Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/85376 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi desenvolver a relação de confiança entre o profissional de saúde e o indivíduo cuidado, no processo de construção das práticas de saúde, por meio de um curso na ferramenta fórum em ambiente virtual. Delineamento exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em 2011. Participaram 19 servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que postaram suas falas em fóruns, durante um curso na modalidade a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), sobre a temática “controle e prevenção da dor musculoesquelética”. Os dados foram organizados em três categorias: relação entre os alunos na construção das práticas de saúde, conteúdo do curso como facilitador para a construção das práticas de saúde para o controle da dor musculoesquelética e professor como detentor do conhecimento e acolhedor. A análise, conforme Polit e Beck, evidenciou a contribuição do fórum na construção da relação de confiança entre o profissional e o cliente. |
id |
UFRGS-2_e9013b5d9df33e74d535dabe1ea6581b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85376 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portella, Vera Catarina CastigliaCrossetti, Maria da Graça OliveiraBaron, Dante Augusto ConteMendes, Eliane Norma WagnerCrippa, Sérgio Paulo de Souza2014-01-08T01:52:47Z20120102-6933http://hdl.handle.net/10183/85376000872935O objetivo deste estudo foi desenvolver a relação de confiança entre o profissional de saúde e o indivíduo cuidado, no processo de construção das práticas de saúde, por meio de um curso na ferramenta fórum em ambiente virtual. Delineamento exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em 2011. Participaram 19 servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que postaram suas falas em fóruns, durante um curso na modalidade a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), sobre a temática “controle e prevenção da dor musculoesquelética”. Os dados foram organizados em três categorias: relação entre os alunos na construção das práticas de saúde, conteúdo do curso como facilitador para a construção das práticas de saúde para o controle da dor musculoesquelética e professor como detentor do conhecimento e acolhedor. A análise, conforme Polit e Beck, evidenciou a contribuição do fórum na construção da relação de confiança entre o profissional e o cliente.The goal was to develop a trusting relationship between the health professional and the person being care for in the construction of health practices through a course through a forum tool in a virtual environment. Outlining descriptive exploratory qualitative approach conducted in 2011. There were 19 employees, who participated, of Federal University of Rio Grande do Sul, who posted their speeches at forums during a distance learning course in a virtual learning environment (VLE) on the theme control and prevention of musculoskeletal pain. Data were organized into three categories: relationship between the students in the construction of health practices to control musculoskeletal pain, Course content as a facilitator in the construction of health practices for prevention and control of musculoskeletal pain and Teacher as keeper of knowledge and welcoming. The analysis, according to Polit and Beck, highlighted the forum contribution in building trust between heath professional and client.El objetivo era desarrollar una relación de confianza entre el profesional de la salud y la atención individual en la construcción de las prácticas de salud a través de un curso en la herramienta de foro en un entorno virtual. Esquema descriptivo exploratorio enfoque cualitativo realizado en 2011. Participaron 19 empleados de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul que publicó sus discursos en los foros durante un curso en modalidad a distancia en el entorno virtual de aprendizaje (EVA) el tema del control y la prevención del dolor musculoesquelético. Los datos fueron organizados en tres categorías: la relación entre los estudiantes en la construcción de las prácticas de salud, el contenido del curso como facilitador para la construcción de las prácticas de salud para el control del dolor musculoesquelético y el docente como poseedor de conocimientos y acogedor. El análisis de acuerdo con Polit y Beck destacó la contribución del foro en la construcción de confianza entre el profesional y el cliente.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 33, n. 4 (2012), p. 72-78Educação em saúdeEducação a distânciaHealth educationEducation, distanceNursingEducación en saludEducación a distanciaEnfermeríaFórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidadoForo en entorno virtual en la relación entre la confianza y los profesionales de cuidado individual Virtual environment forum in trust relationship between the health profesionassinal and the person being cared for info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872935.pdf000872935.pdfTexto completoapplication/pdf120456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85376/1/000872935.pdf59b6c53556db7c8e805834034cc0bee1MD51TEXT000872935.pdf.txt000872935.pdf.txtExtracted Texttext/plain34031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85376/2/000872935.pdf.txtbcbd6b06d64e06a756ddc584b55c4b7fMD52THUMBNAIL000872935.pdf.jpg000872935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85376/3/000872935.pdf.jpgf071a60285f5bd20e305114e3d0812faMD5310183/853762022-09-18 04:48:40.06703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Foro en entorno virtual en la relación entre la confianza y los profesionales de cuidado individual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Virtual environment forum in trust relationship between the health profesionassinal and the person being cared for |
title |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado |
spellingShingle |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado Portella, Vera Catarina Castiglia Educação em saúde Educação a distância Health education Education, distance Nursing Educación en salud Educación a distancia Enfermería |
title_short |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado |
title_full |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado |
title_fullStr |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado |
title_full_unstemmed |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado |
title_sort |
Fórum em ambiente virtual na relação de confiança entre o profissional e o indivíduo cuidado |
author |
Portella, Vera Catarina Castiglia |
author_facet |
Portella, Vera Catarina Castiglia Crossetti, Maria da Graça Oliveira Baron, Dante Augusto Conte Mendes, Eliane Norma Wagner Crippa, Sérgio Paulo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Crossetti, Maria da Graça Oliveira Baron, Dante Augusto Conte Mendes, Eliane Norma Wagner Crippa, Sérgio Paulo de Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portella, Vera Catarina Castiglia Crossetti, Maria da Graça Oliveira Baron, Dante Augusto Conte Mendes, Eliane Norma Wagner Crippa, Sérgio Paulo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Educação a distância |
topic |
Educação em saúde Educação a distância Health education Education, distance Nursing Educación en salud Educación a distancia Enfermería |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health education Education, distance Nursing |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en salud Educación a distancia Enfermería |
description |
O objetivo deste estudo foi desenvolver a relação de confiança entre o profissional de saúde e o indivíduo cuidado, no processo de construção das práticas de saúde, por meio de um curso na ferramenta fórum em ambiente virtual. Delineamento exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em 2011. Participaram 19 servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que postaram suas falas em fóruns, durante um curso na modalidade a distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), sobre a temática “controle e prevenção da dor musculoesquelética”. Os dados foram organizados em três categorias: relação entre os alunos na construção das práticas de saúde, conteúdo do curso como facilitador para a construção das práticas de saúde para o controle da dor musculoesquelética e professor como detentor do conhecimento e acolhedor. A análise, conforme Polit e Beck, evidenciou a contribuição do fórum na construção da relação de confiança entre o profissional e o cliente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-08T01:52:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85376 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-6933 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872935 |
identifier_str_mv |
0102-6933 000872935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 33, n. 4 (2012), p. 72-78 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85376/1/000872935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85376/2/000872935.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85376/3/000872935.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59b6c53556db7c8e805834034cc0bee1 bcbd6b06d64e06a756ddc584b55c4b7f f071a60285f5bd20e305114e3d0812fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447524393091072 |