Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425
Resumo: A presente pesquisa tem como foco o relato e a reflexão sobre uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com os cordéis Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde, e As palhaçadas de Pedro Malazarte, de Francisco Sales Areda. Através dos dados desta experiência, buscou-se observar as contribuições que o humor pode trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Ao longo das discussões sobre a recepção dos textos, procuramos averiguar também de que forma os alunos compreenderam a construção humorística das histórias e dos personagens dos referidos folhetos. Para discorrer sobre os aspectos gerais do riso e do humor, tomamos como ponto de partida as discussões de alguns teóricos, tais como Bergson (2004), Propp (1992), Travaglia (1990) e Martins (2003). No que diz respeito ao estudo sobre a capacidade do humor de comportar a crítica social, nos apoiamos, sobretudo, nas colocações de Bakhtin (1987) e Frye (1957), acerca da sátira. Os estudos dos referidos autores também corroboraram as análises sobre a constituição dos personagens de cada um dos folhetos, enfocados também a partir das discussões de González (1994;1988) acerca da neopicaresca. A literatura de cordel e suas principais características, importantes para a formação do aluno enquanto leitor, foram elucidadas principalmente a partir das discussões de Pinheiro (2013), Marinho e Pinheiro (2012), Abreu (1999) e Ayala (1997). Por fim, para descrever a experiência em sala de aula, nos apropriamos de questões sobre o ensino de leitura literária, elencadas por alguns documentos oficiais, tais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) e por alguns estudiosos, como Cosson (2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) e Aguiar e Bordini (1988). Os dados da experiência de leitura deram luz a importantes discussões acerca da formação de leitores, uma vez que foi possível evidenciar que a metodologia utilizada nas intervenções levou os estudantes a estabelecerem relações significativas com os folhetos, o que demonstrou a possibilidade de aproximar texto e aluno a partir de um trabalho de leitura literária em sala de aula que leve em consideração as experiências dos sujeitos. A recepção dos textos também corroborou a ideia de que o humor e a literatura de cordel podem se converter em uma alternativa para promover o cultivo de um pensamento crítico e ao mesmo tem podespertar no aluno o gosto pela leitura de literatura na escola.
id UFCG_058888eaad91ca010d0888dc378b4428
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2425
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.Sala de aulaLiteratura e humorCrítica socialLiteratura de cordelEnsino de leituraClassroomLiterature and humorSocial criticismLiterature of twineReading TeachingLiteratura BrasileiraLetrasEnsino-AprendizagemA presente pesquisa tem como foco o relato e a reflexão sobre uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com os cordéis Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde, e As palhaçadas de Pedro Malazarte, de Francisco Sales Areda. Através dos dados desta experiência, buscou-se observar as contribuições que o humor pode trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Ao longo das discussões sobre a recepção dos textos, procuramos averiguar também de que forma os alunos compreenderam a construção humorística das histórias e dos personagens dos referidos folhetos. Para discorrer sobre os aspectos gerais do riso e do humor, tomamos como ponto de partida as discussões de alguns teóricos, tais como Bergson (2004), Propp (1992), Travaglia (1990) e Martins (2003). No que diz respeito ao estudo sobre a capacidade do humor de comportar a crítica social, nos apoiamos, sobretudo, nas colocações de Bakhtin (1987) e Frye (1957), acerca da sátira. Os estudos dos referidos autores também corroboraram as análises sobre a constituição dos personagens de cada um dos folhetos, enfocados também a partir das discussões de González (1994;1988) acerca da neopicaresca. A literatura de cordel e suas principais características, importantes para a formação do aluno enquanto leitor, foram elucidadas principalmente a partir das discussões de Pinheiro (2013), Marinho e Pinheiro (2012), Abreu (1999) e Ayala (1997). Por fim, para descrever a experiência em sala de aula, nos apropriamos de questões sobre o ensino de leitura literária, elencadas por alguns documentos oficiais, tais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) e por alguns estudiosos, como Cosson (2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) e Aguiar e Bordini (1988). Os dados da experiência de leitura deram luz a importantes discussões acerca da formação de leitores, uma vez que foi possível evidenciar que a metodologia utilizada nas intervenções levou os estudantes a estabelecerem relações significativas com os folhetos, o que demonstrou a possibilidade de aproximar texto e aluno a partir de um trabalho de leitura literária em sala de aula que leve em consideração as experiências dos sujeitos. A recepção dos textos também corroborou a ideia de que o humor e a literatura de cordel podem se converter em uma alternativa para promover o cultivo de um pensamento crítico e ao mesmo tem podespertar no aluno o gosto pela leitura de literatura na escola.This research focuses the description and reflection on a shared reading experience, done in a class of the first year of high school in a public school in the interior of Pernambuco, with the twines Proezas de João Grilo, by João Ferreira de Lima and João Martins de Athayde, and As palhaçadas de Pedro Malazarte, by Francisco Sales Areda. Through the data of this experiment, we tried to observe the contributions that humor can bring to the teaching of literature and literary reading. Throughout the discussions on the reception of texts, we also seek to find out how the students understood the humorous construction of the stories and characters of these leaflets. In this perspective, to discuss general aspects of laughter and humor, we take as a starting point the discussions of some theorists, such as Bergson (2004), Propp (1992) Travaglia (1990) and Martins (2003). With regard to the study on the capacity of humor to contain social criticism, we support mostly on placements of Bakhtin (1987) and Frye (1957), about satire. The studies of these authors also corroborated the analysis of the constitution of the characters in each of the leaflets, focused also from discussions of González (1994; 1988) about neopicaresca. The cordel literature and its main characteristics, important to the formation of the student as a reader, were elucidated mainly from discussions of Pinheiro(2013), Marinho and Pinheiro (2012), Abreu (1999) and Ayala (1997). Finally, to describe the experience in the classroom, we appropriate questions about the literary reading teaching, listed by some official documents such as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) and by some scholars as Cosson ( 2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) and Aguiar and Bordini (1988). The reading experience data gave birth to important discussions about the formation of readers, since it became clear that the methodology used in the interventions took the students to establish meaningful relationships with the leaflets, which demonstrated the possibility to approach text and student from a literary work of reading in the classroom that takes into account the experiences of the subjects. The reception of the texts also supported the idea that humor and cordel literature can become an alternative to promote the cultivation of critical thinking and at the same time awakening in students the interest for reading literature in school.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGWANDERLEY, Naelza de Araújo.WANDERLEY, N. A.http://lattes.cnpq.br/3611928212835405ALVES, José Helder Pinheiro.SILVA, Marcelo Medeiros da.MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.2016-07-292018-12-20T14:55:20Z2018-12-202018-12-20T14:55:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425MARTINS, T. R. P. Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T17:41:18Zoai:localhost:riufcg/2425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T17:41:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
title Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
spellingShingle Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.
Sala de aula
Literatura e humor
Crítica social
Literatura de cordel
Ensino de leitura
Classroom
Literature and humor
Social criticism
Literature of twine
Reading Teaching
Literatura Brasileira
Letras
Ensino-Aprendizagem
title_short Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
title_full Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
title_fullStr Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
title_full_unstemmed Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
title_sort Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula.
author MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.
author_facet MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv WANDERLEY, Naelza de Araújo.
WANDERLEY, N. A.
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405
ALVES, José Helder Pinheiro.
SILVA, Marcelo Medeiros da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Literatura e humor
Crítica social
Literatura de cordel
Ensino de leitura
Classroom
Literature and humor
Social criticism
Literature of twine
Reading Teaching
Literatura Brasileira
Letras
Ensino-Aprendizagem
topic Sala de aula
Literatura e humor
Crítica social
Literatura de cordel
Ensino de leitura
Classroom
Literature and humor
Social criticism
Literature of twine
Reading Teaching
Literatura Brasileira
Letras
Ensino-Aprendizagem
description A presente pesquisa tem como foco o relato e a reflexão sobre uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com os cordéis Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde, e As palhaçadas de Pedro Malazarte, de Francisco Sales Areda. Através dos dados desta experiência, buscou-se observar as contribuições que o humor pode trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Ao longo das discussões sobre a recepção dos textos, procuramos averiguar também de que forma os alunos compreenderam a construção humorística das histórias e dos personagens dos referidos folhetos. Para discorrer sobre os aspectos gerais do riso e do humor, tomamos como ponto de partida as discussões de alguns teóricos, tais como Bergson (2004), Propp (1992), Travaglia (1990) e Martins (2003). No que diz respeito ao estudo sobre a capacidade do humor de comportar a crítica social, nos apoiamos, sobretudo, nas colocações de Bakhtin (1987) e Frye (1957), acerca da sátira. Os estudos dos referidos autores também corroboraram as análises sobre a constituição dos personagens de cada um dos folhetos, enfocados também a partir das discussões de González (1994;1988) acerca da neopicaresca. A literatura de cordel e suas principais características, importantes para a formação do aluno enquanto leitor, foram elucidadas principalmente a partir das discussões de Pinheiro (2013), Marinho e Pinheiro (2012), Abreu (1999) e Ayala (1997). Por fim, para descrever a experiência em sala de aula, nos apropriamos de questões sobre o ensino de leitura literária, elencadas por alguns documentos oficiais, tais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) e por alguns estudiosos, como Cosson (2006), Rouxel (2014), Colomer (2007) e Aguiar e Bordini (1988). Os dados da experiência de leitura deram luz a importantes discussões acerca da formação de leitores, uma vez que foi possível evidenciar que a metodologia utilizada nas intervenções levou os estudantes a estabelecerem relações significativas com os folhetos, o que demonstrou a possibilidade de aproximar texto e aluno a partir de um trabalho de leitura literária em sala de aula que leve em consideração as experiências dos sujeitos. A recepção dos textos também corroborou a ideia de que o humor e a literatura de cordel podem se converter em uma alternativa para promover o cultivo de um pensamento crítico e ao mesmo tem podespertar no aluno o gosto pela leitura de literatura na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29
2018-12-20T14:55:20Z
2018-12-20
2018-12-20T14:55:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425
MARTINS, T. R. P. Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425
identifier_str_mv MARTINS, T. R. P. Por um ensino com graça: literatura e humor na sala de aula. 2016. 188 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744363887001600