Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147066 |
Resumo: | A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores. |
id |
UFRGS-2_ea440ae1ddf17928a0d6186e4150b31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147066 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Charczuk, Simone BiccaTraversini, Clarice Salete2016-08-11T02:15:42Z2007http://hdl.handle.net/10183/147066000998118A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores.application/pdfporFormação de professoresPsicologia : EnsinoLicenciaturaLaços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2007Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998118.pdf000998118.pdfTexto completoapplication/pdf143238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/1/000998118.pdf889130654d50c23ac183ee53b51d4199MD51TEXT000998118.pdf.txt000998118.pdf.txtExtracted Texttext/plain40592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/2/000998118.pdf.txt8af2cd24a1147d39ad4ed7214b270993MD52THUMBNAIL000998118.pdf.jpg000998118.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/3/000998118.pdf.jpgc3bf91e7096d8a9622e21868b1f2da61MD5310183/1470662021-09-19 04:36:09.289894oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147066Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:36:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente |
title |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente |
spellingShingle |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente Charczuk, Simone Bicca Formação de professores Psicologia : Ensino Licenciatura |
title_short |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente |
title_full |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente |
title_fullStr |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente |
title_full_unstemmed |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente |
title_sort |
Laços e desenlaces do ensino da psicologia na formação docente |
author |
Charczuk, Simone Bicca |
author_facet |
Charczuk, Simone Bicca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
contributor_str_mv |
Traversini, Clarice Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Psicologia : Ensino Licenciatura |
topic |
Formação de professores Psicologia : Ensino Licenciatura |
description |
A psicologia é uma disciplina presente nos diversos cursos de licenciatura, porém pouco se tem discutido sobre sua repercussão na formação docente. Neste trabalho qualitativo exploratório aborda-se a importância que as disciplinas de psicologia têm na formação de futuros docentes, a partir das concepções de alunos de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram deste estudo 84 alunos (60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino), com idades variando entre 18 e 44 anos (x = 25 anos) e cursando diferentes semestres. Os alunos responderam a um questionário. As respostas foram analisadas através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos (90%) considerou estas disciplinas de suma importância para o seu fazer docente e 54% mencionaram que todos os conteúdos destas disciplinas são relevantes para a formação. Conteúdos considerados importantes e mais mencionados foram: compreender os alunos e suas dificuldades, desenvolvimento – Piaget e Freud, teorias e processos de aprendizagem. As críticas em relação ao ensino da psicologia ficaram centralizadas nas metodologias de ensino utilizadas pelos professores. De acordo com os alunos, as metodologias mais utilizadas são: aulas expositivas e teóricas, seminários e discussões, leitura de textos e trabalhos em grupo. Quando questionados sobre como eles consideram que os conteúdos deveriam ser trabalhados, os alunos responderam: com mais práticas e trabalhos de campo, de uma forma teórico-prática, trazendo exemplos e que deveriam ser disponibilizadas mais disciplinas para maior aprofundamento dos conteúdos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa pode-se perceber que os alunos consideram a psicologia como disciplina importante na sua formação, porém a forma como ela vem sendo ministrada recebe críticas. Nesse sentido, consideram-se necessários novos estudos que visem propor modificações nas metodologias de ensino da psicologia na formação de professores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-11T02:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147066 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000998118 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147066 |
identifier_str_mv |
000998118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/1/000998118.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/2/000998118.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147066/3/000998118.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
889130654d50c23ac183ee53b51d4199 8af2cd24a1147d39ad4ed7214b270993 c3bf91e7096d8a9622e21868b1f2da61 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224514117304320 |