Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Domingues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256633
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do lúdico na inclusão escolar de pessoas com deficiência, considerando a ludicidade uma ferramenta pedagógica fundamental no processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial. Através de uma pesquisa bibliográfica, identificaram-se autores que defendem o uso do lúdico como estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Buscou-se trazer a ludicidade para além de um recurso pedagógico, mas também na maneira de ser professor, e de quanto tal atitude aproxima os alunos tanto de seus pares quanto de seus professores. Discutiu-se também a falta de credibilidade que vários profissionais que trabalham com o lúdico enfrentam e as possíveis perdas sofridas, ao longo dos anos escolares, pela falta da ludicidade. A partir da própria experiência profissional desta pesquisadora com um aluno com deficiência, foi possível reconhecer a importância do lúdico no seu processo de aprendizagem, bem como observar grandes mudanças não só no seu aprendizado, mas principalmente no seu desenvolvimento cognitivo e social. No estudo, propõe-se a flexibilização do currículo como pilar importante no processo de inclusão do alunado público-alvo da Educação Especial, tendo em vista que essa metodologia propicia ao aluno ser protagonista da sua aprendizagem. Um currículo flexível unido ao uso da ludicidade possibilita ao aluno experiências educacionais focando em suas potencialidades, respeitando o seu tempo e seu espaço. Permite ainda, que o aluno se reconheça e se sinta parte integrante de um todo, viabilizando não apenas sua aprendizagem, mas também sua socialização e interação com seus pares.
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