A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Santomé, Jurjo
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Silveira, Rosa Maria Hessel, Marzola, Norma Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232008
Resumo: Faz-se aqui uma análise da reforma educacional do Estado Espanhol, enfatizando seus aspectos tecnocráticos, com a conseqüente desqualificação do papel do professorado, bem como sua opção pela psicologização da politica educacional, com exclusão das questões multiculturais, da percepção da discriminação sexista, da consideração da cultura popular e outras dimensões que vêm sendo estudadas pela Sociologia do Currículo. O texto da reforma é visto como um discurso predominantemente de corte psicológico, centrado em um indivíduo "universal", descontextualizado em suas dimensões mais sociais e históricas, e com efetivas dificuldades de conexão com a realidade educacional.
id UFRGS-2_f266833b77333a075cf7a977cf9feafd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232008
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Torres Santomé, JurjoSilveira, Rosa Maria HesselMarzola, Norma Regina2021-11-19T04:34:13Z19960100-3143http://hdl.handle.net/10183/232008000175889Faz-se aqui uma análise da reforma educacional do Estado Espanhol, enfatizando seus aspectos tecnocráticos, com a conseqüente desqualificação do papel do professorado, bem como sua opção pela psicologização da politica educacional, com exclusão das questões multiculturais, da percepção da discriminação sexista, da consideração da cultura popular e outras dimensões que vêm sendo estudadas pela Sociologia do Currículo. O texto da reforma é visto como um discurso predominantemente de corte psicológico, centrado em um indivíduo "universal", descontextualizado em suas dimensões mais sociais e históricas, e com efetivas dificuldades de conexão com a realidade educacional.Some of features of the recent reform of the system of education of Spain are here analyzed. The analysis calls attention to the reform's technocratic tendencies, with the attendant deskilling of the teachers' work. The reformers' option for a psychologizing approach is also emphasized, an approach which implies a disregard for questions such as multiculturalism, sexism, popular culture and the like, which, by contrast, have been considered as important by studies in the area of Sociology of the Currículum. The text which introduces the reform is seen as a predominantly psychological discourse, centered in an "universal" individual, a discourse voied of its more historical and social dimensions, and seriously limited in its possibilities of connections with the educational reality.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 23-45Reforma do ensinoBrasilEducational reformCurriculum and psychologizingA reforma educativa e a psicologização dos problemas sociaisEducational reform and the psicologizing of the social problems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000175889.pdf.txt000175889.pdf.txtExtracted Texttext/plain68954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/2/000175889.pdf.txt716f3d36c71c467f664156fd11b599f5MD52ORIGINAL000175889.pdfTexto completoapplication/pdf357996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/1/000175889.pdf1bff3d12e4680ab1b746cde48902cc83MD5110183/2320082023-04-27 03:33:17.287422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:33:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational reform and the psicologizing of the social problems
title A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
spellingShingle A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
Torres Santomé, Jurjo
Reforma do ensino
Brasil
Educational reform
Curriculum and psychologizing
title_short A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
title_full A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
title_fullStr A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
title_full_unstemmed A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
title_sort A reforma educativa e a psicologização dos problemas sociais
author Torres Santomé, Jurjo
author_facet Torres Santomé, Jurjo
Silveira, Rosa Maria Hessel
Marzola, Norma Regina
author_role author
author2 Silveira, Rosa Maria Hessel
Marzola, Norma Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres Santomé, Jurjo
Silveira, Rosa Maria Hessel
Marzola, Norma Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma do ensino
Brasil
topic Reforma do ensino
Brasil
Educational reform
Curriculum and psychologizing
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational reform
Curriculum and psychologizing
description Faz-se aqui uma análise da reforma educacional do Estado Espanhol, enfatizando seus aspectos tecnocráticos, com a conseqüente desqualificação do papel do professorado, bem como sua opção pela psicologização da politica educacional, com exclusão das questões multiculturais, da percepção da discriminação sexista, da consideração da cultura popular e outras dimensões que vêm sendo estudadas pela Sociologia do Currículo. O texto da reforma é visto como um discurso predominantemente de corte psicológico, centrado em um indivíduo "universal", descontextualizado em suas dimensões mais sociais e históricas, e com efetivas dificuldades de conexão com a realidade educacional.
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:34:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232008
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000175889
identifier_str_mv 0100-3143
000175889
url http://hdl.handle.net/10183/232008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 23-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/2/000175889.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232008/1/000175889.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 716f3d36c71c467f664156fd11b599f5
1bff3d12e4680ab1b746cde48902cc83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042818760704