Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139587 |
Resumo: | Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000). |
id |
UFRGS-2_f4499b3df6dc78238f95ed4d8602cc26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139587 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mello, Débora CardosoBoll, Cíntia Inês2016-04-26T02:07:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/139587000990350Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000).application/pdfporCurrículoTecnologiaEducação de jovens e adultosDiretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990350.pdf000990350.pdfTexto completoapplication/pdf495779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/1/000990350.pdf51a966196a94131c14769aca11b532e0MD51TEXT000990350.pdf.txt000990350.pdf.txtExtracted Texttext/plain74430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/2/000990350.pdf.txt965a76936e39e58eec8deb0ff04e301fMD52THUMBNAIL000990350.pdf.jpg000990350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/3/000990350.pdf.jpg8b53b9d814e147ce0a133a1e0bfb1413MD5310183/1395872018-10-25 09:14:42.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea |
title |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea |
spellingShingle |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea Mello, Débora Cardoso Currículo Tecnologia Educação de jovens e adultos |
title_short |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea |
title_full |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea |
title_fullStr |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea |
title_full_unstemmed |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea |
title_sort |
Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea |
author |
Mello, Débora Cardoso |
author_facet |
Mello, Débora Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Débora Cardoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
contributor_str_mv |
Boll, Cíntia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Tecnologia Educação de jovens e adultos |
topic |
Currículo Tecnologia Educação de jovens e adultos |
description |
Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T02:07:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139587 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990350 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139587 |
identifier_str_mv |
000990350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/1/000990350.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/2/000990350.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/3/000990350.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51a966196a94131c14769aca11b532e0 965a76936e39e58eec8deb0ff04e301f 8b53b9d814e147ce0a133a1e0bfb1413 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224506529808384 |