'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27403 |
Resumo: | A proposta desta pesquisa é discutir o uso e a adequação de dois modelos curriculares utilizados ainda hoje nas salas de aula: o Modelo Linear-Disciplinar e o Currículo Integrado via Pedagogia de Projetos, com apoio principalmente em autores como Jurjo Santomé e Fernando Hernandéz, modalidade esta adotada na minha prática docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, apresentando características de estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Foram utilizados como sujeitos desta investigação alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, da turma na qual realizei minha prática docente, realizada no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta ou produção dos dados desejados foram utilizados fichas, questionários e entrevistas semi estruturadas, baseadas nas respostas mais significativas ou menos claras coletadas. Após análises de tais dados foi possível inferir que grande parte dos alunos demonstrou ter aprendido as temáticas trabalhadas de forma integrada, através da Pedagogia de Projetos. Também foi possível constatar, que os alunos entrevistados viram tal modalidade - Currículo Integrado, via Pedagogia de Projetos - como a maneira mais fácil e mais divertida de aprender visto que desse modo consideraram possível um maior entendimento e identificação da turma com o assunto trabalhado. |
id |
UFRGS-2_ed9ce97aaade127084303bb82e520635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27403 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, Vanessa VidorXavier, Maria Luisa Merino de Freitas2011-01-12T05:59:41Z2009http://hdl.handle.net/10183/27403000764749A proposta desta pesquisa é discutir o uso e a adequação de dois modelos curriculares utilizados ainda hoje nas salas de aula: o Modelo Linear-Disciplinar e o Currículo Integrado via Pedagogia de Projetos, com apoio principalmente em autores como Jurjo Santomé e Fernando Hernandéz, modalidade esta adotada na minha prática docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, apresentando características de estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Foram utilizados como sujeitos desta investigação alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, da turma na qual realizei minha prática docente, realizada no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta ou produção dos dados desejados foram utilizados fichas, questionários e entrevistas semi estruturadas, baseadas nas respostas mais significativas ou menos claras coletadas. Após análises de tais dados foi possível inferir que grande parte dos alunos demonstrou ter aprendido as temáticas trabalhadas de forma integrada, através da Pedagogia de Projetos. Também foi possível constatar, que os alunos entrevistados viram tal modalidade - Currículo Integrado, via Pedagogia de Projetos - como a maneira mais fácil e mais divertida de aprender visto que desse modo consideraram possível um maior entendimento e identificação da turma com o assunto trabalhado.application/pdfporCurrículo integradoPedagogia de projetos'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764749.pdf.txt000764749.pdf.txtExtracted Texttext/plain75128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/2/000764749.pdf.txtd1e0aad84baa7a71ce0f257af7f68561MD52ORIGINAL000764749.pdf000764749.pdfTexto completoapplication/pdf2222835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/1/000764749.pdf66ea17681ec790055e0f1c6c7a4dc1ddMD51THUMBNAIL000764749.pdf.jpg000764749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/3/000764749.pdf.jpg94fce3f20557a2889c4a16b4f83bd030MD5310183/274032018-10-08 08:05:13.84oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27403Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:05:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão |
title |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão |
spellingShingle |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão Duarte, Vanessa Vidor Currículo integrado Pedagogia de projetos |
title_short |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão |
title_full |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão |
title_fullStr |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão |
title_full_unstemmed |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão |
title_sort |
'Sora, que caderno eu pego?' : o modelo linear-disciplinar em questão |
author |
Duarte, Vanessa Vidor |
author_facet |
Duarte, Vanessa Vidor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Vanessa Vidor |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
contributor_str_mv |
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo integrado Pedagogia de projetos |
topic |
Currículo integrado Pedagogia de projetos |
description |
A proposta desta pesquisa é discutir o uso e a adequação de dois modelos curriculares utilizados ainda hoje nas salas de aula: o Modelo Linear-Disciplinar e o Currículo Integrado via Pedagogia de Projetos, com apoio principalmente em autores como Jurjo Santomé e Fernando Hernandéz, modalidade esta adotada na minha prática docente. Para tal, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, apresentando características de estudo de caso, por ter sido realizada em um contexto específico. Foram utilizados como sujeitos desta investigação alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, da turma na qual realizei minha prática docente, realizada no primeiro semestre de 2010, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta ou produção dos dados desejados foram utilizados fichas, questionários e entrevistas semi estruturadas, baseadas nas respostas mais significativas ou menos claras coletadas. Após análises de tais dados foi possível inferir que grande parte dos alunos demonstrou ter aprendido as temáticas trabalhadas de forma integrada, através da Pedagogia de Projetos. Também foi possível constatar, que os alunos entrevistados viram tal modalidade - Currículo Integrado, via Pedagogia de Projetos - como a maneira mais fácil e mais divertida de aprender visto que desse modo consideraram possível um maior entendimento e identificação da turma com o assunto trabalhado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27403 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764749 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27403 |
identifier_str_mv |
000764749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/2/000764749.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/1/000764749.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27403/3/000764749.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1e0aad84baa7a71ce0f257af7f68561 66ea17681ec790055e0f1c6c7a4dc1dd 94fce3f20557a2889c4a16b4f83bd030 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403885752320 |