A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marli Amelia Lucas
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820
Resumo: Orientador : Roberta Gurgel Azzi
id UNICAMP-30_6cded6181c1236a15484e040daf70865
oai_identifier_str oai::229899
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologiaPsicologia da aprendizagemLicenciaturaProfessores - FormaçãoEnsinoOrientador : Roberta Gurgel AzziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar o movimento da disciplina Psicologia Educacional: Aprendizagem, no que diz respeito à estratégia de ensino utilizada para uma aproximação entre teoria e prática. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, entrevista e observaçâo participante, no primeiro semestre letivo de 1999, nos cursos de Ciências Sociais e Letras, em uma universidade pública. Para analisar os dados construiu-se uma matriz de verbalização dos alunos desses cursos, que resultou na organização de dois conjuntos temáticos: A Psicologia da Aprendizagem: contribuições para a formação docente e A Metodologia da Froblematização como inspiradora da prática docente. Os resultados obtidos na análise das verbalizações dos alunos indicam que a forma como a disciplina foi desenvolvida no decorrer do semestre - onde a problematizaçâo da prática entrou como um componente fundamental no processo de formação, através do uso de determinadas estratégias - se configura como um caminho para articular teoria e práticaAbstract: The aim of this study was to analyse the development of the discipline Educational Psychology: Learning, in the aspects concerned to strategies used in order to promote a better approach between theory and practice within teachers¿ education. Research procedures were questionnaires, interviews, and participant watching, and data was collected during the first semester of 1999, with Social Sciences and Literature students from a public university. A ¿verbalization matrix¿ was built &om this data, generating two thematic lines: ¿Psychology of Learning: contributions to teachers¿ education¿, and ¿Problem Methodology as inspiration for teachers¿ practice¿. Results indicate that students recognized in such approach a possible way to articulate theory and practiceMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Marli Amelia Lucas20012001-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820PEREIRA, Marli Amelia Lucas. A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229899porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T22:48:56Zoai::229899Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T22:48:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
title A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
spellingShingle A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
Pereira, Marli Amelia Lucas
Psicologia da aprendizagem
Licenciatura
Professores - Formação
Ensino
title_short A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
title_full A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
title_fullStr A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
title_full_unstemmed A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
title_sort A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial : o caso de uma disciplina de psicologia
author Pereira, Marli Amelia Lucas
author_facet Pereira, Marli Amelia Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marli Amelia Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da aprendizagem
Licenciatura
Professores - Formação
Ensino
topic Psicologia da aprendizagem
Licenciatura
Professores - Formação
Ensino
description Orientador : Roberta Gurgel Azzi
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820
PEREIRA, Marli Amelia Lucas. A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PEREIRA, Marli Amelia Lucas. A busca de caminhos que integram teoria e pratica na formação inicial: o caso de uma disciplina de psicologia. 2001. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188865337982976