Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142596 |
Resumo: | O presente trabalho tem a finalidade de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem pelos professores de ensino fundamental de uma escola estadual em Gramado/RS, através da aplicação de uma oficina sobre o Portal do Professor e utilização de sugestões de aulas, colaborando assim para inclusão digital. Compreende-se, deste modo, que o uso das TIC na escola pode trazer novos objetivos para a educação, impulsionando os alunos em uma sociedade de contínua produção de informação, proporcionando, assim, o exercício de uma cidadania participativa e crítica. A utilização de novos recursos tecnológicos tende a proporcionar novas vivências e práticas escolares através da interação entre os novos conhecimentos e a escola. Desta forma, o uso de internet também se faz necessário nesse avanço tecnológico, uma vez que contribui para o desenvolvimento e disseminação da informação. Sendo assim, esse trabalho pretende considerar a relevante importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola e seu uso diretamente com os alunos do ensino fundamental. |
id |
UFRGS-2_eaecb3202467634e90d2b7c08542d1a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142596 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Raber, Daniel de AlmeidaBernardi, Maira2016-06-14T02:08:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/142596000988448O presente trabalho tem a finalidade de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem pelos professores de ensino fundamental de uma escola estadual em Gramado/RS, através da aplicação de uma oficina sobre o Portal do Professor e utilização de sugestões de aulas, colaborando assim para inclusão digital. Compreende-se, deste modo, que o uso das TIC na escola pode trazer novos objetivos para a educação, impulsionando os alunos em uma sociedade de contínua produção de informação, proporcionando, assim, o exercício de uma cidadania participativa e crítica. A utilização de novos recursos tecnológicos tende a proporcionar novas vivências e práticas escolares através da interação entre os novos conhecimentos e a escola. Desta forma, o uso de internet também se faz necessário nesse avanço tecnológico, uma vez que contribui para o desenvolvimento e disseminação da informação. Sendo assim, esse trabalho pretende considerar a relevante importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola e seu uso diretamente com os alunos do ensino fundamental.This study aims to examine the use of Information and Communication Technologies in the teaching-learning by teachers of elementary education from a state school in Gramado/RS, through the application of a workshop on Teacher Website and use suggestions classes, thus contributing to digital inclusion. It is understandable therefore that the use of Information and Communication Technologies in school can make new goals for education, promoting students into a society of continuous production of information, thus providing the participation in a critical and participatory citizenship. The use of new technological resources tends to provide new experiences and teaching practices through the interaction between the foreground and the school. Thus, the use of Internet is also necessary in this technological advancement, since it contributes to the development and dissemination of information. Therefore, this paper intends to consider the relevant importance of Information and Communication Technologies in the school and its use directly with elementary school students.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorAlunoInformation and communication technologiesEducationTeacher websiteAnálise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RSespecializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988448.pdf000988448.pdfTexto completoapplication/pdf1841155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/1/000988448.pdf58674ade0b8eaacb19e0970bb548deaeMD51TEXT000988448.pdf.txt000988448.pdf.txtExtracted Texttext/plain70947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/2/000988448.pdf.txt6d4a087edd50473050513ee18789536bMD52THUMBNAIL000988448.pdf.jpg000988448.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/3/000988448.pdf.jpgeeeab2ee1838cfe6b6eab7d2bfb7f470MD5310183/1425962018-10-26 09:58:13.541oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:58:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS |
title |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS |
spellingShingle |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS Raber, Daniel de Almeida Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Aluno Information and communication technologies Education Teacher website |
title_short |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS |
title_full |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS |
title_fullStr |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS |
title_full_unstemmed |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS |
title_sort |
Análise do uso de recursos tecnológicos pelos professores e aplicação de aulas do portal do professor : um estudo focado nos professores do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Boaventura Ramos Pacheco- Gramado RS |
author |
Raber, Daniel de Almeida |
author_facet |
Raber, Daniel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raber, Daniel de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardi, Maira |
contributor_str_mv |
Bernardi, Maira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Aluno |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Professor Aluno Information and communication technologies Education Teacher website |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and communication technologies Education Teacher website |
description |
O presente trabalho tem a finalidade de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo ensino-aprendizagem pelos professores de ensino fundamental de uma escola estadual em Gramado/RS, através da aplicação de uma oficina sobre o Portal do Professor e utilização de sugestões de aulas, colaborando assim para inclusão digital. Compreende-se, deste modo, que o uso das TIC na escola pode trazer novos objetivos para a educação, impulsionando os alunos em uma sociedade de contínua produção de informação, proporcionando, assim, o exercício de uma cidadania participativa e crítica. A utilização de novos recursos tecnológicos tende a proporcionar novas vivências e práticas escolares através da interação entre os novos conhecimentos e a escola. Desta forma, o uso de internet também se faz necessário nesse avanço tecnológico, uma vez que contribui para o desenvolvimento e disseminação da informação. Sendo assim, esse trabalho pretende considerar a relevante importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola e seu uso diretamente com os alunos do ensino fundamental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-14T02:08:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142596 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988448 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142596 |
identifier_str_mv |
000988448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/1/000988448.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/2/000988448.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142596/3/000988448.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58674ade0b8eaacb19e0970bb548deae 6d4a087edd50473050513ee18789536b eeeab2ee1838cfe6b6eab7d2bfb7f470 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224510758715392 |