Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raber, Daniel de Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142596
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem pelos professores de ensino fundamental de uma escola estadual em Gramado/RS, através da aplicação de uma oficina sobre o Portal do Professor e utilização de sugestões de aulas, colaborando assim para inclusão digital. Compreende-se, deste modo, que o uso das TIC na escola pode trazer novos objetivos para a educação, impulsionando os alunos em uma sociedade de contínua produção de informação, proporcionando, assim, o exercício de uma cidadania participativa e crítica. A utilização de novos recursos tecnológicos tende a proporcionar novas vivências e práticas escolares através da interação entre os novos conhecimentos e a escola. Desta forma, o uso de internet também se faz necessário nesse avanço tecnológico, uma vez que contribui para o desenvolvimento e disseminação da informação. Sendo assim, esse trabalho pretende considerar a relevante importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola e seu uso diretamente com os alunos do ensino fundamental.
id UFRGS-2_eaecb3202467634e90d2b7c08542d1a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142596
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Raber, Daniel de AlmeidaBernardi, Maira2016-06-14T02:08:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/142596000988448O presente trabalho tem a finalidade de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem pelos professores de ensino fundamental de uma escola estadual em Gramado/RS, através da aplicação de uma oficina sobre o Portal do Professor e utilização de sugestões de aulas, colaborando assim para inclusão digital. Compreende-se, deste modo, que o uso das TIC na escola pode trazer novos objetivos para a educação, impulsionando os alunos em uma sociedade de contínua produção de informação, proporcionando, assim, o exercício de uma cidadania participativa e crítica. A utilização de novos recursos tecnológicos tende a proporcionar novas vivências e práticas escolares através da interação entre os novos conhecimentos e a escola. Desta forma, o uso de internet também se faz necessário nesse avanço tecnológico, uma vez que contribui para o desenvolvimento e disseminação da informação. Sendo assim, esse trabalho pretende considerar a relevante importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola e seu uso diretamente com os alunos do ensino fundamental.This study aims to examine the use of Information and Communication Technologies in the teaching-learning by teachers of elementary education from a state school in Gramado/RS, through the application of a workshop on Teacher Website and use suggestions classes, thus contributing to digital inclusion. It is understandable therefore that the use of Information and Communication Technologies in school can make new goals for education, promoting students into a society of continuous production of information, thus providing the participation in a critical and participatory citizenship. The use of new technological resources tends to provide new experiences and teaching practices through the interaction between the foreground and the school. Thus, the use of Internet is also necessary in this technological advancement, since it contributes to the development and dissemination of information. Therefore, this paper intends to consider the relevant importance of Information and Communication Technologies in the school and its use directly with elementary school students.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorAlunoInformation and communication technologiesEducationTeacher websiteAnálise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RSespecializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988448.pdf000988448.pdfTexto completoapplication/pdf1841155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/1/000988448.pdf58674ade0b8eaacb19e0970bb548deaeMD51TEXT000988448.pdf.txt000988448.pdf.txtExtracted Texttext/plain70947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/2/000988448.pdf.txt6d4a087edd50473050513ee18789536bMD52THUMBNAIL000988448.pdf.jpg000988448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/3/000988448.pdf.jpgeeeab2ee1838cfe6b6eab7d2bfb7f470MD5310183/1425962018-10-26 09:58:13.541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:58:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
title Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
spellingShingle Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
Raber, Daniel de Almeida
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Aluno
Information and communication technologies
Education
Teacher website
title_short Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
title_full Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
title_fullStr Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
title_full_unstemmed Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
title_sort Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
author Raber, Daniel de Almeida
author_facet Raber, Daniel de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raber, Daniel de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardi, Maira
contributor_str_mv Bernardi, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Aluno
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Aluno
Information and communication technologies
Education
Teacher website
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
Education
Teacher website
description O presente trabalho tem a finalidade de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem pelos professores de ensino fundamental de uma escola estadual em Gramado/RS, através da aplicação de uma oficina sobre o Portal do Professor e utilização de sugestões de aulas, colaborando assim para inclusão digital. Compreende-se, deste modo, que o uso das TIC na escola pode trazer novos objetivos para a educação, impulsionando os alunos em uma sociedade de contínua produção de informação, proporcionando, assim, o exercício de uma cidadania participativa e crítica. A utilização de novos recursos tecnológicos tende a proporcionar novas vivências e práticas escolares através da interação entre os novos conhecimentos e a escola. Desta forma, o uso de internet também se faz necessário nesse avanço tecnológico, uma vez que contribui para o desenvolvimento e disseminação da informação. Sendo assim, esse trabalho pretende considerar a relevante importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola e seu uso diretamente com os alunos do ensino fundamental.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-14T02:08:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142596
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988448
url http://hdl.handle.net/10183/142596
identifier_str_mv 000988448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/1/000988448.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/2/000988448.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/3/000988448.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 58674ade0b8eaacb19e0970bb548deae
6d4a087edd50473050513ee18789536b
eeeab2ee1838cfe6b6eab7d2bfb7f470
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510758715392