'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vanessa Vidor
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27403
Resumo: A proposta desta pesquisa é discutir o uso e a adequação de dois modelos curriculares utilizados ainda hoje nas salas de aula: o Modelo Linear-Disciplinar e o Currículo Integrado via Pedagogia de Projetos, com apoio principalmente em autores como Jurjo Santomé e Fernando Hernandéz, modalidade esta adotada na minha prática docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, apresentando características de estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Foram utilizados como sujeitos desta investigação alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, da turma na qual realizei minha prática docente, realizada no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta ou produção dos dados desejados foram utilizados fichas, questionários e entrevistas semi estruturadas, baseadas nas respostas mais significativas ou menos claras coletadas. Após análises de tais dados foi possível inferir que grande parte dos alunos demonstrou ter aprendido as temáticas trabalhadas de forma integrada, através da Pedagogia de Projetos. Também foi possível constatar, que os alunos entrevistados viram tal modalidade - Currículo Integrado, via Pedagogia de Projetos - como a maneira mais fácil e mais divertida de aprender visto que desse modo consideraram possível um maior entendimento e identificação da turma com o assunto trabalhado.
id UFRGS-2_ed9ce97aaade127084303bb82e520635
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27403
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, Vanessa VidorXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2011-01-12T05:59:41Z2009http://hdl.handle.net/10183/27403000764749A proposta desta pesquisa é discutir o uso e a adequação de dois modelos curriculares utilizados ainda hoje nas salas de aula: o Modelo Linear-Disciplinar e o Currículo Integrado via Pedagogia de Projetos, com apoio principalmente em autores como Jurjo Santomé e Fernando Hernandéz, modalidade esta adotada na minha prática docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, apresentando características de estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Foram utilizados como sujeitos desta investigação alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, da turma na qual realizei minha prática docente, realizada no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta ou produção dos dados desejados foram utilizados fichas, questionários e entrevistas semi estruturadas, baseadas nas respostas mais significativas ou menos claras coletadas. Após análises de tais dados foi possível inferir que grande parte dos alunos demonstrou ter aprendido as temáticas trabalhadas de forma integrada, através da Pedagogia de Projetos. Também foi possível constatar, que os alunos entrevistados viram tal modalidade - Currículo Integrado, via Pedagogia de Projetos - como a maneira mais fácil e mais divertida de aprender visto que desse modo consideraram possível um maior entendimento e identificação da turma com o assunto trabalhado.application/pdfporCurrículo integradoPedagogia de projetos'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764749.pdf.txt000764749.pdf.txtExtracted Texttext/plain75128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/2/000764749.pdf.txtd1e0aad84baa7a71ce0f257af7f68561MD52ORIGINAL000764749.pdf000764749.pdfTexto completoapplication/pdf2222835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/1/000764749.pdf66ea17681ec790055e0f1c6c7a4dc1ddMD51THUMBNAIL000764749.pdf.jpg000764749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/3/000764749.pdf.jpg94fce3f20557a2889c4a16b4f83bd030MD5310183/274032018-10-08 08:05:13.84oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27403Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:05:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
title 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
spellingShingle 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
Duarte, Vanessa Vidor
Currículo integrado
Pedagogia de projetos
title_short 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
title_full 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
title_fullStr 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
title_full_unstemmed 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
title_sort 'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
author Duarte, Vanessa Vidor
author_facet Duarte, Vanessa Vidor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Vanessa Vidor
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
contributor_str_mv Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo integrado
Pedagogia de projetos
topic Currículo integrado
Pedagogia de projetos
description A proposta desta pesquisa é discutir o uso e a adequação de dois modelos curriculares utilizados ainda hoje nas salas de aula: o Modelo Linear-Disciplinar e o Currículo Integrado via Pedagogia de Projetos, com apoio principalmente em autores como Jurjo Santomé e Fernando Hernandéz, modalidade esta adotada na minha prática docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, apresentando características de estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Foram utilizados como sujeitos desta investigação alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, da turma na qual realizei minha prática docente, realizada no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta ou produção dos dados desejados foram utilizados fichas, questionários e entrevistas semi estruturadas, baseadas nas respostas mais significativas ou menos claras coletadas. Após análises de tais dados foi possível inferir que grande parte dos alunos demonstrou ter aprendido as temáticas trabalhadas de forma integrada, através da Pedagogia de Projetos. Também foi possível constatar, que os alunos entrevistados viram tal modalidade - Currículo Integrado, via Pedagogia de Projetos - como a maneira mais fácil e mais divertida de aprender visto que desse modo consideraram possível um maior entendimento e identificação da turma com o assunto trabalhado.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27403
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764749
url http://hdl.handle.net/10183/27403
identifier_str_mv 000764749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/2/000764749.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/1/000764749.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/3/000764749.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d1e0aad84baa7a71ce0f257af7f68561
66ea17681ec790055e0f1c6c7a4dc1dd
94fce3f20557a2889c4a16b4f83bd030
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403885752320