O humor na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engrácio, Handerson Aguiar
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/745
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_e53db9eb5f558d91724e31dbdb96b0de
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O humor na educaçãoEducaçãoEnsinarMétodos pedagógicosComunicação em sala de aulaHumorEficáciaQualidade da educaçãoAprendizagemDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade AbertaResumo - Este trabalho versa sobre a problemática do uso do humor enquanto ferramenta educacional, um tema ainda pouco explorado. Tem como objectivo principal averiguar se o uso de elementos humorísticos pode facilitar e potenciar a aprendizagem. Recorrendo a uma investigação quase-experimental estudámos dois grupos de alunos: um em que foi usado o humor para explicar e ilustrar a matéria [grupo experimental] e outro em que esses elementos não foram usados [grupo de controlo]. Comparando os resultados em exame e as suas atitudes face à matéria dada, observámos que o grupo experimental foi mais bem sucedido no exame e cultivou a sua criatividade e motivação. As análises quantitativas e qualitativas desta investigação levam-nos a pensar que o humor pode ser usado, criteriosamente, com fins educativosAbstract - This investigation work looks to the subject of the humour as an educational tool, a theme little explored so far. Its main objective is to recognize if the use of humoristic elements can facilitate and empower learning. With a quasi-experimental research we’ve studied two groups of students: one in witch humour was used to explain and illustrate the subject matter [experimental group], and one in witch those elements were not used [control group]. Comparing the results in the exam and their attitudes towards the subject matter, we observed that the experimental group was better succeed in the exam and carried out more motivation and creativity. The analysis of the quantitative and qualitative data leads us to think that humour can be used, with criteria, in educationPereira, AldaRepositório AbertoEngrácio, Handerson Aguiar2009-01-26T16:35:30Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1196879 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/745porEngracio, Handerson Aguiar - O humor na educação [Em linha]. - [Lisboa] : [s.n.], 2008. 129 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:06.197916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O humor na educação
title O humor na educação
spellingShingle O humor na educação
Engrácio, Handerson Aguiar
Educação
Ensinar
Métodos pedagógicos
Comunicação em sala de aula
Humor
Eficácia
Qualidade da educação
Aprendizagem
title_short O humor na educação
title_full O humor na educação
title_fullStr O humor na educação
title_full_unstemmed O humor na educação
title_sort O humor na educação
author Engrácio, Handerson Aguiar
author_facet Engrácio, Handerson Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alda
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Engrácio, Handerson Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensinar
Métodos pedagógicos
Comunicação em sala de aula
Humor
Eficácia
Qualidade da educação
Aprendizagem
topic Educação
Ensinar
Métodos pedagógicos
Comunicação em sala de aula
Humor
Eficácia
Qualidade da educação
Aprendizagem
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:35:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/745
url http://hdl.handle.net/10400.2/745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Engracio, Handerson Aguiar - O humor na educação [Em linha]. - [Lisboa] : [s.n.], 2008. 129 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1196879 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134997308768256