CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grave, Magali Teresinha Quevedo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann, Koetz, Lydia Christmann Espindola, Rosa, Leonardo de Ross, Dhein, Gisele, Nunes, Maurício Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071
Resumo: Descrever o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS, no decorrer dos fóruns de discussão: “Currículo Integrado em Saúde” e “(Re)pensando a Formação em Saúde, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem e o Perfil do Egresso”. Metodologia: Os fóruns ocorreram consecutivamente, no decorrer de seis semestres, com início em 2014 B, com participação final de 40 docentes e mediação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. Resultados: A partir de discussões acerca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem e perfil do egresso previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da Saúde, houve a (re)construção dos Projetos Pedagógicos, com vistas a uma formação interdisciplinar, compartilhada e integral, de forte relação com a rede regional de saúde. Conclusão: Problematizar a formação tradicional, disciplinar e fragmentada exige estudo, reflexões e mudança de paradigmas. A discussão coletiva possibilitou um olhar global sobre o futuro profissional, onde as áreas biológica, social e do trabalho são transversais, desde o início da formação acadêmica.
id UFSC_96ca1b4f9973f48beee52c16f7414e18
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181071
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE: projetos pedagógicoscurrículo integradometodologias ativasperfil do egressoDescrever o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS, no decorrer dos fóruns de discussão: “Currículo Integrado em Saúde” e “(Re)pensando a Formação em Saúde, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem e o Perfil do Egresso”. Metodologia: Os fóruns ocorreram consecutivamente, no decorrer de seis semestres, com início em 2014 B, com participação final de 40 docentes e mediação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. Resultados: A partir de discussões acerca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem e perfil do egresso previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da Saúde, houve a (re)construção dos Projetos Pedagógicos, com vistas a uma formação interdisciplinar, compartilhada e integral, de forte relação com a rede regional de saúde. Conclusão: Problematizar a formação tradicional, disciplinar e fragmentada exige estudo, reflexões e mudança de paradigmas. A discussão coletiva possibilitou um olhar global sobre o futuro profissional, onde as áreas biológica, social e do trabalho são transversais, desde o início da formação acadêmica.2017-11-17T17:53:04Z2017-11-17T17:53:04Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071Grave, Magali Teresinha QuevedoSaldanha, Olinda Maria de Fátima LechmannKoetz, Lydia Christmann EspindolaRosa, Leonardo de RossDhein, GiseleNunes, Maurício Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T17:53:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T17:53:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
title CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
spellingShingle CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
Grave, Magali Teresinha Quevedo
: projetos pedagógicos
currículo integrado
metodologias ativas
perfil do egresso
title_short CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
title_full CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
title_fullStr CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
title_sort CURRÍCULO INTEGRADO EM SAÚDE: CONSTRUÇÃO COLETIVA A PARTIR DE FÓRUNS DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE
author Grave, Magali Teresinha Quevedo
author_facet Grave, Magali Teresinha Quevedo
Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
Koetz, Lydia Christmann Espindola
Rosa, Leonardo de Ross
Dhein, Gisele
Nunes, Maurício Teixeira
author_role author
author2 Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
Koetz, Lydia Christmann Espindola
Rosa, Leonardo de Ross
Dhein, Gisele
Nunes, Maurício Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grave, Magali Teresinha Quevedo
Saldanha, Olinda Maria de Fátima Lechmann
Koetz, Lydia Christmann Espindola
Rosa, Leonardo de Ross
Dhein, Gisele
Nunes, Maurício Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv : projetos pedagógicos
currículo integrado
metodologias ativas
perfil do egresso
topic : projetos pedagógicos
currículo integrado
metodologias ativas
perfil do egresso
description Descrever o processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de graduação que integram o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Lajeado/RS, no decorrer dos fóruns de discussão: “Currículo Integrado em Saúde” e “(Re)pensando a Formação em Saúde, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem e o Perfil do Egresso”. Metodologia: Os fóruns ocorreram consecutivamente, no decorrer de seis semestres, com início em 2014 B, com participação final de 40 docentes e mediação do Núcleo de Apoio Pedagógico da Instituição. Resultados: A partir de discussões acerca de novas metodologias de ensino e de aprendizagem e perfil do egresso previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da Saúde, houve a (re)construção dos Projetos Pedagógicos, com vistas a uma formação interdisciplinar, compartilhada e integral, de forte relação com a rede regional de saúde. Conclusão: Problematizar a formação tradicional, disciplinar e fragmentada exige estudo, reflexões e mudança de paradigmas. A discussão coletiva possibilitou um olhar global sobre o futuro profissional, onde as áreas biológica, social e do trabalho são transversais, desde o início da formação acadêmica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T17:53:04Z
2017-11-17T17:53:04Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651931345747968