O humor na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/745 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_e53db9eb5f558d91724e31dbdb96b0de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/745 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O humor na educaçãoEducaçãoEnsinarMétodos pedagógicosComunicação em sala de aulaHumorEficáciaQualidade da educaçãoAprendizagemDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade AbertaResumo - Este trabalho versa sobre a problemática do uso do humor enquanto ferramenta educacional, um tema ainda pouco explorado. Tem como objectivo principal averiguar se o uso de elementos humorísticos pode facilitar e potenciar a aprendizagem. Recorrendo a uma investigação quase-experimental estudámos dois grupos de alunos: um em que foi usado o humor para explicar e ilustrar a matéria [grupo experimental] e outro em que esses elementos não foram usados [grupo de controlo]. Comparando os resultados em exame e as suas atitudes face à matéria dada, observámos que o grupo experimental foi mais bem sucedido no exame e cultivou a sua criatividade e motivação. As análises quantitativas e qualitativas desta investigação levam-nos a pensar que o humor pode ser usado, criteriosamente, com fins educativosAbstract - This investigation work looks to the subject of the humour as an educational tool, a theme little explored so far. Its main objective is to recognize if the use of humoristic elements can facilitate and empower learning. With a quasi-experimental research we’ve studied two groups of students: one in witch humour was used to explain and illustrate the subject matter [experimental group], and one in witch those elements were not used [control group]. Comparing the results in the exam and their attitudes towards the subject matter, we observed that the experimental group was better succeed in the exam and carried out more motivation and creativity. The analysis of the quantitative and qualitative data leads us to think that humour can be used, with criteria, in educationPereira, AldaRepositório AbertoEngrácio, Handerson Aguiar2009-01-26T16:35:30Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1196879 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/745porEngracio, Handerson Aguiar - O humor na educação [Em linha]. - [Lisboa] : [s.n.], 2008. 129 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:06.197916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O humor na educação |
title |
O humor na educação |
spellingShingle |
O humor na educação Engrácio, Handerson Aguiar Educação Ensinar Métodos pedagógicos Comunicação em sala de aula Humor Eficácia Qualidade da educação Aprendizagem |
title_short |
O humor na educação |
title_full |
O humor na educação |
title_fullStr |
O humor na educação |
title_full_unstemmed |
O humor na educação |
title_sort |
O humor na educação |
author |
Engrácio, Handerson Aguiar |
author_facet |
Engrácio, Handerson Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alda Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engrácio, Handerson Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensinar Métodos pedagógicos Comunicação em sala de aula Humor Eficácia Qualidade da educação Aprendizagem |
topic |
Educação Ensinar Métodos pedagógicos Comunicação em sala de aula Humor Eficácia Qualidade da educação Aprendizagem |
description |
Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2008-01-01T00:00:00Z 2009-01-26T16:35:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/745 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Engracio, Handerson Aguiar - O humor na educação [Em linha]. - [Lisboa] : [s.n.], 2008. 129 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1196879 bytes application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134997308768256 |