Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95751 |
Resumo: | A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções. |
id |
UFRGS-2_f7bc4cbe1f32e70087ee83170ace3dba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95751 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lucchesi, Ivana LimaRodrigues, Alessandra Pereira2014-05-30T02:06:00Z2012http://hdl.handle.net/10183/95751000914443A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosEnsino fundamentalSoftware educacionalProdução de objetos de aprendizagem no ensino da estatísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914443.pdf000914443.pdfTexto completoapplication/pdf489177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/1/000914443.pdf711da50dafa70e685e352e1fba07186cMD51TEXT000914443.pdf.txt000914443.pdf.txtExtracted Texttext/plain44975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/2/000914443.pdf.txt8123f71db884548c393a1b08fc70bfb6MD52THUMBNAIL000914443.pdf.jpg000914443.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/3/000914443.pdf.jpg2491679f019803fd6e2816837615eccbMD5310183/957512018-10-24 09:16:33.406oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95751Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística |
title |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística |
spellingShingle |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística Lucchesi, Ivana Lima Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ensino fundamental Software educacional |
title_short |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística |
title_full |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística |
title_fullStr |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística |
title_full_unstemmed |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística |
title_sort |
Produção de objetos de aprendizagem no ensino da estatística |
author |
Lucchesi, Ivana Lima |
author_facet |
Lucchesi, Ivana Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucchesi, Ivana Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ensino fundamental Software educacional |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos Ensino fundamental Software educacional |
description |
A pesquisa apresentada refere-se à produção de objetos de aprendizagem no ensino da Estatística. Contempla uma investigação realizada com um grupo de quatorze alunos do Ensino Técnico em Administração de uma escola pública do município de Porto Alegre. O processo de investigação de natureza qualitativa e delineado como estudo de caso teve como objetivo geral compreender de que maneira o processo de organização e elaboração de Objetos de Aprendizagem podem contribuir para qualificar o processo de aprendizagem dos alunos no ensino técnico. Esse objetivo originou-se do seguinte questionamento: De que maneira o planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos do aluno? O acompanhamento do processo de construção dos Objetos de Aprendizagem permitiu verificar alguns comportamentos observáveis que se referem à evolução do aprendizado no ensino da estatística. Esses comportamentos foram analisados gerando-se indicadores que permitiram responder o questionamento previsto à pesquisa. Os cinco indicadores que se referem à evolução do aprendizado na estatística foram: aceitar o novo, participação ativa, reconstrução do conhecimento, flexibilidade e comunicação. Tais indicadores permitiram compreender que oportunizar momentos de planejamento e execução de objetos de aprendizagem no ensino técnico auxilia no processo de sistematização dos conhecimentos, pois possibilita que os alunos se apropriem do conhecimento por meio de suas experiências e deem sentido as suas próprias construções. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95751 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914443 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95751 |
identifier_str_mv |
000914443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/1/000914443.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/2/000914443.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95751/3/000914443.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
711da50dafa70e685e352e1fba07186c 8123f71db884548c393a1b08fc70bfb6 2491679f019803fd6e2816837615eccb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126480519168 |