Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158940 |
Resumo: | Este trabalho tem como base o uso pedagógico das TIC (tecnologias da informação e comunicação) como um importante instrumento na construção e articulação do conhecimento para alunos com necessidades especiais na educação em artes. A pesquisa busca vivenciar e compreender a relação entre o ensino das artes visuais e a educação inclusiva através do uso de tecnologias, tendo em vista os poucos estudos e a pouca formação de educadores nesta área. Desenvolvemos um trabalho voltado para a experiência e para a troca de vivências entre o pesquisador, os alunos regulares e os alunos com necessidades educacionais especiais no qual a construção do conhecimento se processa por meio de ações colaborativas entre estes grupos, fortalecendo assim o que realmente podemos estabelecer como inclusão, tanto em educação quanto nos espaços escolares. Para a fundamentação deste trabalho, utilizamos uma bibliografia composta por estudos de autores como Maria Sheila Campello, que trata do tema das tecnologias relacionadas à área de formação dos educadores frente a essas aplicações. Também é abordado na pesquisa o referencial de Anna Mae Tavares Bastos Barbosa e Fernando Hernández, por trabalharem questões relativas aos processos pedagógicos e didáticos aplicados dentro da sala de aula em concomitância com o objeto de pesquisa. |
id |
UFRGS-2_f1a0770ae0884d04e7df9296b20d0828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158940 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento, Carlos Eduardo TeixeiraMastroberti, Paula2017-06-01T02:36:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/158940001023086Este trabalho tem como base o uso pedagógico das TIC (tecnologias da informação e comunicação) como um importante instrumento na construção e articulação do conhecimento para alunos com necessidades especiais na educação em artes. A pesquisa busca vivenciar e compreender a relação entre o ensino das artes visuais e a educação inclusiva através do uso de tecnologias, tendo em vista os poucos estudos e a pouca formação de educadores nesta área. Desenvolvemos um trabalho voltado para a experiência e para a troca de vivências entre o pesquisador, os alunos regulares e os alunos com necessidades educacionais especiais no qual a construção do conhecimento se processa por meio de ações colaborativas entre estes grupos, fortalecendo assim o que realmente podemos estabelecer como inclusão, tanto em educação quanto nos espaços escolares. Para a fundamentação deste trabalho, utilizamos uma bibliografia composta por estudos de autores como Maria Sheila Campello, que trata do tema das tecnologias relacionadas à área de formação dos educadores frente a essas aplicações. Também é abordado na pesquisa o referencial de Anna Mae Tavares Bastos Barbosa e Fernando Hernández, por trabalharem questões relativas aos processos pedagógicos e didáticos aplicados dentro da sala de aula em concomitância com o objeto de pesquisa.application/pdfporTecnologia da informaçãoTecnologia da comunicaçãoEducação inclusivaArteEducaçãoCiberculturaTecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2016Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023086.pdf001023086.pdfTexto completoapplication/pdf2744909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/1/001023086.pdf6f1d2da141ad97898e6f485e732d3090MD51TEXT001023086.pdf.txt001023086.pdf.txtExtracted Texttext/plain133424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/2/001023086.pdf.txt75d4a610a4cef175f7355854fd7d2c50MD5210183/1589402017-06-02 02:43:06.81887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158940Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-02T05:43:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes |
title |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes |
spellingShingle |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira Tecnologia da informação Tecnologia da comunicação Educação inclusiva Arte Educação Cibercultura |
title_short |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes |
title_full |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes |
title_fullStr |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes |
title_sort |
Tecnologias da informação e comunicação voltadas para alunos de inclusão (necessidades especiais) : uma experiência de educação em artes |
author |
Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira |
author_facet |
Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Carlos Eduardo Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mastroberti, Paula |
contributor_str_mv |
Mastroberti, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Tecnologia da comunicação Educação inclusiva Arte Educação Cibercultura |
topic |
Tecnologia da informação Tecnologia da comunicação Educação inclusiva Arte Educação Cibercultura |
description |
Este trabalho tem como base o uso pedagógico das TIC (tecnologias da informação e comunicação) como um importante instrumento na construção e articulação do conhecimento para alunos com necessidades especiais na educação em artes. A pesquisa busca vivenciar e compreender a relação entre o ensino das artes visuais e a educação inclusiva através do uso de tecnologias, tendo em vista os poucos estudos e a pouca formação de educadores nesta área. Desenvolvemos um trabalho voltado para a experiência e para a troca de vivências entre o pesquisador, os alunos regulares e os alunos com necessidades educacionais especiais no qual a construção do conhecimento se processa por meio de ações colaborativas entre estes grupos, fortalecendo assim o que realmente podemos estabelecer como inclusão, tanto em educação quanto nos espaços escolares. Para a fundamentação deste trabalho, utilizamos uma bibliografia composta por estudos de autores como Maria Sheila Campello, que trata do tema das tecnologias relacionadas à área de formação dos educadores frente a essas aplicações. Também é abordado na pesquisa o referencial de Anna Mae Tavares Bastos Barbosa e Fernando Hernández, por trabalharem questões relativas aos processos pedagógicos e didáticos aplicados dentro da sala de aula em concomitância com o objeto de pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-01T02:36:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158940 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001023086 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158940 |
identifier_str_mv |
001023086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/1/001023086.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158940/2/001023086.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f1d2da141ad97898e6f485e732d3090 75d4a610a4cef175f7355854fd7d2c50 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224533145812992 |