Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Ivana Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95751
Resumo: A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções.
id UFRGS-2_f7bc4cbe1f32e70087ee83170ace3dba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95751
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lucchesi, Ivana LimaRodrigues, Alessandra Pereira2014-05-30T02:06:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/95751000914443A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosEnsino fundamentalSoftware educacionalProdução de objetos de aprendizagem no ensino da estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914443.pdf000914443.pdfTexto completoapplication/pdf489177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/1/000914443.pdf711da50dafa70e685e352e1fba07186cMD51TEXT000914443.pdf.txt000914443.pdf.txtExtracted Texttext/plain44975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/2/000914443.pdf.txt8123f71db884548c393a1b08fc70bfb6MD52THUMBNAIL000914443.pdf.jpg000914443.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/3/000914443.pdf.jpg2491679f019803fd6e2816837615eccbMD5310183/957512018-10-24 09:16:33.406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95751Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
title Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
spellingShingle Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
Lucchesi, Ivana Lima
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Software educacional
title_short Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
title_full Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
title_fullStr Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
title_full_unstemmed Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
title_sort Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
author Lucchesi, Ivana Lima
author_facet Lucchesi, Ivana Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Ivana Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
contributor_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Software educacional
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
Ensino fundamental
Software educacional
description A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:06:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95751
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914443
url http://hdl.handle.net/10183/95751
identifier_str_mv 000914443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/1/000914443.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/2/000914443.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/3/000914443.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 711da50dafa70e685e352e1fba07186c
8123f71db884548c393a1b08fc70bfb6
2491679f019803fd6e2816837615eccb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465222205440