Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Metz, Vitória Bassan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250332
Resumo: O presente Trabalho de Curso foi realizado através do percurso metodológico de uma revisão bibliográfica, a partir do conceito de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, acerca de publicações que referenciam a Abordagem Pikler, detalhando os ensinamentos de Emmi Pikler no cerne da abordagem, além de livros que apresentam a abordagem como uma perspectiva de atuação para a área da Educação Infantil brasileira. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como a conduta de Emmi Pikler, mesmo tendo sido originalmente proposta para instituições de longa permanência e posteriormente adotada por famílias que se identificaram com as proposições para o cuidado de seus bebês, há também a possibilidade de aproximarmos o conceito à nossa realidade, adotando determinadas medidas que valorizem o cuidado e a atenção pessoal na Educação Infantil. Para isto foi composto o seguinte corpus de análise: 1) Educação de Bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano (2018); 2) Una mirada adulta sobre el niño en acción: el sentido del movimiento en la protoinfancia (2011); 3) Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy (2004); 4) Abordagem Pikler: Educação Infantil (2016); 5) Lóczy, una insólita atención personal (2014); 6) Educação, cuidado e desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos (2020); 7) Olhares em diálogo na Educação Infantil: aproximações com a abordagem de Emmi Pikler (2020); 8) O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas (2014); 9) Elevating child care: a guide to respectful parenting (2014); 10) Vínculo, movimento e autonomia: educação até os três anos (2017). Através da leitura dos livros analisados, surgiram três unidades de análise: 1) o cuidado e o sentido da atenção pessoal aos bebês; 2) o cuidado e o sentido do movimento na protoinfância; 3) o cuidado e o sentido da ação docente com os bebês. A partir da realização do trabalho e da análise elaborada, foi possível inferir que, considerando o cuidado e a educação de bebês como indissociáveis, a Educação Infantil brasileira pode – e deve – se amparar nos preceitos de Emmi Pikler para valorizar a docência com bebês e qualificar o trabalho e o desenvolvimento dos primeiros anos de vida.
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