Análise da dinâmica lateral de um veículo de passeio durante uma curva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nordio, Gihan dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266350
Resumo: O advento do automóvel no início do século XX permitiu um desenvolvimento sem precedentes na capacidade de transporte local de bens e pessoas de forma rápida e barata. A suspensão dos veículos precisa ser capaz de absorver os impactos e manter a complacência adequada com o pavimento. A dinâmica veicular analisa as forças envolvidas no sistema para garantir estes atributos, em particular a força lateral desempenhada por cada roda e a rolagem da carroceria presentes, os quais são essenciais para entender se veículo possui um comportamento estável ou instável que pode dificultar o controle pelo condutor. Foi realizada a análise do veículo em curva em regime permanente em diferentes cenários, considerando certos componentes do gradiente de subesterço, como transferência lateral de carga, e comparados os resultados analíticos com simulação no CarSim, onde apresentaram diferença de até 20% no limite de aderência. A análise do veículo com o aumento de peso e altura causaram uma redução no limite de aderência similar ao efeito de aumento de velocidade, aproximando o veículo de sua condição do limite de aceleração lateral máxima possível. Mudanças no eixo traseiro reduziram a rolagem e causaram alteração do equilíbrio dinâmico entre os eixos dianteiro e traseiro.
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