Dental health education : a literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108409 |
Resumo: | A necessária renovação das práticas de educação em saúde tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de aumentar a competência e influenciar nas tomadas de decisão. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema ‘educação em saúde bucal’, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca eletrônica, de 2000 a 2011, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos na Língua Inglesa e Portuguesa. Os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados (61 artigos). Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso de folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/instrução verbal/ cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. O questionário foi o instrumento de avaliação mais citado, seguido pela associação exame clínico-questionário e exame clínico. |
id |
UFRGS-2_efeaa912023f3e8762de456e9b795689 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108409 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Renyelle Schwantes deBaumgarten, AlexandreToassi, Ramona Fernanda Ceriotti2014-12-17T02:14:54Z20140102-9460http://hdl.handle.net/10183/108409000941507A necessária renovação das práticas de educação em saúde tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de aumentar a competência e influenciar nas tomadas de decisão. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema ‘educação em saúde bucal’, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca eletrônica, de 2000 a 2011, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos na Língua Inglesa e Portuguesa. Os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados (61 artigos). Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso de folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/instrução verbal/ cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. O questionário foi o instrumento de avaliação mais citado, seguido pela associação exame clínico-questionário e exame clínico.A fundamental redesign of health education practices has been necessary but challenging with regard to improving the public’s competence and influencing their decision making. The aim of this study was to review the literature on oral health education and analyze its subjects, methodological strategies and forms of assessment. The following electronic databases were used to search the literature from 2000 to 2011: the Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Brazilian Library of Dentistry (BBO), Latin-American and Caribbean Center on Health Sciences Information (LILACS), biomedical journal literature of the National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) and the CAPES Portal. The search was restricted to articles in English and Portuguese. The selected articles (61) were obtained in full and analyzed. The groups that received the most oral health education consisted of those in pre-school and grade school, followed by health professionals and the elderly. Educational leaflets were the most commonly used tool, followed by lectures/verbal instruction/posters and demonstrations using macro models. The questionnaire was the most cited evaluation tool, followed by a combination of clinical examination and questionnaire and clinical examination alone.application/pdfengRevista odonto ciência = Journal of dental science. Porto Alegre. Vol. 29, no. 1 (2014), p. 18-24Educação em odontologiaEducação em saúde bucalOdontologiaHealth educationDentalHealth promotion educationDental health education : a literature reviewEducação em saúde bucal : uma revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941507.pdf000941507.pdfTexto completo (inglês)application/pdf455020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/1/000941507.pdf0370a675b58bf2a8fecea89463f03c41MD51TEXT000941507.pdf.txt000941507.pdf.txtExtracted Texttext/plain47530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/2/000941507.pdf.txtc781450324b3a3de5fde975fea80a80dMD52THUMBNAIL000941507.pdf.jpg000941507.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/3/000941507.pdf.jpgfbf801b2b41351be938151cefc21d30bMD5310183/1084092021-09-18 04:48:22.174943oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108409Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-18T07:48:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dental health education : a literature review |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Educação em saúde bucal : uma revisão de literatura |
title |
Dental health education : a literature review |
spellingShingle |
Dental health education : a literature review Souza, Renyelle Schwantes de Educação em odontologia Educação em saúde bucal Odontologia Health education Dental Health promotion education |
title_short |
Dental health education : a literature review |
title_full |
Dental health education : a literature review |
title_fullStr |
Dental health education : a literature review |
title_full_unstemmed |
Dental health education : a literature review |
title_sort |
Dental health education : a literature review |
author |
Souza, Renyelle Schwantes de |
author_facet |
Souza, Renyelle Schwantes de Baumgarten, Alexandre Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_role |
author |
author2 |
Baumgarten, Alexandre Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renyelle Schwantes de Baumgarten, Alexandre Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em odontologia Educação em saúde bucal Odontologia |
topic |
Educação em odontologia Educação em saúde bucal Odontologia Health education Dental Health promotion education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health education Dental Health promotion education |
description |
A necessária renovação das práticas de educação em saúde tem sido um desafio no que se refere à possibilidade de aumentar a competência e influenciar nas tomadas de decisão. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o tema ‘educação em saúde bucal’, analisando seus sujeitos, estratégias metodológicas e formas de avaliação. Foi conduzida busca eletrônica, de 2000 a 2011, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biomedical Journal Literature a serviço da National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Portal CAPES. A busca limitou-se a artigos na Língua Inglesa e Portuguesa. Os artigos selecionados foram obtidos na íntegra e analisados (61 artigos). Os grupos mais observados nas atividades educativas em saúde bucal foram os pré-escolares e escolares, seguidos pelos profissionais de saúde e idosos. O uso de folhetos educativos foi o método mais observado, seguido pela palestra/instrução verbal/ cartazes e demonstrações com o uso de macromodelos. O questionário foi o instrumento de avaliação mais citado, seguido pela associação exame clínico-questionário e exame clínico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T02:14:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108409 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-9460 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000941507 |
identifier_str_mv |
0102-9460 000941507 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista odonto ciência = Journal of dental science. Porto Alegre. Vol. 29, no. 1 (2014), p. 18-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/1/000941507.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/2/000941507.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108409/3/000941507.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0370a675b58bf2a8fecea89463f03c41 c781450324b3a3de5fde975fea80a80d fbf801b2b41351be938151cefc21d30b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224860248047616 |