As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225544 |
Resumo: | O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou compreender de que modo os docentes de Educação Física participam, percebem e experienciam as Políticas Públicas em Educação na escola e no trabalho docente. Trata-se de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. O estudo evidencia que o trabalho docente no cotidiano pedagógico das escolas pode ser pensado enquanto manifestação concreta de uma Política Pública de Educação que é interpretada e recriada pelo professorado de Educação Física. |
id |
UFRGS-2_ea571181c4cfbba026d43dee304007df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225544 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Diehl, Vera Regina OliveiraMolina Neto, VicenteSilva, Lisandra Oliveira e2021-08-11T04:48:18Z20190104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/225544001116496O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou compreender de que modo os docentes de Educação Física participam, percebem e experienciam as Políticas Públicas em Educação na escola e no trabalho docente. Trata-se de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. O estudo evidencia que o trabalho docente no cotidiano pedagógico das escolas pode ser pensado enquanto manifestação concreta de uma Política Pública de Educação que é interpretada e recriada pelo professorado de Educação Física.This article is part of a study aimed at understanding how Physical Education teachers participate, perceive and experience Public Policies in Education at school and in their work. It is an educational ethnographic study conducted in two public schools in the city of Porto Alegre. The study shows that teachers’ work in daily pedagogical life at schools can be thought of as a concrete expression of a Public Education Policy that is interpreted and recreated by Physical Education teachers.El presente artículo es parte de una investigación que busca comprender de qué modo los docentes de Educación Física participan, perciben y experimentan las Políticas Públicas en Educación en la escuela y en el trabajo docente. Se trata de una etnografía educativa en dos escuelas públicas de la ciudad de Porto Alegre. El estudio pone en evidencia que el trabajo docente en el cotidiano pedagógico de las escuelas puede ser pensado como manifestación concreta de una Política Pública de Educación que es interpretada y recreada por el profesorado de Educación Físicaapplication/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12Movimento. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12Políticas públicasEducação físicaEnsinoPrática docentePublic PolicyEducationFaculty practicePhysical EducationEducaciónPráctica del docenteEducación FísicaAs políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação físicaPublic education policies : physical education teachers’s perceptionLas políticas públicas de educación : la percepción de los docentes de educación físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116496.pdf.txt001116496.pdf.txtExtracted Texttext/plain42795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/2/001116496.pdf.txt3bcf5ae74f83b13dfbe602aa3f8442a9MD52ORIGINAL001116496.pdfTexto completoapplication/pdf355110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/1/001116496.pdf46968274ae963cc40746482965456997MD5110183/2255442024-06-06 06:50:51.394374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225544Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-06T09:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Public education policies : physical education teachers’s perception |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Las políticas públicas de educación : la percepción de los docentes de educación física |
title |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física |
spellingShingle |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física Diehl, Vera Regina Oliveira Políticas públicas Educação física Ensino Prática docente Public Policy Education Faculty practice Physical Education Educación Práctica del docente Educación Física |
title_short |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física |
title_full |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física |
title_fullStr |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física |
title_full_unstemmed |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física |
title_sort |
As políticas públicas de educação : a percepção dos docentes de educação física |
author |
Diehl, Vera Regina Oliveira |
author_facet |
Diehl, Vera Regina Oliveira Molina Neto, Vicente Silva, Lisandra Oliveira e |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente Silva, Lisandra Oliveira e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diehl, Vera Regina Oliveira Molina Neto, Vicente Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Educação física Ensino Prática docente |
topic |
Políticas públicas Educação física Ensino Prática docente Public Policy Education Faculty practice Physical Education Educación Práctica del docente Educación Física |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public Policy Education Faculty practice Physical Education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Práctica del docente Educación Física |
description |
O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou compreender de que modo os docentes de Educação Física participam, percebem e experienciam as Políticas Públicas em Educação na escola e no trabalho docente. Trata-se de uma etnografia educativa em duas escolas públicas da cidade de Porto Alegre. O estudo evidencia que o trabalho docente no cotidiano pedagógico das escolas pode ser pensado enquanto manifestação concreta de uma Política Pública de Educação que é interpretada e recriada pelo professorado de Educação Física. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-11T04:48:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225544 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X 0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116496 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001116496 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12 Movimento. Vol. 25, e25037 (jan./dez. 2019), p. 1-12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/2/001116496.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225544/1/001116496.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bcf5ae74f83b13dfbe602aa3f8442a9 46968274ae963cc40746482965456997 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225032115945472 |