Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauá Júnior, Reynaldo [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90224
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar e analisar as ações praticadas por escolas públicas no trato de dois elementos constitutivos de seu processo de administração e/ou gestão: o Planejamento e o Plano Escolar. A proposta inicial foi a de verificarmos em que condições aconteciam e se desenvolviam as reuniões de planejamento e de que forma eram trabalhados pelas unidades escolares os temas, os assuntos e os instrumentos destinados a cumprir uma etapa fundamental para a organização das atividades realizadas ao longo do ano letivo. Em uma etapa posterior, procuramos observar se os elementos resultantes do processo de planejamento - as propostas, os projetos, as intenções, entre outros - eram adequadamente anotados e registrados em instrumento próprio para esta finalidade, gerando um documento síntese de toda a ação planejada: o Plano Escolar. Como procedimento de pesquisa selecionamos duas unidades escolares pertencentes à Diretoria de Ensino de Birigui, realizamos entrevistas com os Diretores e Professores Coordenadores Pedagógicos, aplicamos questionários aos professores dessas escolas, além de efetuarmos a análise de alguns instrumentos importantes como indicadores educacionais: Diários de Classe, Atas de Reuniões e Projetos Educativos. Acreditamos ter realizado os objetivos deste estudo e, ao final, contribuímos com referências e sugestões que poderão ser utilizadas e retomadas em outros estudos que busquem, também, uma forma mais adequada de trabalhar a educação: com compromisso e profissionalismo.
id UNSP_e882c3c496ca5b3d3c9f26b92e3f3966
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90224
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidianoEscolas - PlanejamentoEscolas - Organização e administraçãoPlanejamento educacionalPlano escolarSchool AdministrationSchool ManagementPlanningSchool PlanEste trabalho teve como objetivo investigar e analisar as ações praticadas por escolas públicas no trato de dois elementos constitutivos de seu processo de administração e/ou gestão: o Planejamento e o Plano Escolar. A proposta inicial foi a de verificarmos em que condições aconteciam e se desenvolviam as reuniões de planejamento e de que forma eram trabalhados pelas unidades escolares os temas, os assuntos e os instrumentos destinados a cumprir uma etapa fundamental para a organização das atividades realizadas ao longo do ano letivo. Em uma etapa posterior, procuramos observar se os elementos resultantes do processo de planejamento - as propostas, os projetos, as intenções, entre outros - eram adequadamente anotados e registrados em instrumento próprio para esta finalidade, gerando um documento síntese de toda a ação planejada: o Plano Escolar. Como procedimento de pesquisa selecionamos duas unidades escolares pertencentes à Diretoria de Ensino de Birigui, realizamos entrevistas com os Diretores e Professores Coordenadores Pedagógicos, aplicamos questionários aos professores dessas escolas, além de efetuarmos a análise de alguns instrumentos importantes como indicadores educacionais: Diários de Classe, Atas de Reuniões e Projetos Educativos. Acreditamos ter realizado os objetivos deste estudo e, ao final, contribuímos com referências e sugestões que poderão ser utilizadas e retomadas em outros estudos que busquem, também, uma forma mais adequada de trabalhar a educação: com compromisso e profissionalismo.The main aim of this study was to verify and analyze the actions performed by public schools in dealing with two of the constitutive elements of its own process of administration and management: The School Planning and The School Plan. The initial proposal was to verify the conditions the planning meetings occurred and were developed. It was also studied the processes the school units used to develop the chosen themes, subjects and tools destined to fulfill this fundamental stage in the organization of the activities along the academic year. In a subsequent phase, the study observed if the elements resulting from the planning process - the proposals, the projects, the intents, among others - were adequately written down and registered in the proper document for that end, generating, therefore, a document abridging all the planned action: the School Plan. For the development of the research, first two school units which belong to the Diretoria de Ensino de Birigüi (State Teaching Department in city of Birigüi) were selected. Then, principals and pedagogical coordinators were surveyed in both school units. Besides that, some important instruments, which indicate the educational process, were also analyzed, such as: Lesson Diaries, Meetings Minutes and Educational Projects. By the development of the aims of this study, in the end, it was considered as source of contribution, reference and suggestion that might be used and reviewed in other studies that seek a more adequate way of working the education with commitment and professionalism.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sônia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mauá Júnior, Reynaldo [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2003-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 f. + Anexo.application/pdfMAUÁ JÚNIOR, Reynaldo. Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano. 2003. 137 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90224000215618mauajunior_r_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
title Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
spellingShingle Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
Mauá Júnior, Reynaldo [UNESP]
Escolas - Planejamento
Escolas - Organização e administração
Planejamento educacional
Plano escolar
School Administration
School Management
Planning
School Plan
title_short Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
title_full Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
title_fullStr Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
title_full_unstemmed Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
title_sort Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano
author Mauá Júnior, Reynaldo [UNESP]
author_facet Mauá Júnior, Reynaldo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sônia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauá Júnior, Reynaldo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Planejamento
Escolas - Organização e administração
Planejamento educacional
Plano escolar
School Administration
School Management
Planning
School Plan
topic Escolas - Planejamento
Escolas - Organização e administração
Planejamento educacional
Plano escolar
School Administration
School Management
Planning
School Plan
description Este trabalho teve como objetivo investigar e analisar as ações praticadas por escolas públicas no trato de dois elementos constitutivos de seu processo de administração e/ou gestão: o Planejamento e o Plano Escolar. A proposta inicial foi a de verificarmos em que condições aconteciam e se desenvolviam as reuniões de planejamento e de que forma eram trabalhados pelas unidades escolares os temas, os assuntos e os instrumentos destinados a cumprir uma etapa fundamental para a organização das atividades realizadas ao longo do ano letivo. Em uma etapa posterior, procuramos observar se os elementos resultantes do processo de planejamento - as propostas, os projetos, as intenções, entre outros - eram adequadamente anotados e registrados em instrumento próprio para esta finalidade, gerando um documento síntese de toda a ação planejada: o Plano Escolar. Como procedimento de pesquisa selecionamos duas unidades escolares pertencentes à Diretoria de Ensino de Birigui, realizamos entrevistas com os Diretores e Professores Coordenadores Pedagógicos, aplicamos questionários aos professores dessas escolas, além de efetuarmos a análise de alguns instrumentos importantes como indicadores educacionais: Diários de Classe, Atas de Reuniões e Projetos Educativos. Acreditamos ter realizado os objetivos deste estudo e, ao final, contribuímos com referências e sugestões que poderão ser utilizadas e retomadas em outros estudos que busquem, também, uma forma mais adequada de trabalhar a educação: com compromisso e profissionalismo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-05
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAUÁ JÚNIOR, Reynaldo. Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano. 2003. 137 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/90224
000215618
mauajunior_r_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv MAUÁ JÚNIOR, Reynaldo. Planejamento e plano escolar: um olhar prospectivo sobre a construção do cotidiano. 2003. 137 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
000215618
mauajunior_r_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/90224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f. + Anexo.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128180084539392