A inclusão na escola : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103336 |
Resumo: | Este documento tem como objetivo conhecer como a escola foi se transformando em uma escola de "inclusão", e os processos de exclusão decorrentes. Originou-se durante o estágio curricular obrigatório no 7º semestre do Curso de Pedagogia, em uma escola pública estadual em Porto Alegre. Utilizou-se o estudo de caso como metodologia a fim de analisar historicamente a construção do perfil da escola como “escola de inclusão” e as atuais necessidades do grupo de docentes para adequar-se a esta nova realidade. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores. A pesquisa justifica-se pela demanda elevada de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais e o dever da escola em atendê-los, quase sempre sem as condições necessárias para adequar-se a esta nova realidade. A fundamentação teórica tem como base a legislação vigente para compreender os processos de inclusão; Leão (2007) para discutir o histórico do lugar da deficiência; Lopes (2008) para problematizar a relação integração/inclusão; e ainda Dayrel (1991), Ferreira (2012), Batista (2006), Meirieu (2006) e Buckley (2011) para aprofundar o estudo acerca da socialização e do ambiente. Verificou-se que as dificuldades da inclusão vão além das questões de socialização, pois para que este processo seja realizado com qualidade serão necessárias transformações na escola em diferentes aspectos, desde a gestão que necessita de um projeto coletivo, passando pela formação permanente dos professores e adaptação dos espaços físicos, até a relação com os familiares da comunidade escolar e com a Secretaria de Educação. |
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