Lower-intermediate learners of English as a second language improve reading recall through use of text structure strategy
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/169795 |
Resumo: | Este estudo investigou a eficiência de uma versão mais curta do treinamento Text Structure Strategy (TSS) (MEYER, YOUNG & BARTLETT, 1989) com um grupo de aprendizes de inglês como segunda língua, e um grupo de falantes nativos de inglês. No Experimento 1, aprendizes de inglês de proficiência média-baixa receberam uma sessão de 2 horas de treinamento com o TSS em português ou em inglês. Era esperado que o grupo que recebeu treinamento em Português demonstrasse maior ganho nas medidas de recordação do texto. Resultados do Experimento 1 evidenciaram que os aprendizes de inglês treinados em português recordaram um pouco mais da estrutura do texto depois do treinamento. Quanto à qualidade do que foi recordado, no entanto, houve um aumento significativo para os aprendizes treinados em português. No Experimento 2, falantes nativos de inglês receberam o mesmo treinamento de 2 horas em inglês. Era esperado uma melhora para ambas medidas de recordação de texto para este grupo. No entanto, não houve nenhuma melhora com o treinamento. Os resultados dos dois experimentos são discutidos em relação a demais possíveis diferenças entre os grupos. |
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Fontes, Ana Beatriz Arêas da LuzPigatto, RenataFinger, IngridMangie, Kristina2017-10-28T02:25:31Z20151983-2400http://hdl.handle.net/10183/169795001049582Este estudo investigou a eficiência de uma versão mais curta do treinamento Text Structure Strategy (TSS) (MEYER, YOUNG & BARTLETT, 1989) com um grupo de aprendizes de inglês como segunda língua, e um grupo de falantes nativos de inglês. No Experimento 1, aprendizes de inglês de proficiência média-baixa receberam uma sessão de 2 horas de treinamento com o TSS em português ou em inglês. Era esperado que o grupo que recebeu treinamento em Português demonstrasse maior ganho nas medidas de recordação do texto. Resultados do Experimento 1 evidenciaram que os aprendizes de inglês treinados em português recordaram um pouco mais da estrutura do texto depois do treinamento. Quanto à qualidade do que foi recordado, no entanto, houve um aumento significativo para os aprendizes treinados em português. No Experimento 2, falantes nativos de inglês receberam o mesmo treinamento de 2 horas em inglês. Era esperado uma melhora para ambas medidas de recordação de texto para este grupo. No entanto, não houve nenhuma melhora com o treinamento. Os resultados dos dois experimentos são discutidos em relação a demais possíveis diferenças entre os grupos.We investigated the efficacy of a shorter version of the Text Structure Strategy (TSS) training (MEYER, YOUNG & BARTLETT, 1989) with a group of native Portuguese speakers learning English as a second language, and a group of English monolingual speakers. In Experiment 1, English learners of low-intermediate proficiency received a 2-hour training session on the TSS in either Portuguese, or English. We expected a greater gain in reading recall measures for the group trained in Portuguese. Results from Experiment 1 showed only a slight increase in recall associated with the use of text structure for training in the first language, while accuracy of recalls improved significantly for the group trained in Portuguese. In Experiment 2, English native speakers received the same 2-hour training in English. We expected an increase in both reading recall measures after training. Contrary to what was expected, this group did not show any improvement with training. These findings are discussed in terms of how the two groups may be different.application/pdfengLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 18, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 275-301LeituraLíngua inglesa (segunda língua)Aquisição de segunda línguaReading strategyText structureEnglish as a second languageLower-intermediate learners of English as a second language improve reading recall through use of text structure strategyAprendizes de inglês como segunda língua, nível baixo-intermediário, melhoram leitura com uso de estratégia de estrutura textual info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001049582.pdf001049582.pdfTexto completo (inglês)application/pdf730653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169795/1/001049582.pdfa9f758c5787bc65e09d1fd8c21d2db54MD51TEXT001049582.pdf.txt001049582.pdf.txtExtracted Texttext/plain51973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169795/2/001049582.pdf.txt903147869c776d72530d8156e97d6c92MD52THUMBNAIL001049582.pdf.jpg001049582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169795/3/001049582.pdf.jpg7459c995acb96d859d3b42e0d214917dMD5310183/1697952018-10-29 09:25:37.41oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169795Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:25:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo investigou a eficiência de uma versão mais curta do treinamento Text Structure Strategy (TSS) (MEYER, YOUNG & BARTLETT, 1989) com um grupo de aprendizes de inglês como segunda língua, e um grupo de falantes nativos de inglês. No Experimento 1, aprendizes de inglês de proficiência média-baixa receberam uma sessão de 2 horas de treinamento com o TSS em português ou em inglês. Era esperado que o grupo que recebeu treinamento em Português demonstrasse maior ganho nas medidas de recordação do texto. Resultados do Experimento 1 evidenciaram que os aprendizes de inglês treinados em português recordaram um pouco mais da estrutura do texto depois do treinamento. Quanto à qualidade do que foi recordado, no entanto, houve um aumento significativo para os aprendizes treinados em português. No Experimento 2, falantes nativos de inglês receberam o mesmo treinamento de 2 horas em inglês. Era esperado uma melhora para ambas medidas de recordação de texto para este grupo. No entanto, não houve nenhuma melhora com o treinamento. Os resultados dos dois experimentos são discutidos em relação a demais possíveis diferenças entre os grupos. |
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