Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Domingues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256633
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do lúdico na inclusão escolar de pessoas com deficiência, considerando a ludicidade uma ferramenta pedagógica fundamental no processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial. Através de uma pesquisa bibliográfica, identificaram-se autores que defendem o uso do lúdico como estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Buscou-se trazer a ludicidade para além de um recurso pedagógico, mas também na maneira de ser professor, e de quanto tal atitude aproxima os alunos tanto de seus pares quanto de seus professores. Discutiu-se também a falta de credibilidade que vários profissionais que trabalham com o lúdico enfrentam e as possíveis perdas sofridas, ao longo dos anos escolares, pela falta da ludicidade. A partir da própria experiência profissional desta pesquisadora com um aluno com deficiência, foi possível reconhecer a importância do lúdico no seu processo de aprendizagem, bem como observar grandes mudanças não só no seu aprendizado, mas principalmente no seu desenvolvimento cognitivo e social. No estudo, propõe-se a flexibilização do currículo como pilar importante no processo de inclusão do alunado público-alvo da Educação Especial, tendo em vista que essa metodologia propicia ao aluno ser protagonista da sua aprendizagem. Um currículo flexível unido ao uso da ludicidade possibilita ao aluno experiências educacionais focando em suas potencialidades, respeitando o seu tempo e seu espaço. Permite ainda, que o aluno se reconheça e se sinta parte integrante de um todo, viabilizando não apenas sua aprendizagem, mas também sua socialização e interação com seus pares.
id UFRGS-2_ee7b29944ddda1cacb4b4ce8e3ef53e7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256633
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Fernanda Domingues daBrabo, Gabriela Maria Barbosa2023-04-01T03:30:49Z2022http://hdl.handle.net/10183/256633001165857Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do lúdico na inclusão escolar de pessoas com deficiência, considerando a ludicidade uma ferramenta pedagógica fundamental no processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial. Através de uma pesquisa bibliográfica, identificaram-se autores que defendem o uso do lúdico como estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Buscou-se trazer a ludicidade para além de um recurso pedagógico, mas também na maneira de ser professor, e de quanto tal atitude aproxima os alunos tanto de seus pares quanto de seus professores. Discutiu-se também a falta de credibilidade que vários profissionais que trabalham com o lúdico enfrentam e as possíveis perdas sofridas, ao longo dos anos escolares, pela falta da ludicidade. A partir da própria experiência profissional desta pesquisadora com um aluno com deficiência, foi possível reconhecer a importância do lúdico no seu processo de aprendizagem, bem como observar grandes mudanças não só no seu aprendizado, mas principalmente no seu desenvolvimento cognitivo e social. No estudo, propõe-se a flexibilização do currículo como pilar importante no processo de inclusão do alunado público-alvo da Educação Especial, tendo em vista que essa metodologia propicia ao aluno ser protagonista da sua aprendizagem. Um currículo flexível unido ao uso da ludicidade possibilita ao aluno experiências educacionais focando em suas potencialidades, respeitando o seu tempo e seu espaço. Permite ainda, que o aluno se reconheça e se sinta parte integrante de um todo, viabilizando não apenas sua aprendizagem, mas também sua socialização e interação com seus pares.This study aimed to identify the importance of playfulness in the school inclusion of people with disabilities, considering playfulness as a fundamental pedagogical tool in the process of including the target audience of special education. Through a bibliographic research, authors were identified who defend the use of play as an efficient pedagogical strategy in the teaching-learning process. We sought to bring playfulness beyond pedagogy, but also in the way of being a teacher and how much such an attitude brings students both to their peers and their teachers. It was also discussed the lack of credibility that professionals who work with the playful face and possible losses suffered throughout the school years due to the lack of playfulness. In my experience with a student with a disability, I could be sure of the importance of play in their learning process, being able to observe great changes not only in their learning, but mainly in their cognitive and social development. I proposed the flexibilization of the curriculum as an important pillar in the process of inclusion of the target public of special education students, considering that this methodology brings the student as the protagonist of their learning. A flexible curriculum combined with the use of playfulness provides the student with possibilities to learn focusing on their potential, respecting their time and space. It also allows the student to recognize and feel part of a whole, enabling not only learning, but also socialization and interaction with others.application/pdfporLúdicoInclusão escolarBrincadeiraJogosAprendizagemLudicTo playInclusionMatchLearningInclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165857.pdf.txt001165857.pdf.txtExtracted Texttext/plain77235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256633/2/001165857.pdf.txt36823e6019c1267a667603432dfcaa47MD52ORIGINAL001165857.pdfTexto completoapplication/pdf430429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256633/1/001165857.pdf3e6c3af8562d6c7083e95995a65db8f2MD5110183/2566332023-04-02 03:25:07.410664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256633Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
title Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
spellingShingle Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
Silva, Fernanda Domingues da
Lúdico
Inclusão escolar
Brincadeira
Jogos
Aprendizagem
Ludic
To play
Inclusion
Match
Learning
title_short Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
title_full Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
title_fullStr Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
title_full_unstemmed Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
title_sort Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico
author Silva, Fernanda Domingues da
author_facet Silva, Fernanda Domingues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Domingues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brabo, Gabriela Maria Barbosa
contributor_str_mv Brabo, Gabriela Maria Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Inclusão escolar
Brincadeira
Jogos
Aprendizagem
topic Lúdico
Inclusão escolar
Brincadeira
Jogos
Aprendizagem
Ludic
To play
Inclusion
Match
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Ludic
To play
Inclusion
Match
Learning
description Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do lúdico na inclusão escolar de pessoas com deficiência, considerando a ludicidade uma ferramenta pedagógica fundamental no processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial. Através de uma pesquisa bibliográfica, identificaram-se autores que defendem o uso do lúdico como estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Buscou-se trazer a ludicidade para além de um recurso pedagógico, mas também na maneira de ser professor, e de quanto tal atitude aproxima os alunos tanto de seus pares quanto de seus professores. Discutiu-se também a falta de credibilidade que vários profissionais que trabalham com o lúdico enfrentam e as possíveis perdas sofridas, ao longo dos anos escolares, pela falta da ludicidade. A partir da própria experiência profissional desta pesquisadora com um aluno com deficiência, foi possível reconhecer a importância do lúdico no seu processo de aprendizagem, bem como observar grandes mudanças não só no seu aprendizado, mas principalmente no seu desenvolvimento cognitivo e social. No estudo, propõe-se a flexibilização do currículo como pilar importante no processo de inclusão do alunado público-alvo da Educação Especial, tendo em vista que essa metodologia propicia ao aluno ser protagonista da sua aprendizagem. Um currículo flexível unido ao uso da ludicidade possibilita ao aluno experiências educacionais focando em suas potencialidades, respeitando o seu tempo e seu espaço. Permite ainda, que o aluno se reconheça e se sinta parte integrante de um todo, viabilizando não apenas sua aprendizagem, mas também sua socialização e interação com seus pares.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-01T03:30:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256633
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165857
url http://hdl.handle.net/10183/256633
identifier_str_mv 001165857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256633/2/001165857.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256633/1/001165857.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 36823e6019c1267a667603432dfcaa47
3e6c3af8562d6c7083e95995a65db8f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447335400898560