Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Débora Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/139587
Resumo: Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000).
id UFRGS-2_f4499b3df6dc78238f95ed4d8602cc26
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139587
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mello, Débora CardosoBoll, Cíntia Inês2016-04-26T02:07:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/139587000990350Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000).application/pdfporCurrículoTecnologiaEducação de jovens e adultosDiretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990350.pdf000990350.pdfTexto completoapplication/pdf495779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/1/000990350.pdf51a966196a94131c14769aca11b532e0MD51TEXT000990350.pdf.txt000990350.pdf.txtExtracted Texttext/plain74430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/2/000990350.pdf.txt965a76936e39e58eec8deb0ff04e301fMD52THUMBNAIL000990350.pdf.jpg000990350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/3/000990350.pdf.jpg8b53b9d814e147ce0a133a1e0bfb1413MD5310183/1395872018-10-25 09:14:42.651oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
title Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
spellingShingle Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
Mello, Débora Cardoso
Currículo
Tecnologia
Educação de jovens e adultos
title_short Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
title_full Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
title_fullStr Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
title_full_unstemmed Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
title_sort Diretrizes curriculares em busca de uma cidadania contemporânea : em busca de uma cidadania contemporânea
author Mello, Débora Cardoso
author_facet Mello, Débora Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Débora Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Tecnologia
Educação de jovens e adultos
topic Currículo
Tecnologia
Educação de jovens e adultos
description Este trabalho tem como tema principal promover estudos sobre a relação entre a educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a efetivação de uma cidadania contemporânea em tempos de Cultura Digital. A pesquisa procura colaborar com as análises de documentos bases que regem a Educação Básica no que diz respeito ao uso das TIC para uma educação cidadã na construção de uma escola de qualidade social. A investigação é de abordagem qualitativa e utiliza as experiências do estágio em docência na EJA da autora, realizado no Município de Porto Alegre, e suas vivências como aluna e professora estagiária nestes tempos de Cultura Digital, em busca da compreensão de como as TIC, na interlocução com a escola e as DCN, podem contribuir para o exercício da cidadania em tempos de Cultura Digital. Trata, ainda, de colaborar para a valorização do exercício social dos indivíduos nos diferentes espaços de aprendizado e como este pode ser potencializado com a utilização dos recursos tecnológicos para o processo de ensino aprendizagem (BRASIL, 2013). As Diretrizes Curriculares da Educação Básica (BRASIL, 2013) tornaram-se a base para o desenvolvimento da pesquisa, impulsionando ideais de docência e de uma educação cidadã. Assim, são problematizados alguns conceitos, entre eles o de Cultura Digital e o de espaço educativo, nesse contexto e na perspectiva de que estes possam contribuir para ressignificar o ambiente escolar em tempos de conexões digitais e de “educação para a cidadania” (HICKMANN, 2000).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T02:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/139587
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990350
url http://hdl.handle.net/10183/139587
identifier_str_mv 000990350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/1/000990350.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/2/000990350.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139587/3/000990350.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51a966196a94131c14769aca11b532e0
965a76936e39e58eec8deb0ff04e301f
8b53b9d814e147ce0a133a1e0bfb1413
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224506529808384