A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133921 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar a infância antes e depois da revolução industrial, a grande mudança tanto social como afetiva, o modo como às crianças eram tratadas e como passaram a ser depois da revolução, busca de forma sintética as mais condescendentes contribuições de cada teórico sobre este brincar, a importância deste lúdico na aprendizagem, os diversos tipos de brincar, o surgimento de alguns, jogos eletrônicos e softwares educativos e o ano que sugiram e coleta de dados com os professores de uma escola do município de Sapucaia do Sul através de questionário. Através dos jogos a criança interage com outras e isso tem um grande valor, estabelecendo uma relação com o mundo. Acredita-se assim que não dá para considerar o brincar como uma simples atividade complementar e sim como uma atividade fundamental para a constituição de sua identidade cultural e de sua personalidade. Importância tanto para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Será realizada uma pesquisa qualitativa onde o instrumento utilizado é um questionário. |
id |
UFRGS-2_f3f7a8025198680d61a82152507b1975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133921 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marques, Magali PintoBoucinha, Rafael Marimon2016-03-17T02:06:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/133921000981794Este trabalho tem por objetivo analisar a infância antes e depois da revolução industrial, a grande mudança tanto social como afetiva, o modo como às crianças eram tratadas e como passaram a ser depois da revolução, busca de forma sintética as mais condescendentes contribuições de cada teórico sobre este brincar, a importância deste lúdico na aprendizagem, os diversos tipos de brincar, o surgimento de alguns, jogos eletrônicos e softwares educativos e o ano que sugiram e coleta de dados com os professores de uma escola do município de Sapucaia do Sul através de questionário. Através dos jogos a criança interage com outras e isso tem um grande valor, estabelecendo uma relação com o mundo. Acredita-se assim que não dá para considerar o brincar como uma simples atividade complementar e sim como uma atividade fundamental para a constituição de sua identidade cultural e de sua personalidade. Importância tanto para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Será realizada uma pesquisa qualitativa onde o instrumento utilizado é um questionário.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)LudicidadeCriançaJogo eletrônicoSoftware educacionalA importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981794.pdf000981794.pdfTexto completoapplication/pdf687963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133921/1/000981794.pdfa20237bf5dd434652a6f7db135a09a3aMD51TEXT000981794.pdf.txt000981794.pdf.txtExtracted Texttext/plain69334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133921/2/000981794.pdf.txt6f1de231abefa8f01151951282386b73MD52THUMBNAIL000981794.pdf.jpg000981794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133921/3/000981794.pdf.jpg0f1f9de2d492d5015482cd2971cebc4aMD5310183/1339212018-10-29 07:44:26.336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133921Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem |
title |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem |
spellingShingle |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem Marques, Magali Pinto Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ludicidade Criança Jogo eletrônico Software educacional |
title_short |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem |
title_full |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem |
title_fullStr |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem |
title_sort |
A importância do lúdico e do Portal Ludus para aprendizagem |
author |
Marques, Magali Pinto |
author_facet |
Marques, Magali Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Magali Pinto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boucinha, Rafael Marimon |
contributor_str_mv |
Boucinha, Rafael Marimon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ludicidade Criança Jogo eletrônico Software educacional |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Ludicidade Criança Jogo eletrônico Software educacional |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar a infância antes e depois da revolução industrial, a grande mudança tanto social como afetiva, o modo como às crianças eram tratadas e como passaram a ser depois da revolução, busca de forma sintética as mais condescendentes contribuições de cada teórico sobre este brincar, a importância deste lúdico na aprendizagem, os diversos tipos de brincar, o surgimento de alguns, jogos eletrônicos e softwares educativos e o ano que sugiram e coleta de dados com os professores de uma escola do município de Sapucaia do Sul através de questionário. Através dos jogos a criança interage com outras e isso tem um grande valor, estabelecendo uma relação com o mundo. Acredita-se assim que não dá para considerar o brincar como uma simples atividade complementar e sim como uma atividade fundamental para a constituição de sua identidade cultural e de sua personalidade. Importância tanto para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Será realizada uma pesquisa qualitativa onde o instrumento utilizado é um questionário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:06:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133921 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133921 |
identifier_str_mv |
000981794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133921/1/000981794.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133921/2/000981794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133921/3/000981794.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a20237bf5dd434652a6f7db135a09a3a 6f1de231abefa8f01151951282386b73 0f1f9de2d492d5015482cd2971cebc4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447164096086016 |