Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Laura Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250785
Resumo: Este trabalho busca investigar a relação entre as teorias de planejamento de ensino e as práticas cotidianas de planejamento dos docentes, tendo como foco o planejamento de aula. O espaço de estudo para investigar tal relação foi delimitado a partir do cotidiano docente da pesquisadora , que se desenvolveu em uma escola particular na cidade de Porto Alegre /RS . Por meio de um diário de bordo, foi realizado o registro de situações do cotidiano escolar que envolve ram o planejamento de ensino e as práticas de planejamento de aula realizadas com turmas do ensino fundamental II durante os primeiro sete meses letivos de 2022. Ao longo da realização desta pesquisa, surgiu a necessidade de verificação das percepções e significações sobre o planejamento por parte de outras colegas docentes, o que resultou em entrevistas semi - estruturadas realizadas com três professoras da mesma etapa de ensino. Como consequência dos objetivos da pesquisa e dos caminhos e estratégias traçados, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com desenho de pesquisa etnográfico. Após o cruzamento dos registros do diário de bordo e das entrevistas, avaliou-se que há o reconhecimento da importância do planejamento de aula e uma rejeição em relação à elaboração de planos de aula por parte das docentes participantes da pesquisa. As docentes entrevistadas avaliam o planejamento como algo imprescindível e, apesar de sentirem uma carência formativa sobre a temática, exercitam o planejamento de forma que sua prática conversa com as teorias revisadas. Sobre a construção de planos de aula, a prática das docentes não indica o uso de um modelo ou sistema fixo, sendo sua elaboração influenciada por fatores como disponibilidade de tempo em relação a outras atividades escolares, características da turma, demandas da escola por um modelo fixo ou não e contexto de ensino presencial ou remoto. Os fatores de disponibilidade de tempo e características da turma também foram identificados nos registros do diário de bordo produzidos pela pesquisadora.
id UFRGS-2_f469daf201f8d68d7d871d96e6007023
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250785
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bueno, Laura CardosoTonetto, Élida Pasini2022-11-05T04:51:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/250785001153138Este trabalho busca investigar a relação entre as teorias de planejamento de ensino e as práticas cotidianas de planejamento dos docentes, tendo como foco o planejamento de aula. O espaço de estudo para investigar tal relação foi delimitado a partir do cotidiano docente da pesquisadora , que se desenvolveu em uma escola particular na cidade de Porto Alegre /RS . Por meio de um diário de bordo, foi realizado o registro de situações do cotidiano escolar que envolve ram o planejamento de ensino e as práticas de planejamento de aula realizadas com turmas do ensino fundamental II durante os primeiro sete meses letivos de 2022. Ao longo da realização desta pesquisa, surgiu a necessidade de verificação das percepções e significações sobre o planejamento por parte de outras colegas docentes, o que resultou em entrevistas semi - estruturadas realizadas com três professoras da mesma etapa de ensino. Como consequência dos objetivos da pesquisa e dos caminhos e estratégias traçados, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com desenho de pesquisa etnográfico. Após o cruzamento dos registros do diário de bordo e das entrevistas, avaliou-se que há o reconhecimento da importância do planejamento de aula e uma rejeição em relação à elaboração de planos de aula por parte das docentes participantes da pesquisa. As docentes entrevistadas avaliam o planejamento como algo imprescindível e, apesar de sentirem uma carência formativa sobre a temática, exercitam o planejamento de forma que sua prática conversa com as teorias revisadas. Sobre a construção de planos de aula, a prática das docentes não indica o uso de um modelo ou sistema fixo, sendo sua elaboração influenciada por fatores como disponibilidade de tempo em relação a outras atividades escolares, características da turma, demandas da escola por um modelo fixo ou não e contexto de ensino presencial ou remoto. Os fatores de disponibilidade de tempo e características da turma também foram identificados nos registros do diário de bordo produzidos pela pesquisadora.This work seeks to investigate the relationship between teaching planning theories and teachers' everyday planning practices, focusing on lesson planning. The study space to investigate this relationship was delimited from the researcher's teaching routine, which was developed in a private school in the city of Porto Alegre/RS. A logbook was used to record daily school situations that involved teaching planning and lesson planning practices carried out with elementary school II classes during the first seven school months of 2022. From this research, the need arose to verify the perceptions and meanings about the planning by other professors, which resulted in se mi - structured interviews carried out with three professors from the same stage of teaching. As a consequence of the research objectives and the paths and strategies outlined, the methodology used was of a qualitative nature with an ethnographic research de sign. After crossing logbook records and interviews, it was evaluated that there is recognition of the importance of lesson planning and a rejection of the elaboration of lesson plans by the teachers participating in the research. The interviewed professor s evaluate planning as something essential and, despite feeling a lack of training on the subject, they exercise planning in a way that their practice speaks to the revised theories. Regarding the construction of lesson plans, the teachers' practice does n ot indicate the use of a fixed model or system, and its elaboration is influenced by factors such as: availability of time in relation to other school activities, class characteristics, school demands for a fixed model or not and context of face-to-face or remote teaching. The time availability factors and class characteristics were also identified in the logbook records produced by the researcher.application/pdfporGeografia escolarPrática docentePlanejamento de ensinoPlano de aulaTeaching planningClass planTeaching practiceSchool geographyComeçando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153138.pdf.txt001153138.pdf.txtExtracted Texttext/plain95702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250785/2/001153138.pdf.txt45780452fbe63fa36a1b424d910e0035MD52ORIGINAL001153138.pdfTexto completoapplication/pdf676113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250785/1/001153138.pdf1d5e1deaeac21d3a31eb366be932d1bfMD5110183/2507852022-11-06 05:37:46.076291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-06T07:37:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
title Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
spellingShingle Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
Bueno, Laura Cardoso
Geografia escolar
Prática docente
Planejamento de ensino
Plano de aula
Teaching planning
Class plan
Teaching practice
School geography
title_short Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
title_full Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
title_fullStr Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
title_full_unstemmed Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
title_sort Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
author Bueno, Laura Cardoso
author_facet Bueno, Laura Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Laura Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonetto, Élida Pasini
contributor_str_mv Tonetto, Élida Pasini
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Prática docente
Planejamento de ensino
Plano de aula
topic Geografia escolar
Prática docente
Planejamento de ensino
Plano de aula
Teaching planning
Class plan
Teaching practice
School geography
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching planning
Class plan
Teaching practice
School geography
description Este trabalho busca investigar a relação entre as teorias de planejamento de ensino e as práticas cotidianas de planejamento dos docentes, tendo como foco o planejamento de aula. O espaço de estudo para investigar tal relação foi delimitado a partir do cotidiano docente da pesquisadora , que se desenvolveu em uma escola particular na cidade de Porto Alegre /RS . Por meio de um diário de bordo, foi realizado o registro de situações do cotidiano escolar que envolve ram o planejamento de ensino e as práticas de planejamento de aula realizadas com turmas do ensino fundamental II durante os primeiro sete meses letivos de 2022. Ao longo da realização desta pesquisa, surgiu a necessidade de verificação das percepções e significações sobre o planejamento por parte de outras colegas docentes, o que resultou em entrevistas semi - estruturadas realizadas com três professoras da mesma etapa de ensino. Como consequência dos objetivos da pesquisa e dos caminhos e estratégias traçados, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com desenho de pesquisa etnográfico. Após o cruzamento dos registros do diário de bordo e das entrevistas, avaliou-se que há o reconhecimento da importância do planejamento de aula e uma rejeição em relação à elaboração de planos de aula por parte das docentes participantes da pesquisa. As docentes entrevistadas avaliam o planejamento como algo imprescindível e, apesar de sentirem uma carência formativa sobre a temática, exercitam o planejamento de forma que sua prática conversa com as teorias revisadas. Sobre a construção de planos de aula, a prática das docentes não indica o uso de um modelo ou sistema fixo, sendo sua elaboração influenciada por fatores como disponibilidade de tempo em relação a outras atividades escolares, características da turma, demandas da escola por um modelo fixo ou não e contexto de ensino presencial ou remoto. Os fatores de disponibilidade de tempo e características da turma também foram identificados nos registros do diário de bordo produzidos pela pesquisadora.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-05T04:51:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250785
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153138
url http://hdl.handle.net/10183/250785
identifier_str_mv 001153138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250785/2/001153138.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250785/1/001153138.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 45780452fbe63fa36a1b424d910e0035
1d5e1deaeac21d3a31eb366be932d1bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224643655237632