Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77257 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão tem como tema a Pedagogia de Projetos e pergunta: como alunas-estagiárias do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS vivenciaram a prática da Pedagogia de Projetos? Fez-se um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada com quatro estudantes de Pedagogia. Tal estudo foi motivado pela experiência na prática de estágio docente obrigatório, em que se encontraram algumas dificuldades para colocar em prática os conceitos da pedagogia de projetos. Este trabalho apoia-se centralmente em autores como Dewey (2002), Hernández (1998) e Jolibert (1994) no que se refere aos estudos sobre o trabalho por projetos. Para a análise, procurou-se refletir sobre o que compreendem as estagiárias por Pedagogia de Projetos, como se deu o planejamento pedagógico, e se tiveram dificuldades no desenvolvimento do trabalho por projetos e quais foram elas. O estudo mostrou que as preocupações das professoras eram dar conta de todos os conteúdos em um projeto e partir somente do interesse dos alunos e de suas realidades. É importante valorizar a realidade dos alunos, entretanto a Pedagogia de Projetos afirma que é função do professor oferecer possibilidades novas, às quais, muitas vezes, eles não teriam acesso fora da escola. Além disso, os projetos não podem se transformar em armadilhas pedagógicas na busca de um currículo mais globalizado. |
id |
UFRGS-2_e8304c240fdb85c57af8d186b536149d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77257 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Catarine MachadoAndrade, Sandra dos Santos2013-08-22T01:45:25Z2013http://hdl.handle.net/10183/77257000895827Este trabalho de conclusão tem como tema a Pedagogia de Projetos e pergunta: como alunas-estagiárias do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS vivenciaram a prática da Pedagogia de Projetos? Fez-se um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada com quatro estudantes de Pedagogia. Tal estudo foi motivado pela experiência na prática de estágio docente obrigatório, em que se encontraram algumas dificuldades para colocar em prática os conceitos da pedagogia de projetos. Este trabalho apoia-se centralmente em autores como Dewey (2002), Hernández (1998) e Jolibert (1994) no que se refere aos estudos sobre o trabalho por projetos. Para a análise, procurou-se refletir sobre o que compreendem as estagiárias por Pedagogia de Projetos, como se deu o planejamento pedagógico, e se tiveram dificuldades no desenvolvimento do trabalho por projetos e quais foram elas. O estudo mostrou que as preocupações das professoras eram dar conta de todos os conteúdos em um projeto e partir somente do interesse dos alunos e de suas realidades. É importante valorizar a realidade dos alunos, entretanto a Pedagogia de Projetos afirma que é função do professor oferecer possibilidades novas, às quais, muitas vezes, eles não teriam acesso fora da escola. Além disso, os projetos não podem se transformar em armadilhas pedagógicas na busca de um currículo mais globalizado.application/pdfporPedagogia de projetosEstágio curricularPedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895827.pdf000895827.pdfTexto completoapplication/pdf603754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/1/000895827.pdfac6ac4d4a67b0eb2d1f6e6e73e81899fMD51TEXT000895827.pdf.txt000895827.pdf.txtExtracted Texttext/plain75445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/2/000895827.pdf.txt79d51bc102346b72a0d156e296a4ffcdMD52THUMBNAIL000895827.pdf.jpg000895827.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/3/000895827.pdf.jpg38a9f86f217b528ef70b70e3b54f52a0MD5310183/772572018-10-16 09:33:21.632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77257Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:33:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia |
title |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia |
spellingShingle |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia Costa, Catarine Machado Pedagogia de projetos Estágio curricular |
title_short |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia |
title_full |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia |
title_fullStr |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia |
title_sort |
Pedagogia de projetos : depoimentos de estagiárias de pedagogia |
author |
Costa, Catarine Machado |
author_facet |
Costa, Catarine Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Catarine Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
contributor_str_mv |
Andrade, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia de projetos Estágio curricular |
topic |
Pedagogia de projetos Estágio curricular |
description |
Este trabalho de conclusão tem como tema a Pedagogia de Projetos e pergunta: como alunas-estagiárias do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS vivenciaram a prática da Pedagogia de Projetos? Fez-se um estudo de caso utilizando como ferramenta metodológica a entrevista semiestruturada com quatro estudantes de Pedagogia. Tal estudo foi motivado pela experiência na prática de estágio docente obrigatório, em que se encontraram algumas dificuldades para colocar em prática os conceitos da pedagogia de projetos. Este trabalho apoia-se centralmente em autores como Dewey (2002), Hernández (1998) e Jolibert (1994) no que se refere aos estudos sobre o trabalho por projetos. Para a análise, procurou-se refletir sobre o que compreendem as estagiárias por Pedagogia de Projetos, como se deu o planejamento pedagógico, e se tiveram dificuldades no desenvolvimento do trabalho por projetos e quais foram elas. O estudo mostrou que as preocupações das professoras eram dar conta de todos os conteúdos em um projeto e partir somente do interesse dos alunos e de suas realidades. É importante valorizar a realidade dos alunos, entretanto a Pedagogia de Projetos afirma que é função do professor oferecer possibilidades novas, às quais, muitas vezes, eles não teriam acesso fora da escola. Além disso, os projetos não podem se transformar em armadilhas pedagógicas na busca de um currículo mais globalizado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77257 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895827 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77257 |
identifier_str_mv |
000895827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/1/000895827.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/2/000895827.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77257/3/000895827.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac6ac4d4a67b0eb2d1f6e6e73e81899f 79d51bc102346b72a0d156e296a4ffcd 38a9f86f217b528ef70b70e3b54f52a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447110942720000 |