As relações entre DCNEI e a educação personalizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115709 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta de Educação Personalizada e a metodologia de trabalho da Educação Oportuna e refletir sobre a minha prática como docente, dentro desta proposta de Educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e livros e materiais que estudam a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo o conceito de criança e currículo como categorias de análise desta pesquisa, buscando relacioná-los com a minha experiência de estágio docente. Como reflexões finais o estudo destacou a importância de um tempo de aula maior, para a concretização desta proposta de educação, bem como de um acompanhamento pedagógico constante e rico na formação de professores. |
id |
UFRGS-2_ee13b0570913887777e47ddf2d78a7a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115709 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Agüero, MarianaAlbuquerque, Simone Santos de2015-05-01T01:58:01Z2014http://hdl.handle.net/10183/115709000954154Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta de Educação Personalizada e a metodologia de trabalho da Educação Oportuna e refletir sobre a minha prática como docente, dentro desta proposta de Educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e livros e materiais que estudam a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo o conceito de criança e currículo como categorias de análise desta pesquisa, buscando relacioná-los com a minha experiência de estágio docente. Como reflexões finais o estudo destacou a importância de um tempo de aula maior, para a concretização desta proposta de educação, bem como de um acompanhamento pedagógico constante e rico na formação de professores.application/pdfporEducação infantilDiretrizes curricularesEducação personalizadaAs relações entre DCNEI e a educação personalizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954154.pdf000954154.pdfTexto completoapplication/pdf444200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/1/000954154.pdfccae5873001ef5c8a6423b19566f14b4MD51TEXT000954154.pdf.txt000954154.pdf.txtExtracted Texttext/plain94071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/2/000954154.pdf.txt910eb9abff498ef33e2ba38d81786e51MD52THUMBNAIL000954154.pdf.jpg000954154.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/3/000954154.pdf.jpgd23fea0ff025722aa7363194a7fe1891MD5310183/1157092018-10-22 07:38:43.019oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115709Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada |
title |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada |
spellingShingle |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada Agüero, Mariana Educação infantil Diretrizes curriculares Educação personalizada |
title_short |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada |
title_full |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada |
title_fullStr |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada |
title_full_unstemmed |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada |
title_sort |
As relações entre DCNEI e a educação personalizada |
author |
Agüero, Mariana |
author_facet |
Agüero, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agüero, Mariana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Simone Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Diretrizes curriculares Educação personalizada |
topic |
Educação infantil Diretrizes curriculares Educação personalizada |
description |
Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta de Educação Personalizada e a metodologia de trabalho da Educação Oportuna e refletir sobre a minha prática como docente, dentro desta proposta de Educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e livros e materiais que estudam a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo o conceito de criança e currículo como categorias de análise desta pesquisa, buscando relacioná-los com a minha experiência de estágio docente. Como reflexões finais o estudo destacou a importância de um tempo de aula maior, para a concretização desta proposta de educação, bem como de um acompanhamento pedagógico constante e rico na formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115709 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000954154 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115709 |
identifier_str_mv |
000954154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/1/000954154.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/2/000954154.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115709/3/000954154.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccae5873001ef5c8a6423b19566f14b4 910eb9abff498ef33e2ba38d81786e51 d23fea0ff025722aa7363194a7fe1891 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483869032448 |