As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diehl, Vera Regina Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Molina Neto, Vicente, Silva, Lisandra Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225544
Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou compreender de que modo os docentes de Educação Física participam, percebem e experienciam as Políticas Públicas em Educação na escola e no trabalho docente. Trata-se de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. O estudo evidencia que o trabalho docente no cotidiano pedagógico das escolas pode ser pensado enquanto manifestação concreta de uma Política Pública de Educação que é interpretada e recriada pelo professorado de Educação Física.
id UFRGS-2_ea571181c4cfbba026d43dee304007df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225544
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Diehl, Vera Regina OliveiraMolina Neto, VicenteSilva, Lisandra Oliveira e2021-08-11T04:48:18Z20190104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/225544001116496O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou compreender de que modo os docentes de Educação Física participam, percebem e experienciam as Políticas Públicas em Educação na escola e no trabalho docente. Trata-se de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. O estudo evidencia que o trabalho docente no cotidiano pedagógico das escolas pode ser pensado enquanto manifestação concreta de uma Política Pública de Educação que é interpretada e recriada pelo professorado de Educação Física.This article is part of a study aimed at understanding how Physical Education teachers participate, perceive and experience Public Policies in Education at school and in their work. It is an educational ethnographic study conducted in two public schools in the city of Porto Alegre. The study shows that teachers’ work in daily pedagogical life at schools can be thought of as a concrete expression of a Public Education Policy that is interpreted and recreated by Physical Education teachers.El presente artículo es parte de una investigación que busca comprender de qué modo los docentes de Educación Física participan, perciben y experimentan las Políticas Públicas en Educación en la escuela y en el trabajo docente. Se trata de una etnografía educativa en dos escuelas públicas de la ciudad de Porto Alegre. El estudio pone en evidencia que el trabajo docente en el cotidiano pedagógico de las escuelas puede ser pensado como manifestación concreta de una Política Pública de Educación que es interpretada y recreada por el profesorado de Educación Físicaapplication/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12Movimento. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12Políticas públicasEducação físicaEnsinoPrática docentePublic PolicyEducationFaculty practicePhysical EducationEducaciónPráctica del docenteEducación FísicaAs políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação físicaPublic education policies : physical education teachers’s perceptionLas políticas públicas de educación : la percepción de los docentes de educación físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116496.pdf.txt001116496.pdf.txtExtracted Texttext/plain42795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/2/001116496.pdf.txt3bcf5ae74f83b13dfbe602aa3f8442a9MD52ORIGINAL001116496.pdfTexto completoapplication/pdf355110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/1/001116496.pdf46968274ae963cc40746482965456997MD5110183/2255442024-06-06 06:50:51.394374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-06T09:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Public education policies : physical education teachers’s perception
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Las políticas públicas de educación : la percepción de los docentes de educación física
title As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
spellingShingle As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
Diehl, Vera Regina Oliveira
Políticas públicas
Educação física
Ensino
Prática docente
Public Policy
Education
Faculty practice
Physical Education
Educación
Práctica del docente
Educación Física
title_short As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
title_full As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
title_fullStr As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
title_full_unstemmed As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
title_sort As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
author Diehl, Vera Regina Oliveira
author_facet Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
Silva, Lisandra Oliveira e
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
Silva, Lisandra Oliveira e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diehl, Vera Regina Oliveira
Molina Neto, Vicente
Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação física
Ensino
Prática docente
topic Políticas públicas
Educação física
Ensino
Prática docente
Public Policy
Education
Faculty practice
Physical Education
Educación
Práctica del docente
Educación Física
dc.subject.eng.fl_str_mv Public Policy
Education
Faculty practice
Physical Education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Práctica del docente
Educación Física
description O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou compreender de que modo os docentes de Educação Física participam, percebem e experienciam as Políticas Públicas em Educação na escola e no trabalho docente. Trata-se de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. O estudo evidencia que o trabalho docente no cotidiano pedagógico das escolas pode ser pensado enquanto manifestação concreta de uma Política Pública de Educação que é interpretada e recriada pelo professorado de Educação Física.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-11T04:48:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225544
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116496
identifier_str_mv 0104-754X
001116496
url http://hdl.handle.net/10183/225544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12
Movimento. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/2/001116496.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/1/001116496.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bcf5ae74f83b13dfbe602aa3f8442a9
46968274ae963cc40746482965456997
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032115945472