Análise da dinâmica lateral de um veículo de passeio durante uma curva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266350 |
Resumo: | O advento do automóvel no início do século XX permitiu um desenvolvimento sem precedentes na capacidade de transporte local de bens e pessoas de forma rápida e barata. A suspensão dos veículos precisa ser capaz de absorver os impactos e manter a complacência adequada com o pavimento. A dinâmica veicular analisa as forças envolvidas no sistema para garantir estes atributos, em particular a força lateral desempenhada por cada roda e a rolagem da carroceria presentes, os quais são essenciais para entender se veículo possui um comportamento estável ou instável que pode dificultar o controle pelo condutor. Foi realizada a análise do veículo em curva em regime permanente em diferentes cenários, considerando certos componentes do gradiente de subesterço, como transferência lateral de carga, e comparados os resultados analíticos com simulação no CarSim, onde apresentaram diferença de até 20% no limite de aderência. A análise do veículo com o aumento de peso e altura causaram uma redução no limite de aderência similar ao efeito de aumento de velocidade, aproximando o veículo de sua condição do limite de aceleração lateral máxima possível. Mudanças no eixo traseiro reduziram a rolagem e causaram alteração do equilíbrio dinâmico entre os eixos dianteiro e traseiro. |
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Nordio, Gihan dos SantosStumpf, Felipe Tempel2023-10-28T03:31:59Z2023http://hdl.handle.net/10183/266350001186623O advento do automóvel no início do século XX permitiu um desenvolvimento sem precedentes na capacidade de transporte local de bens e pessoas de forma rápida e barata. A suspensão dos veículos precisa ser capaz de absorver os impactos e manter a complacência adequada com o pavimento. A dinâmica veicular analisa as forças envolvidas no sistema para garantir estes atributos, em particular a força lateral desempenhada por cada roda e a rolagem da carroceria presentes, os quais são essenciais para entender se veículo possui um comportamento estável ou instável que pode dificultar o controle pelo condutor. Foi realizada a análise do veículo em curva em regime permanente em diferentes cenários, considerando certos componentes do gradiente de subesterço, como transferência lateral de carga, e comparados os resultados analíticos com simulação no CarSim, onde apresentaram diferença de até 20% no limite de aderência. A análise do veículo com o aumento de peso e altura causaram uma redução no limite de aderência similar ao efeito de aumento de velocidade, aproximando o veículo de sua condição do limite de aceleração lateral máxima possível. Mudanças no eixo traseiro reduziram a rolagem e causaram alteração do equilíbrio dinâmico entre os eixos dianteiro e traseiro.The advent of the automobile at the early of the 20th century allowed humans an unprecedented development in the availability of transporting goods and people locally cheap and fast. Vehicle suspension needs to be capable to ride smoothly through the road while keeps well adhered to the ground. Vehicle dynamics analyzes the forces involved in the system to guarantee these attributes, in particular the lateral force acting on each wheel and the body roll present, which are essential to evaluate if the vehicle behavior are stable or unstable which may lead to undriveability. An analysis of the vehicle in steady state cornering was made in different scenarios, considering certain components of the understeer gradient, such as lateral load transfer, and comparing the analytical results with the simulation in CarSim, which a difference perceived of up to 20% in the friction limit. The analysis of the vehicle with increased weight and height caused a reduction in the friction limit similar to the effect of increasing speed, bringing the vehicle behavior close to its lateral acceleration limit. Different parameters applied to the rear axle reduced the body roll and caused shift in the dynamic balance between the front and rear axles.application/pdfporSuspensão mecânicaSegurança veicularAerodinâmica automotivaVehicle dynamicsLateral forceBody rollAnálise da dinâmica lateral de um veículo de passeio durante uma curvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2023Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186623.pdf.txt001186623.pdf.txtExtracted Texttext/plain60125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266350/2/001186623.pdf.txt1026a00bce3c72d38cfc3eec9b099d0fMD52ORIGINAL001186623.pdfTexto completoapplication/pdf1529219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266350/1/001186623.pdf89107d3b140a6180b8a5e406fc120b99MD5110183/2663502023-10-29 03:27:32.896156oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266350Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-29T06:27:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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