estes estudantes não participaram anteriormente de um programa de educação de usuário e não estão desenvolvendo suas habilidades informacionais como é possível desenvolver. Descreve um projeto de educação de usuário existente na biblioteca e sugere atividades para incrementar o projeto. Recomenda o início imediato de um programa de atividades para promover este desenvolvimento das habilidades e a extensão do serviço de educação de usuário adaptado para todas as idades no ensino fundamental.This study presents the objectives and the important role of the school library to attract and train readers while promoting the development of informational skills. It presents results from a research on the analysis of the informational skills of the fourth year students of the Parthenon Adventist College POA - RS. Identifies the informational skills of students, according to Carol Kuhlthau theory. Identifies the localization skills of the reference collection, search for subjects in the catalog and in the bookshelves by the call number. Analyzes the abilities of interpretation regarding the elements of the books, as the search for subjects in encyclopedias and synthesis of the information. Checks student satisfaction with library usage. It presents the results of the analysis in light of the information skills development program proposed by Kuhlthau, with data that were obtained from the focal group technique. It verifies that these students have not previously participated in a user education program and are not developing their informational skills as it is possible to develop. Describes an existing user education project in the library and suggests activities to enhance the project. It recommends the immediate start of a program of activities to promote this development of skills and the extension of the user education service adapted for all ages in elementary education.application/pdfporBiblioteca escolarEstudo de usuárioSchool libraryCarol Kuhlthau theoryEducation of usersDevelopment of informational skillsEstudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073730.pdfTexto completoapplication/pdf3781126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/1/001073730.pdf8155aa64b2b10dcb01c0529975ecd86dMD51TEXT001073730.pdf.txt001073730.pdf.txtExtracted Texttext/plain103146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/2/001073730.pdf.txt67cbda833224d6f90a35e2487ae931d2MD52THUMBNAIL001073730.pdf.jpg001073730.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/3/001073730.pdf.jpg39012ea1ec0e38a3141f8e84d297fd3fMD5310183/1820172018-10-05 07:50:32.905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:50:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS |
title |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS |
spellingShingle |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS Canabarro, Aline Alves Antunes Biblioteca escolar Estudo de usuário School library Carol Kuhlthau theory Education of users Development of informational skills |
title_short |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS |
title_full |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS |
title_fullStr |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS |
title_full_unstemmed |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS |
title_sort |
Estudo das habilidades informacionais dos estudantes do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Adventista do Partenon Poa-RS |
author |
Canabarro, Aline Alves Antunes |
author_facet |
Canabarro, Aline Alves Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canabarro, Aline Alves Antunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Bochi dos |
contributor_str_mv |
Moura, Ana Maria Mielniczuk de Santos, Fernanda Bochi dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Estudo de usuário |
topic |
Biblioteca escolar Estudo de usuário School library Carol Kuhlthau theory Education of users Development of informational skills |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library Carol Kuhlthau theory Education of users Development of informational skills |
description |
Este estudo apresenta os objetivos e o importante papel da biblioteca escolar de atrair e formar leitores enquanto promove o desenvolvimento das habilidades informacionais. Apresenta resultados de uma pesquisa sobre a análise das habilidades informacionais dos alunos do quarto ano do Colégio Adventista do Partenon POA - RS. Identifica as habilidades informacionais dos estudantes, segundo a teoria de Carol Kuhlthau. Identifica as habilidades de localização da coleção de referência, de busca por assuntos no catálogo e nas estantes pelo número de chamada. Analisa as habilidades de interpretação quanto aos elementos dos livros, quanto a busca por assuntos em enciclopédias e sintetização da informação. Verifica a satisfação dos estudantes quanto ao uso da biblioteca. Apresenta os resultados da análise à luz do programa de desenvolvimento das habilidades informacionais proposto por Kuhlthau, com dados obtidos a partir da técnica de grupo focal. Verifica que estes estudantes não participaram anteriormente de um programa de educação de usuário e não estão desenvolvendo suas habilidades informacionais como é possível desenvolver. Descreve um projeto de educação de usuário existente na biblioteca e sugere atividades para incrementar o projeto. Recomenda o início imediato de um programa de atividades para promover este desenvolvimento das habilidades e a extensão do serviço de educação de usuário adaptado para todas as idades no ensino fundamental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-15T02:57:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182017 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073730 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182017 |
identifier_str_mv |
001073730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/1/001073730.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/2/001073730.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182017/3/001073730.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8155aa64b2b10dcb01c0529975ecd86d 67cbda833224d6f90a35e2487ae931d2 39012ea1ec0e38a3141f8e84d297fd3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224557035520000 |