Consciência da gestão ambiental e os benefícios decorrentes do marketing ambiental : a percepção das empresas clientes do Banco do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14215 |
Resumo: | O Marketing Ambiental é uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação correta junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado. O conceito de Responsabilidade Social Corporativa é um investimento social privado e construção de programas e projetos sociais, que tem como ponto focal a empresa. A Constituição de 1988, de forma moderna e avançada, apresenta uma série de preceitos quanto à tutela ambiental. Ela contempla não somente seu conceito normativo, ligado ao meio ambiente natural, como também reconhece, por exemplo, o direito trans-individual com caráter novo. Como conseqüência tem-se benefícios para a empresa como conquistas de novos mercados e cumprimento da legislação ambiental e para a comunidade a perspectiva de desenvolvimento da sociedade sem agressão ao meio ambiente. Os Programas de Marketing Ambiental existem para implementar campanhas e eventos internos e externos, visando a sensibilização ambiental dos colaboradores, clientes, comunidade e acionistas, bem como o desenvolvimento da criatividade e percepção da gestão ambiental como fator de diferencial competitivo. A partir do interesse na questão ambiental, realiza-se um estudo de caso exploratório descritivo de cunho qualitativo, onde pretende-se identificar elementos dentro do campo da gestão ambiental e nos benefícios decorrentes dela. A pesquisa foi realizada com 3 Indústrias (A, B e C) do ramo madeireiro, clientes da Agência do Banco do Brasil, que atuam em atividades que provocam impacto ambiental nos municípios de Porto Vitória, PR, União da Vitória, PR e Porto União, SC, para definir em que nível de conhecimento dos projetos de Gestão Ambiental os mesmos possuíam, e qual o seu real envolvimento nestes projetos. |
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Werle, VanderleiNascimento, Luis Felipe Machado do2008-10-03T04:12:54Z2007http://hdl.handle.net/10183/14215000649503O Marketing Ambiental é uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação correta junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado. O conceito de Responsabilidade Social Corporativa é um investimento social privado e construção de programas e projetos sociais, que tem como ponto focal a empresa. A Constituição de 1988, de forma moderna e avançada, apresenta uma série de preceitos quanto à tutela ambiental. Ela contempla não somente seu conceito normativo, ligado ao meio ambiente natural, como também reconhece, por exemplo, o direito trans-individual com caráter novo. Como conseqüência tem-se benefícios para a empresa como conquistas de novos mercados e cumprimento da legislação ambiental e para a comunidade a perspectiva de desenvolvimento da sociedade sem agressão ao meio ambiente. Os Programas de Marketing Ambiental existem para implementar campanhas e eventos internos e externos, visando a sensibilização ambiental dos colaboradores, clientes, comunidade e acionistas, bem como o desenvolvimento da criatividade e percepção da gestão ambiental como fator de diferencial competitivo. A partir do interesse na questão ambiental, realiza-se um estudo de caso exploratório descritivo de cunho qualitativo, onde pretende-se identificar elementos dentro do campo da gestão ambiental e nos benefícios decorrentes dela. A pesquisa foi realizada com 3 Indústrias (A, B e C) do ramo madeireiro, clientes da Agência do Banco do Brasil, que atuam em atividades que provocam impacto ambiental nos municípios de Porto Vitória, PR, União da Vitória, PR e Porto União, SC, para definir em que nível de conhecimento dos projetos de Gestão Ambiental os mesmos possuíam, e qual o seu real envolvimento nestes projetos.The Ambient Marketing is a tool capable to project and to support the image of the company, spreading out it with a new vision of market, detaching its correct differentiation next to the society, suppliers, employees and to the market. The concept of Social Responsibility is a private social investment and social construction of programs and projects, that have as focal point the company. The Constitution of 1988, of advanced and modern form, presents a series of rules regarding to the ambient protection. It not only contemplates its normative, on concept to the natural environment, as well as recognizes, for example, the trans-individual right with new character. As consequence one has benefits for the company as conquests of new markets and fulfillment of the ambient legislation and for the community the perspective of development of the society without aggression of the environment. The Programs of Ambient Marketing exist to implement internal and external campaigns and events, aiming at the ambient perception of the employees, customers, community and shareholders, as well as the development of the creativity and perception of the ambient management as factor of competitive differential. From the interest on ambient question, it takes effect a study of descriptive exploratory case of qualitative matrix, where it is intended to identify elements inside of the field of the ambient management and in the deriving benefits of it. The research was carried through with 3 Industries (A, B and C) of the lumber industry, customers of the Agency of the Banco do Brasil, who act in activities that provoke ambient impact in the cities of Porto Vitória PR, União da Vitória PR, e Porto União SC, to define which level of knowledge of the projects of Ambient Management they have, and which are the results of these projects.application/pdfporGestão tecnológicaResponsabilidade ambientalResponsabilidade socialBanco do BrasilGestão ambientalAmbient marketingSocial responsibilitySocial ambient responsibilityConsciência da gestão ambiental e os benefícios decorrentes do marketing ambiental : a percepção das empresas clientes do Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007especializaçãoCurso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000649503.pdf.txt000649503.pdf.txtExtracted Texttext/plain97071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14215/2/000649503.pdf.txt486f14b27f41da54fb974e655d823531MD52ORIGINAL000649503.pdf000649503.pdfTexto completoapplication/pdf238814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14215/1/000649503.pdfe27efcf9b5a1b3283baed59201c15ac9MD51THUMBNAIL000649503.pdf.jpg000649503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14215/3/000649503.pdf.jpg1b5b0ba223a64f0c5a3ce292c1af798aMD5310183/142152022-02-22 04:45:40.853504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14215Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:45:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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