Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158940
Resumo: Este trabalho tem como base o uso pedagógico das TIC (tecnologias da informação e comunicação) como um importante instrumento na construção e articulação do conhecimento para alunos com necessidades especiais na educação em artes. A pesquisa busca vivenciar e compreender a relação entre o ensino das artes visuais e a educação inclusiva através do uso de tecnologias, tendo em vista os poucos estudos e a pouca formação de educadores nesta área. Desenvolvemos um trabalho voltado para a experiência e para a troca de vivências entre o pesquisador, os alunos regulares e os alunos com necessidades educacionais especiais no qual a construção do conhecimento se processa por meio de ações colaborativas entre estes grupos, fortalecendo assim o que realmente podemos estabelecer como inclusão, tanto em educação quanto nos espaços escolares. Para a fundamentação deste trabalho, utilizamos uma bibliografia composta por estudos de autores como Maria Sheila Campello, que trata do tema das tecnologias relacionadas à área de formação dos educadores frente a essas aplicações. Também é abordado na pesquisa o referencial de Anna Mae Tavares Bastos Barbosa e Fernando Hernández, por trabalharem questões relativas aos processos pedagógicos e didáticos aplicados dentro da sala de aula em concomitância com o objeto de pesquisa.
id UFRGS-2_f1a0770ae0884d04e7df9296b20d0828
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158940
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Carlos Eduardo TeixeiraMastroberti, Paula2017-06-01T02:36:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/158940001023086Este trabalho tem como base o uso pedagógico das TIC (tecnologias da informação e comunicação) como um importante instrumento na construção e articulação do conhecimento para alunos com necessidades especiais na educação em artes. A pesquisa busca vivenciar e compreender a relação entre o ensino das artes visuais e a educação inclusiva através do uso de tecnologias, tendo em vista os poucos estudos e a pouca formação de educadores nesta área. Desenvolvemos um trabalho voltado para a experiência e para a troca de vivências entre o pesquisador, os alunos regulares e os alunos com necessidades educacionais especiais no qual a construção do conhecimento se processa por meio de ações colaborativas entre estes grupos, fortalecendo assim o que realmente podemos estabelecer como inclusão, tanto em educação quanto nos espaços escolares. Para a fundamentação deste trabalho, utilizamos uma bibliografia composta por estudos de autores como Maria Sheila Campello, que trata do tema das tecnologias relacionadas à área de formação dos educadores frente a essas aplicações. Também é abordado na pesquisa o referencial de Anna Mae Tavares Bastos Barbosa e Fernando Hernández, por trabalharem questões relativas aos processos pedagógicos e didáticos aplicados dentro da sala de aula em concomitância com o objeto de pesquisa.application/pdfporTecnologia da informaçãoTecnologia da comunicaçãoEducação inclusivaArteEducaçãoCiberculturaTecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023086.pdf001023086.pdfTexto completoapplication/pdf2744909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/1/001023086.pdf6f1d2da141ad97898e6f485e732d3090MD51TEXT001023086.pdf.txt001023086.pdf.txtExtracted Texttext/plain133424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/2/001023086.pdf.txt75d4a610a4cef175f7355854fd7d2c50MD5210183/1589402017-06-02 02:43:06.81887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158940Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-02T05:43:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
title Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
spellingShingle Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira
Tecnologia da informação
Tecnologia da comunicação
Educação inclusiva
Arte
Educação
Cibercultura
title_short Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
title_full Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
title_fullStr Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
title_full_unstemmed Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
title_sort Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
author Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira
author_facet Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mastroberti, Paula
contributor_str_mv Mastroberti, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Tecnologia da comunicação
Educação inclusiva
Arte
Educação
Cibercultura
topic Tecnologia da informação
Tecnologia da comunicação
Educação inclusiva
Arte
Educação
Cibercultura
description Este trabalho tem como base o uso pedagógico das TIC (tecnologias da informação e comunicação) como um importante instrumento na construção e articulação do conhecimento para alunos com necessidades especiais na educação em artes. A pesquisa busca vivenciar e compreender a relação entre o ensino das artes visuais e a educação inclusiva através do uso de tecnologias, tendo em vista os poucos estudos e a pouca formação de educadores nesta área. Desenvolvemos um trabalho voltado para a experiência e para a troca de vivências entre o pesquisador, os alunos regulares e os alunos com necessidades educacionais especiais no qual a construção do conhecimento se processa por meio de ações colaborativas entre estes grupos, fortalecendo assim o que realmente podemos estabelecer como inclusão, tanto em educação quanto nos espaços escolares. Para a fundamentação deste trabalho, utilizamos uma bibliografia composta por estudos de autores como Maria Sheila Campello, que trata do tema das tecnologias relacionadas à área de formação dos educadores frente a essas aplicações. Também é abordado na pesquisa o referencial de Anna Mae Tavares Bastos Barbosa e Fernando Hernández, por trabalharem questões relativas aos processos pedagógicos e didáticos aplicados dentro da sala de aula em concomitância com o objeto de pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-01T02:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158940
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001023086
url http://hdl.handle.net/10183/158940
identifier_str_mv 001023086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/1/001023086.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/2/001023086.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f1d2da141ad97898e6f485e732d3090
75d4a610a4cef175f7355854fd7d2c50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224533145812992