Começando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250785 |
Resumo: | Este trabalho busca investigar a relação entre as teorias de planejamento de ensino e as práticas cotidianas de planejamento dos docentes, tendo como foco o planejamento de aula. O espaço de estudo para investigar tal relação foi delimitado a partir do cotidiano docente da pesquisadora , que se desenvolveu em uma escola particular na cidade de Porto Alegre /RS . Por meio de um diário de bordo, foi realizado o registro de situações do cotidiano escolar que envolve ram o planejamento de ensino e as práticas de planejamento de aula realizadas com turmas do ensino fundamental II durante os primeiro sete meses letivos de 2022. Ao longo da realização desta pesquisa, surgiu a necessidade de verificação das percepções e significações sobre o planejamento por parte de outras colegas docentes, o que resultou em entrevistas semi - estruturadas realizadas com três professoras da mesma etapa de ensino. Como consequência dos objetivos da pesquisa e dos caminhos e estratégias traçados, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com desenho de pesquisa etnográfico. Após o cruzamento dos registros do diário de bordo e das entrevistas, avaliou-se que há o reconhecimento da importância do planejamento de aula e uma rejeição em relação à elaboração de planos de aula por parte das docentes participantes da pesquisa. As docentes entrevistadas avaliam o planejamento como algo imprescindível e, apesar de sentirem uma carência formativa sobre a temática, exercitam o planejamento de forma que sua prática conversa com as teorias revisadas. Sobre a construção de planos de aula, a prática das docentes não indica o uso de um modelo ou sistema fixo, sendo sua elaboração influenciada por fatores como disponibilidade de tempo em relação a outras atividades escolares, características da turma, demandas da escola por um modelo fixo ou não e contexto de ensino presencial ou remoto. Os fatores de disponibilidade de tempo e características da turma também foram identificados nos registros do diário de bordo produzidos pela pesquisadora. |
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Bueno, Laura CardosoTonetto, Élida Pasini2022-11-05T04:51:46Z2022http://hdl.handle.net/10183/250785001153138Este trabalho busca investigar a relação entre as teorias de planejamento de ensino e as práticas cotidianas de planejamento dos docentes, tendo como foco o planejamento de aula. O espaço de estudo para investigar tal relação foi delimitado a partir do cotidiano docente da pesquisadora , que se desenvolveu em uma escola particular na cidade de Porto Alegre /RS . Por meio de um diário de bordo, foi realizado o registro de situações do cotidiano escolar que envolve ram o planejamento de ensino e as práticas de planejamento de aula realizadas com turmas do ensino fundamental II durante os primeiro sete meses letivos de 2022. Ao longo da realização desta pesquisa, surgiu a necessidade de verificação das percepções e significações sobre o planejamento por parte de outras colegas docentes, o que resultou em entrevistas semi - estruturadas realizadas com três professoras da mesma etapa de ensino. Como consequência dos objetivos da pesquisa e dos caminhos e estratégias traçados, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com desenho de pesquisa etnográfico. Após o cruzamento dos registros do diário de bordo e das entrevistas, avaliou-se que há o reconhecimento da importância do planejamento de aula e uma rejeição em relação à elaboração de planos de aula por parte das docentes participantes da pesquisa. As docentes entrevistadas avaliam o planejamento como algo imprescindível e, apesar de sentirem uma carência formativa sobre a temática, exercitam o planejamento de forma que sua prática conversa com as teorias revisadas. Sobre a construção de planos de aula, a prática das docentes não indica o uso de um modelo ou sistema fixo, sendo sua elaboração influenciada por fatores como disponibilidade de tempo em relação a outras atividades escolares, características da turma, demandas da escola por um modelo fixo ou não e contexto de ensino presencial ou remoto. Os fatores de disponibilidade de tempo e características da turma também foram identificados nos registros do diário de bordo produzidos pela pesquisadora.This work seeks to investigate the relationship between teaching planning theories and teachers' everyday planning practices, focusing on lesson planning. The study space to investigate this relationship was delimited from the researcher's teaching routine, which was developed in a private school in the city of Porto Alegre/RS. A logbook was used to record daily school situations that involved teaching planning and lesson planning practices carried out with elementary school II classes during the first seven school months of 2022. From this research, the need arose to verify the perceptions and meanings about the planning by other professors, which resulted in se mi - structured interviews carried out with three professors from the same stage of teaching. As a consequence of the research objectives and the paths and strategies outlined, the methodology used was of a qualitative nature with an ethnographic research de sign. After crossing logbook records and interviews, it was evaluated that there is recognition of the importance of lesson planning and a rejection of the elaboration of lesson plans by the teachers participating in the research. The interviewed professor s evaluate planning as something essential and, despite feeling a lack of training on the subject, they exercise planning in a way that their practice speaks to the revised theories. Regarding the construction of lesson plans, the teachers' practice does n ot indicate the use of a fixed model or system, and its elaboration is influenced by factors such as: availability of time in relation to other school activities, class characteristics, school demands for a fixed model or not and context of face-to-face or remote teaching. The time availability factors and class characteristics were also identified in the logbook records produced by the researcher.application/pdfporGeografia escolarPrática docentePlanejamento de ensinoPlano de aulaTeaching planningClass planTeaching practiceSchool geographyComeçando a planejar : planejamentos e planos de aula no cotidiano docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153138.pdf.txt001153138.pdf.txtExtracted Texttext/plain95702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250785/2/001153138.pdf.txt45780452fbe63fa36a1b424d910e0035MD52ORIGINAL001153138.pdfTexto completoapplication/pdf676113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250785/1/001153138.pdf1d5e1deaeac21d3a31eb366be932d1bfMD5110183/2507852022-11-06 05:37:46.076291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250785Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-06T07:37:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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