Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Priscila Guadalupe dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27400
Resumo: Esta pesquisa analisou a relação estabelecida entre CT (Conselho Tutelar) e escolas. Nos 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 1990, investiguei sobre práticas sociais contraditórias, as produções acerca de sujeitos infanto-juvenis de direito e as que lidam com estes baseadas ainda em concepções menoristas. Pesquisa com as seguintes questões: Qual é a relação entre CT e escola? Como CT e escola nas suas especificidades produzem concepções acerca de sujeitos de direitos? A prática docente, realizada em 2010/1, problematizou sobre direitos e deveres de crianças, em uma turma, com crianças de idade entre sete e nove anos de idade, do III ano do I Ciclo de formação, numa escola municipal no bairro Restinga em Porto Alegre. No CT da Microrregião Sete, realizei estudo de caso e observações, elaborei diário de campo, fiz entrevistas semi-estruturadas. Como referência, utilizei o marco regulatório ECA (1990), dialoguei com Scheinvar (2008), Ribeiro (1996). Analisei os encaminhamentos feitos pela escola ao CT. Constatei que, casos de violações de direitos são cuidadosamente encaminhados por instituições escolares. O CT aplicou medidas de proteção cabíveis aos sujeitos infanto-juvenis. Por fim, na relação entre CT e escola, percebi a produção de concepções acerca de sujeitos de direitos, a jurisdicialização de práticas sociais e concepções menoristas da infância e da adolescência da classe popular.
id UFRGS-2_eddd6c8166496d19d292b6893d6b3b0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27400
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guterres, Priscila Guadalupe dos SantosFonseca, Laura Souza2011-01-12T05:59:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/27400000764728Esta pesquisa analisou a relação estabelecida entre CT (Conselho Tutelar) e escolas. Nos 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 1990, investiguei sobre práticas sociais contraditórias, as produções acerca de sujeitos infanto-juvenis de direito e as que lidam com estes baseadas ainda em concepções menoristas. Pesquisa com as seguintes questões: Qual é a relação entre CT e escola? Como CT e escola nas suas especificidades produzem concepções acerca de sujeitos de direitos? A prática docente, realizada em 2010/1, problematizou sobre direitos e deveres de crianças, em uma turma, com crianças de idade entre sete e nove anos de idade, do III ano do I Ciclo de formação, numa escola municipal no bairro Restinga em Porto Alegre. No CT da Microrregião Sete, realizei estudo de caso e observações, elaborei diário de campo, fiz entrevistas semi-estruturadas. Como referência, utilizei o marco regulatório ECA (1990), dialoguei com Scheinvar (2008), Ribeiro (1996). Analisei os encaminhamentos feitos pela escola ao CT. Constatei que, casos de violações de direitos são cuidadosamente encaminhados por instituições escolares. O CT aplicou medidas de proteção cabíveis aos sujeitos infanto-juvenis. Por fim, na relação entre CT e escola, percebi a produção de concepções acerca de sujeitos de direitos, a jurisdicialização de práticas sociais e concepções menoristas da infância e da adolescência da classe popular.This research analyzed to the relationship between TC (Tutelage Council) and schools. In the 20 years of CAE (Children and Adolescent Statute), of 1990, it investigates the contradictory social practices, productions about children and adolescents rights subject in the law and dealing with these based on conceptions still underage. It searches with the following questions: What is the relationship between TC and school? As TC and school in their specificities produce conceptions about subjects of children and adolescents rights? The teaching practice, held in 2010 / 1, questioned about rights and duties of children in a class with children between 7 (seven) and 9 (nine) years of age, the III year of the first cycle of training in a municipal school in the “Restinga” district in Porto Alegre. In the TC of microregion 7, held a case study and observations, we elaborated a diary, which became semistructured by interviews. As a reference, we use the regulatory framework CAE (1990), dialogues with Scheinvar (2008), Ribeiro (1996). We analyzed the referred to made by the school to TC. It was found that cases of rights violations are carefully referred to by schools. The TC applies protective measures applicable to the subject of children and adolescents who are underage. Finally, the relationship between TC and school, we see the production of conceptions about children and adolescents right subject in the law, the judicial of social practices and conceptions about underage of children and adolescents from the popular class.application/pdfporEscolaConselho tutelarSujeitoDireitoSchoolTutelage councilSubject of rightsRelação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764728.pdf000764728.pdfTexto completoapplication/pdf1304729http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27400/1/000764728.pdf06374c3401aff4dc3c98a5b8f764a6f1MD51TEXT000764728.pdf.txt000764728.pdf.txtExtracted Texttext/plain114128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27400/2/000764728.pdf.txtd493ef45d4008a63d8c7a47540680700MD52THUMBNAIL000764728.pdf.jpg000764728.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27400/3/000764728.pdf.jpgb6fdc9388bb7662cff2297eaf13e72c2MD5310183/274002018-10-11 08:48:59.315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27400Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:48:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
title Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
spellingShingle Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
Guterres, Priscila Guadalupe dos Santos
Escola
Conselho tutelar
Sujeito
Direito
School
Tutelage council
Subject of rights
title_short Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
title_full Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
title_fullStr Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
title_full_unstemmed Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
title_sort Relação entre conselho tutelar e escola : miradas na produção de sujeitos de direitos
author Guterres, Priscila Guadalupe dos Santos
author_facet Guterres, Priscila Guadalupe dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guterres, Priscila Guadalupe dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Conselho tutelar
Sujeito
Direito
topic Escola
Conselho tutelar
Sujeito
Direito
School
Tutelage council
Subject of rights
dc.subject.eng.fl_str_mv School
Tutelage council
Subject of rights
description Esta pesquisa analisou a relação estabelecida entre CT (Conselho Tutelar) e escolas. Nos 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 1990, investiguei sobre práticas sociais contraditórias, as produções acerca de sujeitos infanto-juvenis de direito e as que lidam com estes baseadas ainda em concepções menoristas. Pesquisa com as seguintes questões: Qual é a relação entre CT e escola? Como CT e escola nas suas especificidades produzem concepções acerca de sujeitos de direitos? A prática docente, realizada em 2010/1, problematizou sobre direitos e deveres de crianças, em uma turma, com crianças de idade entre sete e nove anos de idade, do III ano do I Ciclo de formação, numa escola municipal no bairro Restinga em Porto Alegre. No CT da Microrregião Sete, realizei estudo de caso e observações, elaborei diário de campo, fiz entrevistas semi-estruturadas. Como referência, utilizei o marco regulatório ECA (1990), dialoguei com Scheinvar (2008), Ribeiro (1996). Analisei os encaminhamentos feitos pela escola ao CT. Constatei que, casos de violações de direitos são cuidadosamente encaminhados por instituições escolares. O CT aplicou medidas de proteção cabíveis aos sujeitos infanto-juvenis. Por fim, na relação entre CT e escola, percebi a produção de concepções acerca de sujeitos de direitos, a jurisdicialização de práticas sociais e concepções menoristas da infância e da adolescência da classe popular.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27400
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764728
url http://hdl.handle.net/10183/27400
identifier_str_mv 000764728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27400/1/000764728.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27400/2/000764728.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27400/3/000764728.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06374c3401aff4dc3c98a5b8f764a6f1
d493ef45d4008a63d8c7a47540680700
b6fdc9388bb7662cff2297eaf13e72c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403879460864