Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Kátia Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Eduardo, Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210507
Resumo: A investigação centra-se na utilização da Comunicação Alternativa (CA), mais especificamente do uso de símbolos pictográficos no sistema SCALA1, em estratégias metodológicas para potencializar o processo de alfabetização de uma estudante de 13 anos, não alfabetizada, do 6º ano e com deficiência intelectual, estudante de uma escola municipal de Porto Alegre, RS. Emprega-se metodologia de viés qualitativo, com um estudo de caso, em onze interações com a estudante na própria escola. Os resultados apontam para alternativas de ensino-aprendizagem que podem fazer uso de recursos de CA, como os pictogramas, para auxiliar na mediação dos processos de alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Concluiu-se que houve progressos expressivos na compreensão do código alfabético e na maneira de operá-lo por parte da aluna.
id UFRGS-2_e77eae564affd8769ad55472566a00ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210507
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Coutinho, Kátia SoaresCardoso, EduardoPasserino, Liliana Maria2020-06-24T03:39:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/210507001115236A investigação centra-se na utilização da Comunicação Alternativa (CA), mais especificamente do uso de símbolos pictográficos no sistema SCALA1, em estratégias metodológicas para potencializar o processo de alfabetização de uma estudante de 13 anos, não alfabetizada, do 6º ano e com deficiência intelectual, estudante de uma escola municipal de Porto Alegre, RS. Emprega-se metodologia de viés qualitativo, com um estudo de caso, em onze interações com a estudante na própria escola. Os resultados apontam para alternativas de ensino-aprendizagem que podem fazer uso de recursos de CA, como os pictogramas, para auxiliar na mediação dos processos de alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Concluiu-se que houve progressos expressivos na compreensão do código alfabético e na maneira de operá-lo por parte da aluna.The research focuses on the use of the Alternative Communication (AC), more specifically the use of pictographic symbols in the SCALA system, on methodological strategies to enhance the literacy process of a 13-year, non-literate student of 6th grade and with intellectual disability, student of a municipal school in Porto Alegre, RS. It is used qualitative methodology bias, with a case study in eleven interactions with the student at the school. The results point to teaching-learning alternatives that can make use of AC resources, such as pictograms, to help mediate the literacy processes of children with intellectual disabilities. It was concluded that there was significant progress in understanding the alphabet code and how the student operates it.application/pdfporPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 191-215AcessibilidadeAlfabetizaçãoLiteracyPictographic symbolsAlternative communicationSCALA systemIntellectual disabilitySímbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115236.pdf.txt001115236.pdf.txtExtracted Texttext/plain38939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210507/2/001115236.pdf.txtad8a5fbbe6c4841dd13debbb52d01c25MD52ORIGINAL001115236.pdfCapítuloapplication/pdf1069831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210507/1/001115236.pdf5795f274179af1ddbd2b179c64d88337MD5110183/2105072023-01-05 05:55:16.760679oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210507Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:55:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
title Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
spellingShingle Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
Coutinho, Kátia Soares
Acessibilidade
Alfabetização
Literacy
Pictographic symbols
Alternative communication
SCALA system
Intellectual disability
title_short Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
title_full Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
title_fullStr Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
title_sort Símbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectual
author Coutinho, Kátia Soares
author_facet Coutinho, Kátia Soares
Cardoso, Eduardo
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo
Passerino, Liliana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Kátia Soares
Cardoso, Eduardo
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Alfabetização
topic Acessibilidade
Alfabetização
Literacy
Pictographic symbols
Alternative communication
SCALA system
Intellectual disability
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Pictographic symbols
Alternative communication
SCALA system
Intellectual disability
description A investigação centra-se na utilização da Comunicação Alternativa (CA), mais especificamente do uso de símbolos pictográficos no sistema SCALA1, em estratégias metodológicas para potencializar o processo de alfabetização de uma estudante de 13 anos, não alfabetizada, do 6º ano e com deficiência intelectual, estudante de uma escola municipal de Porto Alegre, RS. Emprega-se metodologia de viés qualitativo, com um estudo de caso, em onze interações com a estudante na própria escola. Os resultados apontam para alternativas de ensino-aprendizagem que podem fazer uso de recursos de CA, como os pictogramas, para auxiliar na mediação dos processos de alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Concluiu-se que houve progressos expressivos na compreensão do código alfabético e na maneira de operá-lo por parte da aluna.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-24T03:39:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210507
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115236
url http://hdl.handle.net/10183/210507
identifier_str_mv 001115236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 191-215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210507/2/001115236.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210507/1/001115236.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ad8a5fbbe6c4841dd13debbb52d01c25
5795f274179af1ddbd2b179c64d88337
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447714296496128