Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Catarine Machado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77257
Resumo: Este trabalho de conclusão tem como tema a Pedagogia de Projetos e pergunta: como alunas-estagiárias do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS vivenciaram a prática da Pedagogia de Projetos? Fez-se um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada com quatro estudantes de Pedagogia. Tal estudo foi motivado pela experiência na prática de estágio docente obrigatório, em que se encontraram algumas dificuldades para colocar em prática os conceitos da pedagogia de projetos. Este trabalho apoia-se centralmente em autores como Dewey (2002), Hernández (1998) e Jolibert (1994) no que se refere aos estudos sobre o trabalho por projetos. Para a análise, procurou-se refletir sobre o que compreendem as estagiárias por Pedagogia de Projetos, como se deu o planejamento pedagógico, e se tiveram dificuldades no desenvolvimento do trabalho por projetos e quais foram elas. O estudo mostrou que as preocupações das professoras eram dar conta de todos os conteúdos em um projeto e partir somente do interesse dos alunos e de suas realidades. É importante valorizar a realidade dos alunos, entretanto a Pedagogia de Projetos afirma que é função do professor oferecer possibilidades novas, às quais, muitas vezes, eles não teriam acesso fora da escola. Além disso, os projetos não podem se transformar em armadilhas pedagógicas na busca de um currículo mais globalizado.
id UFRGS-2_e8304c240fdb85c57af8d186b536149d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77257
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Catarine MachadoAndrade, Sandra dos Santos2013-08-22T01:45:25Z2013http://hdl.handle.net/10183/77257000895827Este trabalho de conclusão tem como tema a Pedagogia de Projetos e pergunta: como alunas-estagiárias do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS vivenciaram a prática da Pedagogia de Projetos? Fez-se um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada com quatro estudantes de Pedagogia. Tal estudo foi motivado pela experiência na prática de estágio docente obrigatório, em que se encontraram algumas dificuldades para colocar em prática os conceitos da pedagogia de projetos. Este trabalho apoia-se centralmente em autores como Dewey (2002), Hernández (1998) e Jolibert (1994) no que se refere aos estudos sobre o trabalho por projetos. Para a análise, procurou-se refletir sobre o que compreendem as estagiárias por Pedagogia de Projetos, como se deu o planejamento pedagógico, e se tiveram dificuldades no desenvolvimento do trabalho por projetos e quais foram elas. O estudo mostrou que as preocupações das professoras eram dar conta de todos os conteúdos em um projeto e partir somente do interesse dos alunos e de suas realidades. É importante valorizar a realidade dos alunos, entretanto a Pedagogia de Projetos afirma que é função do professor oferecer possibilidades novas, às quais, muitas vezes, eles não teriam acesso fora da escola. Além disso, os projetos não podem se transformar em armadilhas pedagógicas na busca de um currículo mais globalizado.application/pdfporPedagogia de projetosEstágio curricularPedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895827.pdf000895827.pdfTexto completoapplication/pdf603754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/1/000895827.pdfac6ac4d4a67b0eb2d1f6e6e73e81899fMD51TEXT000895827.pdf.txt000895827.pdf.txtExtracted Texttext/plain75445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/2/000895827.pdf.txt79d51bc102346b72a0d156e296a4ffcdMD52THUMBNAIL000895827.pdf.jpg000895827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/3/000895827.pdf.jpg38a9f86f217b528ef70b70e3b54f52a0MD5310183/772572018-10-16 09:33:21.632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:33:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
title Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
spellingShingle Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
Costa, Catarine Machado
Pedagogia de projetos
Estágio curricular
title_short Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
title_full Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
title_fullStr Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
title_full_unstemmed Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
title_sort Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
author Costa, Catarine Machado
author_facet Costa, Catarine Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Catarine Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia de projetos
Estágio curricular
topic Pedagogia de projetos
Estágio curricular
description Este trabalho de conclusão tem como tema a Pedagogia de Projetos e pergunta: como alunas-estagiárias do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS vivenciaram a prática da Pedagogia de Projetos? Fez-se um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada com quatro estudantes de Pedagogia. Tal estudo foi motivado pela experiência na prática de estágio docente obrigatório, em que se encontraram algumas dificuldades para colocar em prática os conceitos da pedagogia de projetos. Este trabalho apoia-se centralmente em autores como Dewey (2002), Hernández (1998) e Jolibert (1994) no que se refere aos estudos sobre o trabalho por projetos. Para a análise, procurou-se refletir sobre o que compreendem as estagiárias por Pedagogia de Projetos, como se deu o planejamento pedagógico, e se tiveram dificuldades no desenvolvimento do trabalho por projetos e quais foram elas. O estudo mostrou que as preocupações das professoras eram dar conta de todos os conteúdos em um projeto e partir somente do interesse dos alunos e de suas realidades. É importante valorizar a realidade dos alunos, entretanto a Pedagogia de Projetos afirma que é função do professor oferecer possibilidades novas, às quais, muitas vezes, eles não teriam acesso fora da escola. Além disso, os projetos não podem se transformar em armadilhas pedagógicas na busca de um currículo mais globalizado.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77257
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895827
url http://hdl.handle.net/10183/77257
identifier_str_mv 000895827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/1/000895827.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/2/000895827.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/3/000895827.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ac6ac4d4a67b0eb2d1f6e6e73e81899f
79d51bc102346b72a0d156e296a4ffcd
38a9f86f217b528ef70b70e3b54f52a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450755002368