Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250332 |
Resumo: | O presente Trabalho de Curso foi realizado através do percurso metodológico de uma revisão bibliográfica, a partir do conceito de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, acerca de publicações que referenciam a Abordagem Pikler, detalhando os ensinamentos de Emmi Pikler no cerne da abordagem, além de livros que apresentam a abordagem como uma perspectiva de atuação para a área da Educação Infantil brasileira. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como a conduta de Emmi Pikler, mesmo tendo sido originalmente proposta para instituições de longa permanência e posteriormente adotada por famílias que se identificaram com as proposições para o cuidado de seus bebês, há também a possibilidade de aproximarmos o conceito à nossa realidade, adotando determinadas medidas que valorizem o cuidado e a atenção pessoal na Educação Infantil. Para isto foi composto o seguinte corpus de análise: 1) Educação de Bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano (2018); 2) Una mirada adulta sobre el niño en acción: el sentido del movimiento en la protoinfancia (2011); 3) Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy (2004); 4) Abordagem Pikler: Educação Infantil (2016); 5) Lóczy, una insólita atención personal (2014); 6) Educação, cuidado e desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos (2020); 7) Olhares em diálogo na Educação Infantil: aproximações com a abordagem de Emmi Pikler (2020); 8) O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas (2014); 9) Elevating child care: a guide to respectful parenting (2014); 10) Vínculo, movimento e autonomia: educação até os três anos (2017). Através da leitura dos livros analisados, surgiram três unidades de análise: 1) o cuidado e o sentido da atenção pessoal aos bebês; 2) o cuidado e o sentido do movimento na protoinfância; 3) o cuidado e o sentido da ação docente com os bebês. A partir da realização do trabalho e da análise elaborada, foi possível inferir que, considerando o cuidado e a educação de bebês como indissociáveis, a Educação Infantil brasileira pode – e deve – se amparar nos preceitos de Emmi Pikler para valorizar a docência com bebês e qualificar o trabalho e o desenvolvimento dos primeiros anos de vida. |
id |
UFRGS-2_f25714f554a7f1d3054b5684a644c624 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250332 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Metz, Vitória BassanCarvalho, Rodrigo Saballa de2022-10-26T04:48:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/250332001152202O presente Trabalho de Curso foi realizado através do percurso metodológico de uma revisão bibliográfica, a partir do conceito de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, acerca de publicações que referenciam a Abordagem Pikler, detalhando os ensinamentos de Emmi Pikler no cerne da abordagem, além de livros que apresentam a abordagem como uma perspectiva de atuação para a área da Educação Infantil brasileira. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como a conduta de Emmi Pikler, mesmo tendo sido originalmente proposta para instituições de longa permanência e posteriormente adotada por famílias que se identificaram com as proposições para o cuidado de seus bebês, há também a possibilidade de aproximarmos o conceito à nossa realidade, adotando determinadas medidas que valorizem o cuidado e a atenção pessoal na Educação Infantil. Para isto foi composto o seguinte corpus de análise: 1) Educação de Bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano (2018); 2) Una mirada adulta sobre el niño en acción: el sentido del movimiento en la protoinfancia (2011); 3) Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy (2004); 4) Abordagem Pikler: Educação Infantil (2016); 5) Lóczy, una insólita atención personal (2014); 6) Educação, cuidado e desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos (2020); 7) Olhares em diálogo na Educação Infantil: aproximações com a abordagem de Emmi Pikler (2020); 8) O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas (2014); 9) Elevating child care: a guide to respectful parenting (2014); 10) Vínculo, movimento e autonomia: educação até os três anos (2017). Através da leitura dos livros analisados, surgiram três unidades de análise: 1) o cuidado e o sentido da atenção pessoal aos bebês; 2) o cuidado e o sentido do movimento na protoinfância; 3) o cuidado e o sentido da ação docente com os bebês. A partir da realização do trabalho e da análise elaborada, foi possível inferir que, considerando o cuidado e a educação de bebês como indissociáveis, a Educação Infantil brasileira pode – e deve – se amparar nos preceitos de Emmi Pikler para valorizar a docência com bebês e qualificar o trabalho e o desenvolvimento dos primeiros anos de vida.application/pdfporEducação infantilBebêOs cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Piklerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152202.pdf.txt001152202.pdf.txtExtracted Texttext/plain285436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250332/2/001152202.pdf.txt1cbaeb179d43cd851a57e6acfbed8a4fMD52ORIGINAL001152202.pdfTexto completoapplication/pdf2773223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250332/1/001152202.pdfdc97c3f39c48a393fc2ebadf67786fd8MD5110183/2503322022-10-27 04:51:00.184658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250332Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-27T07:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler |
title |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler |
spellingShingle |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler Metz, Vitória Bassan Educação infantil Bebê |
title_short |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler |
title_full |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler |
title_fullStr |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler |
title_full_unstemmed |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler |
title_sort |
Os cuidados de atenção pessoal com bebês na creche : contribuições da abordagem Pikler |
author |
Metz, Vitória Bassan |
author_facet |
Metz, Vitória Bassan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Metz, Vitória Bassan |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Bebê |
topic |
Educação infantil Bebê |
description |
O presente Trabalho de Curso foi realizado através do percurso metodológico de uma revisão bibliográfica, a partir do conceito de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, acerca de publicações que referenciam a Abordagem Pikler, detalhando os ensinamentos de Emmi Pikler no cerne da abordagem, além de livros que apresentam a abordagem como uma perspectiva de atuação para a área da Educação Infantil brasileira. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como a conduta de Emmi Pikler, mesmo tendo sido originalmente proposta para instituições de longa permanência e posteriormente adotada por famílias que se identificaram com as proposições para o cuidado de seus bebês, há também a possibilidade de aproximarmos o conceito à nossa realidade, adotando determinadas medidas que valorizem o cuidado e a atenção pessoal na Educação Infantil. Para isto foi composto o seguinte corpus de análise: 1) Educação de Bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano (2018); 2) Una mirada adulta sobre el niño en acción: el sentido del movimiento en la protoinfancia (2011); 3) Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy (2004); 4) Abordagem Pikler: Educação Infantil (2016); 5) Lóczy, una insólita atención personal (2014); 6) Educação, cuidado e desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos (2020); 7) Olhares em diálogo na Educação Infantil: aproximações com a abordagem de Emmi Pikler (2020); 8) O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas (2014); 9) Elevating child care: a guide to respectful parenting (2014); 10) Vínculo, movimento e autonomia: educação até os três anos (2017). Através da leitura dos livros analisados, surgiram três unidades de análise: 1) o cuidado e o sentido da atenção pessoal aos bebês; 2) o cuidado e o sentido do movimento na protoinfância; 3) o cuidado e o sentido da ação docente com os bebês. A partir da realização do trabalho e da análise elaborada, foi possível inferir que, considerando o cuidado e a educação de bebês como indissociáveis, a Educação Infantil brasileira pode – e deve – se amparar nos preceitos de Emmi Pikler para valorizar a docência com bebês e qualificar o trabalho e o desenvolvimento dos primeiros anos de vida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T04:48:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250332 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001152202 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250332 |
identifier_str_mv |
001152202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250332/2/001152202.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250332/1/001152202.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1cbaeb179d43cd851a57e6acfbed8a4f dc97c3f39c48a393fc2ebadf67786fd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224642939060224 |