A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232008 |
Resumo: | Faz-se aqui uma análise da reforma educacional do Estado Espanhol, enfatizando seus aspectos tecnocráticos, com a conseqüente desqualificação do papel do professorado, bem como sua opção pela psicologização da politica educacional, com exclusão das questões multiculturais, da percepção da discriminação sexista, da consideração da cultura popular e outras dimensões que vêm sendo estudadas pela Sociologia do Currículo. O texto da reforma é visto como um discurso predominantemente de corte psicológico, centrado em um indivíduo "universal", descontextualizado em suas dimensões mais sociais e históricas, e com efetivas dificuldades de conexão com a realidade educacional. |
id |
UFRGS-2_f266833b77333a075cf7a977cf9feafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232008 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Torres Santomé, JurjoSilveira, Rosa Maria HesselMarzola, Norma Regina2021-11-19T04:34:13Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/232008000175889Faz-se aqui uma análise da reforma educacional do Estado Espanhol, enfatizando seus aspectos tecnocráticos, com a conseqüente desqualificação do papel do professorado, bem como sua opção pela psicologização da politica educacional, com exclusão das questões multiculturais, da percepção da discriminação sexista, da consideração da cultura popular e outras dimensões que vêm sendo estudadas pela Sociologia do Currículo. O texto da reforma é visto como um discurso predominantemente de corte psicológico, centrado em um indivíduo "universal", descontextualizado em suas dimensões mais sociais e históricas, e com efetivas dificuldades de conexão com a realidade educacional.Some of features of the recent reform of the system of education of Spain are here analyzed. The analysis calls attention to the reform's technocratic tendencies, with the attendant deskilling of the teachers' work. The reformers' option for a psychologizing approach is also emphasized, an approach which implies a disregard for questions such as multiculturalism, sexism, popular culture and the like, which, by contrast, have been considered as important by studies in the area of Sociology of the Currículum. The text which introduces the reform is seen as a predominantly psychological discourse, centered in an "universal" individual, a discourse voied of its more historical and social dimensions, and seriously limited in its possibilities of connections with the educational reality.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 23-45Reforma do ensinoBrasilEducational reformCurriculum and psychologizingA reforma educativa e a psicologização dos problemas sociaisEducational reform and the psicologizing of the social problems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000175889.pdf.txt000175889.pdf.txtExtracted Texttext/plain68954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/2/000175889.pdf.txt716f3d36c71c467f664156fd11b599f5MD52ORIGINAL000175889.pdfTexto completoapplication/pdf357996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/1/000175889.pdf1bff3d12e4680ab1b746cde48902cc83MD5110183/2320082023-04-27 03:33:17.287422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232008Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-04-27T06:33:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational reform and the psicologizing of the social problems |
title |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais |
spellingShingle |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais Torres Santomé, Jurjo Reforma do ensino Brasil Educational reform Curriculum and psychologizing |
title_short |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais |
title_full |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais |
title_fullStr |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais |
title_full_unstemmed |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais |
title_sort |
A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais |
author |
Torres Santomé, Jurjo |
author_facet |
Torres Santomé, Jurjo Silveira, Rosa Maria Hessel Marzola, Norma Regina |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Rosa Maria Hessel Marzola, Norma Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres Santomé, Jurjo Silveira, Rosa Maria Hessel Marzola, Norma Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforma do ensino Brasil |
topic |
Reforma do ensino Brasil Educational reform Curriculum and psychologizing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational reform Curriculum and psychologizing |
description |
Faz-se aqui uma análise da reforma educacional do Estado Espanhol, enfatizando seus aspectos tecnocráticos, com a conseqüente desqualificação do papel do professorado, bem como sua opção pela psicologização da politica educacional, com exclusão das questões multiculturais, da percepção da discriminação sexista, da consideração da cultura popular e outras dimensões que vêm sendo estudadas pela Sociologia do Currículo. O texto da reforma é visto como um discurso predominantemente de corte psicológico, centrado em um indivíduo "universal", descontextualizado em suas dimensões mais sociais e históricas, e com efetivas dificuldades de conexão com a realidade educacional. |
publishDate |
1996 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1996 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:34:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232008 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000175889 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000175889 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 23-45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/2/000175889.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/1/000175889.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
716f3d36c71c467f664156fd11b599f5 1bff3d12e4680ab1b746cde48902cc83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824427420749398016 |