Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35340 |
Resumo: | Este estudo pesquisa como o humor se apresenta no ensino de Ciências e Biologia. O texto traz breve introdução sobre aspectos e teorias que abordam o tema e faz um levantamento das questões consideradas humoradas em provas de biologia dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1996 a 2011. Como material empírico foram feitas observações em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores. Os resultados foram listados na forma de quadros com os momentos humorados observados nas aulas seguindo-se a análise desse material. A metodologia utiliza recursos do registro etnográfico e os estudos exploratórios, após análise, permitem concluir que o humor pode provocar mudanças nas mais diversas atitudes humanas. Nessa perspectiva, o humor é uma interessante ferramenta educacional, auxiliando na compreensão de conteúdos e favorecendo o relacionamento entre professores e alunos. |
id |
UFRGS-2_f46939db8c17d218c7b9dd50ffe4faca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35340 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Ana Carolina Carvalho deLulkin, Sérgio Andrés2011-12-10T01:20:13Z2011http://hdl.handle.net/10183/35340000794336Este estudo pesquisa como o humor se apresenta no ensino de Ciências e Biologia. O texto traz breve introdução sobre aspectos e teorias que abordam o tema e faz um levantamento das questões consideradas humoradas em provas de biologia dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1996 a 2011. Como material empírico foram feitas observações em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores. Os resultados foram listados na forma de quadros com os momentos humorados observados nas aulas seguindo-se a análise desse material. A metodologia utiliza recursos do registro etnográfico e os estudos exploratórios, após análise, permitem concluir que o humor pode provocar mudanças nas mais diversas atitudes humanas. Nessa perspectiva, o humor é uma interessante ferramenta educacional, auxiliando na compreensão de conteúdos e favorecendo o relacionamento entre professores e alunos.application/pdfporHumorSala de aulaVocê se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794336.pdf.txt000794336.pdf.txtExtracted Texttext/plain102052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35340/2/000794336.pdf.txt1ad78689b491f008433c6acad87cb438MD52ORIGINAL000794336.pdf000794336.pdfTexto completoapplication/pdf9088991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35340/1/000794336.pdfbba88e67f9aed9789fb1c8e6672f87b0MD51THUMBNAIL000794336.pdf.jpg000794336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35340/3/000794336.pdf.jpg80854cae5fdb41af7e72fe1658f0d182MD5310183/353402018-10-08 09:18:08.317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:18:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia |
title |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia |
spellingShingle |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia Melo, Ana Carolina Carvalho de Humor Sala de aula |
title_short |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia |
title_full |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia |
title_sort |
Você se lembra do humor na escola? : o humor no ensino de Ciências e Biologia |
author |
Melo, Ana Carolina Carvalho de |
author_facet |
Melo, Ana Carolina Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Ana Carolina Carvalho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
contributor_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humor Sala de aula |
topic |
Humor Sala de aula |
description |
Este estudo pesquisa como o humor se apresenta no ensino de Ciências e Biologia. O texto traz breve introdução sobre aspectos e teorias que abordam o tema e faz um levantamento das questões consideradas humoradas em provas de biologia dos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1996 a 2011. Como material empírico foram feitas observações em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores. Os resultados foram listados na forma de quadros com os momentos humorados observados nas aulas seguindo-se a análise desse material. A metodologia utiliza recursos do registro etnográfico e os estudos exploratórios, após análise, permitem concluir que o humor pode provocar mudanças nas mais diversas atitudes humanas. Nessa perspectiva, o humor é uma interessante ferramenta educacional, auxiliando na compreensão de conteúdos e favorecendo o relacionamento entre professores e alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-10T01:20:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35340 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794336 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35340 |
identifier_str_mv |
000794336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35340/2/000794336.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35340/1/000794336.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35340/3/000794336.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ad78689b491f008433c6acad87cb438 bba88e67f9aed9789fb1c8e6672f87b0 80854cae5fdb41af7e72fe1658f0d182 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224418994683904 |