Adaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre : uma proposta para enfermeiras brasileiras
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141527 |
Resumo: | Introdução: Educação e capacitação são os pilares da preparação para os desastres e melhores currículos e programas de treinamento são baseados em competências. Objetivo: Este artigo apresenta uma proposta para ser aplicada ao currículo de enfermagem no Brasil, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas recomendações para a integração de habilidades e competências no currículo de graduação propostas pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: Foi realizada uma comparação de referenciais de competências para indicar as competências específicas essenciais para enfermeiras brasileiras. Níveis de proficiência foram indicados para o estabelecimento de objetivos educacionais e experiências de aprendizado e instrumentos de avaliação recomendados da literatura. Conclusões: As competências constituem o início da discussão que deverá ocorrer em cada escola de enfermagem para que todas as enfermeiras brasileiras estejam preparadas para o caso de um desastre ocorrer. |
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Witt, Regina RigattoGebbie, Kristine Moore2016-05-21T02:09:08Z20160102-6933http://hdl.handle.net/10183/141527000991427Introdução: Educação e capacitação são os pilares da preparação para os desastres e melhores currículos e programas de treinamento são baseados em competências. Objetivo: Este artigo apresenta uma proposta para ser aplicada ao currículo de enfermagem no Brasil, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas recomendações para a integração de habilidades e competências no currículo de graduação propostas pela Organização Mundial da Saúde. Resultados: Foi realizada uma comparação de referenciais de competências para indicar as competências específicas essenciais para enfermeiras brasileiras. Níveis de proficiência foram indicados para o estabelecimento de objetivos educacionais e experiências de aprendizado e instrumentos de avaliação recomendados da literatura. Conclusões: As competências constituem o início da discussão que deverá ocorrer em cada escola de enfermagem para que todas as enfermeiras brasileiras estejam preparadas para o caso de um desastre ocorrer.Introduction: Education and training are the cornerstones of disaster preparedness and best curricula and training programs are competency-based. Objective: This paper presents a proposal to be applied in nursing curricula in Brazil, based on the National Curriculum Guidelines and the recommendations for integrating skills and competencies into undergraduate curricula proposed by the World Health Organization. Results: Comparison of competencies sets was conducted to indicate the specific competencies to be included as essential for Brazilian nurses. Levels of proficiency were indicated for the establishment of learning objectives and learning experiences and evaluation tools recommended from the literature. Conclusions: The competencies provided are the beginning of the discussion that will have to take place in every nursing school, if all Brazilian nurses are to graduate ready to participate should a disaster occur.Introducción: Educación y capacidad son los pilares de la preparación para los desastres y mejores currículos y programas de entrenamiento son basados en competencias. Objetivo: Este artículo presenta una propuesta para ser aplicada al currículo de enfermería en Brasil, basada en las Directrices Curriculares Nacionales y en las recomendaciones para la integración de habilidades y competencias en el currículo de grado propuestas por la Organización Mundial de la Salud. Resultados: Se realizó una comparación de referenciales de competencias para indicar aquellas específicas esenciales para enfermeras brasileñas. Niveles de competencia fueran indicados para el establecimiento de objetivos educacionales e experiencias de aprendizaje e instrumentos de evaluación recomendados por la literatura. Conclusiones: Las competencias constituyen el inicio de la discusión que deberá ocurrir en cada escuela de enfermería para que todas las enfermeras brasileñas estén preparadas para el caso de un desastre ocurrir.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 37, n.1 (mar. 2016), p. 165-71Educação baseada em competênciasEducação em desastresEducação em enfermagemCompetency-based educationEducation in disasters Nursing educationEducación basada en competenciasEducación en desastresEducación en enfermeríaCurrículoAdaptando o currículo para atender a necessidades de profissionais de saúde em um desastre : uma proposta para enfermeiras brasileirasTailoring curricula to fit health professionals’ needs in a disaster : a proposal for Brazilian nursesAdaptando el currículo para atender a necesidades de profesionales de salud en un desastre : una propuesta para enfermeras brasileñasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991427.pdf000991427.pdfTexto completoapplication/pdf139200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141527/1/000991427.pdf9839af52f9ff5ec098dd674d3337f557MD51TEXT000991427.pdf.txt000991427.pdf.txtExtracted Texttext/plain27643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141527/2/000991427.pdf.txt9f7d3b8b3b4ec9b09ebacef42b14f29eMD52THUMBNAIL000991427.pdf.jpg000991427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141527/3/000991427.pdf.jpgaf62f230b690d60ef1424ecaa8930338MD5310183/1415272018-10-29 08:28:32.312oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141527Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:28:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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