PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caveião, Cristiano
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zagonel, Ivete Palmira Sanson, Coelho, Izabel Cristina Meister, Peres, Aida Maris, Montezeli, Juliana Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628
Resumo: Este estudo objetivou identificar o processo de aprendizado de Administração em Enfermagem no cotidiano de formação, na perspectiva de docentes dessa disciplina. Estudo exploratório- descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre julho e setembro de 2012, com docentes de cinco Instituições de Ensino Superior, privadas e seis públicas do sul do Brasil. A análise de conteúdo das entrevistas de 25 docentes permitiu a emersão de duas categorias: processo de aprendizado no cotidiano de formação de Administração em Enfermagem e avaliação do processo de aprendizado de Administração em Enfermagem. Os resultados indicam que persistem currículos compartimentalizados, os cursos carecem de diversificação de cenários de prática e formação docente específica, aparece a utilização de estratégias/metodologias ativas. Indica recomendações às instituições de ensino e aos docentes para a melhoria das ações no processo de aprendizado em Administração em Enfermagem. 
id UFPR-15_a03096f2e483fe54cacba333404b8d1e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/40628
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEMPERCEPCIÓN DE DOCENTES SOBRE EL PROCESO DE APRENDIZAJE EN ADMINISTRACIÓN DE ENFERMERÍAPERCEPTION OF TEACHERS ABOUT THE LEARNING PROCESS IN NURSING ADMINISTRATIONInvestigación en administración de enfermería; Educación superior; Docentes de enfermería; Práctica del docente de enfermería.Nursing administration research; Higher education; Faculty Nursing; Nursing faculty practice.Pesquisa em administração de enfermagem; Educação superior; Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem.Este estudo objetivou identificar o processo de aprendizado de Administração em Enfermagem no cotidiano de formação, na perspectiva de docentes dessa disciplina. Estudo exploratório- descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre julho e setembro de 2012, com docentes de cinco Instituições de Ensino Superior, privadas e seis públicas do sul do Brasil. A análise de conteúdo das entrevistas de 25 docentes permitiu a emersão de duas categorias: processo de aprendizado no cotidiano de formação de Administração em Enfermagem e avaliação do processo de aprendizado de Administração em Enfermagem. Os resultados indicam que persistem currículos compartimentalizados, os cursos carecem de diversificação de cenários de prática e formação docente específica, aparece a utilização de estratégias/metodologias ativas. Indica recomendações às instituições de ensino e aos docentes para a melhoria das ações no processo de aprendizado em Administração em Enfermagem. This study aimed to identify the Nursing Administration learning process in daily education from the perspective of faculty members teaching this subject. Exploratory and descriptive study with a qualitative approach, undertaken between July and September 2012, involving faculty members from five private and six public higher education institutions in the South of Brazil. The content analysis of 25 faculty members’ interviews revealed two categories: learning process in daily Nursing Administration education and assessment of the Nursing Administration learning process. The results indicate that compartmentalized curricula continue to exist, that the course lacks diverse practical scenario and specific teacher training, while the use of active strategies/methods appears. The study formulates recommendations for the teaching institutions and the faculty members in order to improve the actions in the Nursing Administration learning process.Este estudio tuvo el objetivo de identificar el proceso de aprendizaje de Administración en Enfermería en el cotidiano de formación, en la perspectiva de docentes de esa disciplina. Estudio exploratorio descriptivo con abordaje cualitativo, realizado entre julio y setiembre de 2012, con docentes de cinco Instituciones de Enseñanza Superior, particulares, y seis públicas del sur de Brasil. El análisis de contenido de las entrevistas de 25 docentes resultó en dos categorías: proceso de aprendizaje en el cotidiano de formación de Administración en Enfermería y evaluación del proceso de aprendizaje de Administración en Enfermería. Los resultados apuntan que persisten currículos compartimentalizados, los cursos necesitan de diversificación de escenarios de práctica y formación docente específica, aparece la utilización de estrategias/metodologías activas. Son necesarias recomendaciones a las instituciones de enseñanza y a los docentes para mejorar acciones en el proceso de aprendizaje en Administración en Enfermería.Universidade Federal do ParanáCaveião, CristianoZagonel, Ivete Palmira SansonCoelho, Izabel Cristina MeisterPeres, Aida MarisMontezeli, Juliana Helena2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4062810.5380/ce.v20i1.40628Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)2176-91331414-853610.5380/ce.v20i1reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628/24853https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628/24854info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:36:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/40628Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:36:36Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
PERCEPCIÓN DE DOCENTES SOBRE EL PROCESO DE APRENDIZAJE EN ADMINISTRACIÓN DE ENFERMERÍA
PERCEPTION OF TEACHERS ABOUT THE LEARNING PROCESS IN NURSING ADMINISTRATION
title PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
spellingShingle PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
Caveião, Cristiano
Investigación en administración de enfermería; Educación superior; Docentes de enfermería; Práctica del docente de enfermería.
Nursing administration research; Higher education; Faculty Nursing; Nursing faculty practice.
Pesquisa em administração de enfermagem; Educação superior; Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem.
title_short PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_full PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_fullStr PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
title_sort PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM
author Caveião, Cristiano
author_facet Caveião, Cristiano
Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Coelho, Izabel Cristina Meister
Peres, Aida Maris
Montezeli, Juliana Helena
author_role author
author2 Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Coelho, Izabel Cristina Meister
Peres, Aida Maris
Montezeli, Juliana Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Caveião, Cristiano
Zagonel, Ivete Palmira Sanson
Coelho, Izabel Cristina Meister
Peres, Aida Maris
Montezeli, Juliana Helena
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Investigación en administración de enfermería; Educación superior; Docentes de enfermería; Práctica del docente de enfermería.
Nursing administration research; Higher education; Faculty Nursing; Nursing faculty practice.
Pesquisa em administração de enfermagem; Educação superior; Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem.
topic Investigación en administración de enfermería; Educación superior; Docentes de enfermería; Práctica del docente de enfermería.
Nursing administration research; Higher education; Faculty Nursing; Nursing faculty practice.
Pesquisa em administração de enfermagem; Educação superior; Docentes de enfermagem; Prática do docente de enfermagem.
description Este estudo objetivou identificar o processo de aprendizado de Administração em Enfermagem no cotidiano de formação, na perspectiva de docentes dessa disciplina. Estudo exploratório- descritivo com abordagem qualitativa, realizado entre julho e setembro de 2012, com docentes de cinco Instituições de Ensino Superior, privadas e seis públicas do sul do Brasil. A análise de conteúdo das entrevistas de 25 docentes permitiu a emersão de duas categorias: processo de aprendizado no cotidiano de formação de Administração em Enfermagem e avaliação do processo de aprendizado de Administração em Enfermagem. Os resultados indicam que persistem currículos compartimentalizados, os cursos carecem de diversificação de cenários de prática e formação docente específica, aparece a utilização de estratégias/metodologias ativas. Indica recomendações às instituições de ensino e aos docentes para a melhoria das ações no processo de aprendizado em Administração em Enfermagem. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628
10.5380/ce.v20i1.40628
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628
identifier_str_mv 10.5380/ce.v20i1.40628
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628/24853
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40628/24854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)
Cogitare Enfermagem; v. 20, n. 1 (2015)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v20i1
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068294965952512