Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109995 |
Resumo: | O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem de Simetrias nas turmas de 6° e 7° anos e como essa aprendizagem pode contribuir para a formação matemática desses estudantes. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades em dois ambientes. No ambiente informatizado foi utilizado atividades digitais no software Geogebra, como ferramenta para a aprendizagem de Simetrias, possibilitando aos estudantes construções com Transformações Geométricas Isométricas de forma dinâmica. Em ambiente não informatizado, os alunos trabalharam com atividades em meio impresso, para realizar as transformações usando ferramentas como transferidor e o compasso físicos. A pesquisa foi desenvolvida segundo o estudo de caso e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo seguiram o modelo de Van Hiele para aprendizagem de geometria. Observou-se que os alunos, ao longo dessa experiência, apresentaram compreensão dos conceitos envolvidos e avançaram em termos de aprendizagem de Geometria. |
id |
UFRGS-2_e78636137ce238d5909148b4d673eb3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109995 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Goetz, Barbara CezarBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2015-02-11T02:18:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/109995000951904O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem de Simetrias nas turmas de 6° e 7° anos e como essa aprendizagem pode contribuir para a formação matemática desses estudantes. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades em dois ambientes. No ambiente informatizado foi utilizado atividades digitais no software Geogebra, como ferramenta para a aprendizagem de Simetrias, possibilitando aos estudantes construções com Transformações Geométricas Isométricas de forma dinâmica. Em ambiente não informatizado, os alunos trabalharam com atividades em meio impresso, para realizar as transformações usando ferramentas como transferidor e o compasso físicos. A pesquisa foi desenvolvida segundo o estudo de caso e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo seguiram o modelo de Van Hiele para aprendizagem de geometria. Observou-se que os alunos, ao longo dessa experiência, apresentaram compreensão dos conceitos envolvidos e avançaram em termos de aprendizagem de Geometria.This work brings the description of an experience that happened at the State Elementary School Nestor Vianna de Campos, located in Triunfo city’s countryside, which aimed to research about the learning process of symmetries for sixth and seventh graders and also about how this process can add to their mathematical education. In order to accomplish this task, a sequence of activities was applied in two environments . In the computerized environment digital activities in the Geogebra software ware used as a tool for the learning of symmetries, allowing the students to dynamically construct isometric geometric transformations. In the non-computerized environment the students had their activities printed out on paper in order to do the transformations using tools such as a protector and a compass. The research was developed according a case study and the analysis of the gathered data followed the Van Hiele model for geometry’s learning. It could be observed that the students, along the experience, comprehended the concepts involved and actually moved forward in their geometry’s learning process.application/pdfporSimetriasTransformadas (Matemática)Ensino : MatematicaSymmetriesGeometric transformationsMathematical educationVan Hiele’s modelAprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951904.pdf000951904.pdfTexto completoapplication/pdf4692709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/1/000951904.pdfc813e8223771463ca4ce459649a2e929MD51TEXT000951904.pdf.txt000951904.pdf.txtExtracted Texttext/plain117953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/2/000951904.pdf.txt546a62986c148418a07af4a2ef329186MD52THUMBNAIL000951904.pdf.jpg000951904.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/3/000951904.pdf.jpg7ce3cb87ea040baff8d47f95a372be0dMD5310183/1099952018-10-23 09:16:15.081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental |
title |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental Goetz, Barbara Cezar Simetrias Transformadas (Matemática) Ensino : Matematica Symmetries Geometric transformations Mathematical education Van Hiele’s model |
title_short |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental |
author |
Goetz, Barbara Cezar |
author_facet |
Goetz, Barbara Cezar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goetz, Barbara Cezar |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simetrias Transformadas (Matemática) Ensino : Matematica |
topic |
Simetrias Transformadas (Matemática) Ensino : Matematica Symmetries Geometric transformations Mathematical education Van Hiele’s model |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Symmetries Geometric transformations Mathematical education Van Hiele’s model |
description |
O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem de Simetrias nas turmas de 6° e 7° anos e como essa aprendizagem pode contribuir para a formação matemática desses estudantes. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades em dois ambientes. No ambiente informatizado foi utilizado atividades digitais no software Geogebra, como ferramenta para a aprendizagem de Simetrias, possibilitando aos estudantes construções com Transformações Geométricas Isométricas de forma dinâmica. Em ambiente não informatizado, os alunos trabalharam com atividades em meio impresso, para realizar as transformações usando ferramentas como transferidor e o compasso físicos. A pesquisa foi desenvolvida segundo o estudo de caso e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo seguiram o modelo de Van Hiele para aprendizagem de geometria. Observou-se que os alunos, ao longo dessa experiência, apresentaram compreensão dos conceitos envolvidos e avançaram em termos de aprendizagem de Geometria. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T02:18:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109995 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951904 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109995 |
identifier_str_mv |
000951904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/1/000951904.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/2/000951904.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/3/000951904.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c813e8223771463ca4ce459649a2e929 546a62986c148418a07af4a2ef329186 7ce3cb87ea040baff8d47f95a372be0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224478467817472 |