Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117298 |
Resumo: | Altos investimentos são feitos na área de tecnologia da informação (TI). Porém, tais investimentos não garantem o sucesso do sistema. Estudos indicam que o sucesso de um sistema de informação pode ser avaliado através da satisfação dos usuários do sistema. O tema deste estudo é a satisfação do usuário final de um sistema Service Desk como forma de avaliar o sucesso do sistema. O objetivo da pesquisa é medir a satisfação dos usuários do sistema. O método utilizado é a pesquisa Survey, realizada a partir da adaptação de um modelo apresentado pela literatura. A pesquisa foi realizada em duas etapas: o estudo piloto e a pesquisa final. O processo de validação e refinamento do instrumento utilizou diferentes técnicas facilitadas pela utilização do programa Smart PLS. Foram medidos cinco contructos dentre eles qualidade do sistema, qualidade da informação, uso, satisfação do usuário e impacto individual. |
id |
UFRGS-2_f155c655eb326b06072f01f40b4d7c39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117298 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giacomini, Gustavo de NesMaçada, Antônio Carlos Gastaud2015-05-29T02:01:00Z2014http://hdl.handle.net/10183/117298000966642Altos investimentos são feitos na área de tecnologia da informação (TI). Porém, tais investimentos não garantem o sucesso do sistema. Estudos indicam que o sucesso de um sistema de informação pode ser avaliado através da satisfação dos usuários do sistema. O tema deste estudo é a satisfação do usuário final de um sistema Service Desk como forma de avaliar o sucesso do sistema. O objetivo da pesquisa é medir a satisfação dos usuários do sistema. O método utilizado é a pesquisa Survey, realizada a partir da adaptação de um modelo apresentado pela literatura. A pesquisa foi realizada em duas etapas: o estudo piloto e a pesquisa final. O processo de validação e refinamento do instrumento utilizou diferentes técnicas facilitadas pela utilização do programa Smart PLS. Foram medidos cinco contructos dentre eles qualidade do sistema, qualidade da informação, uso, satisfação do usuário e impacto individual.Large investments are made on Information Technology (IT) field. Anyhow, such high investments did not ensure the Information system success. Studies indicates that user satisfaction can be measure thru its user satisfaction. The subject of this paper is the end user satisfaction of a Service Desk system. The purpose of this research is measure the end user satisfaction. The method used was a survey, built from an adapted previous instrument. The survey was conducted in two steps: a pilot and the final survey. The instrument validation process used different techniques, all facilitated by the use of Smart PLS program. It was measured with the proposed tool five constructs related to: usage, system quality, information quality, user perception and individual impact.application/pdfporSatisfação do usuárioTecnologia da informaçãoInformation technology (IT)User satisfactionService deskSmart PLSMedindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966642.pdf000966642.pdfTexto completoapplication/pdf902260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117298/1/000966642.pdf444fd78c7d8700ac830dc12612f141d0MD51TEXT000966642.pdf.txt000966642.pdf.txtExtracted Texttext/plain119203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117298/2/000966642.pdf.txtf780fee6729d5290fe5e8c4f438de0dfMD52THUMBNAIL000966642.pdf.jpg000966642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117298/3/000966642.pdf.jpge54ca3ec644672314041be642c194515MD5310183/1172982019-07-10 02:34:33.953564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117298Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:34:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz |
title |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz |
spellingShingle |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz Giacomini, Gustavo de Nes Satisfação do usuário Tecnologia da informação Information technology (IT) User satisfaction Service desk Smart PLS |
title_short |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz |
title_full |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz |
title_fullStr |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz |
title_full_unstemmed |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz |
title_sort |
Medindo a satisfação dos usuários do Sistema Service Desk na empresa Souza Cruz |
author |
Giacomini, Gustavo de Nes |
author_facet |
Giacomini, Gustavo de Nes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacomini, Gustavo de Nes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
contributor_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do usuário Tecnologia da informação |
topic |
Satisfação do usuário Tecnologia da informação Information technology (IT) User satisfaction Service desk Smart PLS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information technology (IT) User satisfaction Service desk Smart PLS |
description |
Altos investimentos são feitos na área de tecnologia da informação (TI). Porém, tais investimentos não garantem o sucesso do sistema. Estudos indicam que o sucesso de um sistema de informação pode ser avaliado através da satisfação dos usuários do sistema. O tema deste estudo é a satisfação do usuário final de um sistema Service Desk como forma de avaliar o sucesso do sistema. O objetivo da pesquisa é medir a satisfação dos usuários do sistema. O método utilizado é a pesquisa Survey, realizada a partir da adaptação de um modelo apresentado pela literatura. A pesquisa foi realizada em duas etapas: o estudo piloto e a pesquisa final. O processo de validação e refinamento do instrumento utilizou diferentes técnicas facilitadas pela utilização do programa Smart PLS. Foram medidos cinco contructos dentre eles qualidade do sistema, qualidade da informação, uso, satisfação do usuário e impacto individual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-29T02:01:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117298 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966642 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117298 |
identifier_str_mv |
000966642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117298/1/000966642.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117298/2/000966642.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117298/3/000966642.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
444fd78c7d8700ac830dc12612f141d0 f780fee6729d5290fe5e8c4f438de0df e54ca3ec644672314041be642c194515 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447148733399040 |