Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donini, Márcia Alcara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151655
Resumo: Estamos vivendo um momento educativo em que a educação inclusiva está sendo discutida e vislumbrada. Entretanto, a prática democrática tem sido usada, muitas vezes, de forma errônea, para justificar a promoção das políticas que valorizam a quantidade em detrimento da qualidade do trabalho pedagógico. Isso se explica e se verifica, principalmente, no grande número de matrículas na escola pública de alunos com necessidades educativas especiais sem adequadas condições de instalações no ambiente físico e, profissionais para o trabalho com esses alunos com as devidas competências necessárias ao manejo e desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos diferentes. O presente estudo versará sobre esse assunto. Ele pretende problematizar a temática da educação inclusiva relacionando-a aos paradigmas da gestão democrática, com o intuito de enfatizar uma nova maneira de gerir a escola de forma a contribuir significativamente com as questões ligadas a convivência com a diferença.
id UFRGS-2_f507eb1beb9073933462d9b4fa95723e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151655
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Donini, Márcia AlcaraMartins, Ivam Martins de2017-02-14T02:23:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/151655001004263Estamos vivendo um momento educativo em que a educação inclusiva está sendo discutida e vislumbrada. Entretanto, a prática democrática tem sido usada, muitas vezes, de forma errônea, para justificar a promoção das políticas que valorizam a quantidade em detrimento da qualidade do trabalho pedagógico. Isso se explica e se verifica, principalmente, no grande número de matrículas na escola pública de alunos com necessidades educativas especiais sem adequadas condições de instalações no ambiente físico e, profissionais para o trabalho com esses alunos com as devidas competências necessárias ao manejo e desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos diferentes. O presente estudo versará sobre esse assunto. Ele pretende problematizar a temática da educação inclusiva relacionando-a aos paradigmas da gestão democrática, com o intuito de enfatizar uma nova maneira de gerir a escola de forma a contribuir significativamente com as questões ligadas a convivência com a diferença.We are living a moment of education in that inclusive education is being discussed and envisioned. However, the democratic practice has been used often, wrongly, to justify the promotion of policies that value the amount at the expense of the quality of pedagogical work. This can be explained and, mainly, in the large number of enrollments in public high school students with special educational needs without adequate conditions of the physical environment and installations, professionals to work with those students with the necessary skills to the management and development of the potential and abilities of the individual. This study will address on this subject. He intends to discuss the theme of inclusive education relating to democratic management paradigms in order to emphasize a new way to manage the school in order to contribute significantly to the coexistence issues with the difference.application/pdfporEducação inclusivaDiferençaDiversidadeGestão democráticaParticipaçãoNecessidades educacionais especiaisAlunoInclusive educationDifferenceDiversityDemocratic managementParticipationSpecial educational needsEducation for allInclusão escolar : caminhando com a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004263.pdf001004263.pdfTexto completoapplication/pdf824014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/1/001004263.pdfd3b2c5172165194b542c6511d52cc332MD51TEXT001004263.pdf.txt001004263.pdf.txtExtracted Texttext/plain86702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/2/001004263.pdf.txt1f16ab2cab540d2e220e32fe938be935MD5210183/1516552017-02-15 02:27:41.151317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
title Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
spellingShingle Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
Donini, Márcia Alcara
Educação inclusiva
Diferença
Diversidade
Gestão democrática
Participação
Necessidades educacionais especiais
Aluno
Inclusive education
Difference
Diversity
Democratic management
Participation
Special educational needs
Education for all
title_short Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
title_full Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
title_fullStr Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
title_full_unstemmed Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
title_sort Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
author Donini, Márcia Alcara
author_facet Donini, Márcia Alcara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Donini, Márcia Alcara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Ivam Martins de
contributor_str_mv Martins, Ivam Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Diferença
Diversidade
Gestão democrática
Participação
Necessidades educacionais especiais
Aluno
topic Educação inclusiva
Diferença
Diversidade
Gestão democrática
Participação
Necessidades educacionais especiais
Aluno
Inclusive education
Difference
Diversity
Democratic management
Participation
Special educational needs
Education for all
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Difference
Diversity
Democratic management
Participation
Special educational needs
Education for all
description Estamos vivendo um momento educativo em que a educação inclusiva está sendo discutida e vislumbrada. Entretanto, a prática democrática tem sido usada, muitas vezes, de forma errônea, para justificar a promoção das políticas que valorizam a quantidade em detrimento da qualidade do trabalho pedagógico. Isso se explica e se verifica, principalmente, no grande número de matrículas na escola pública de alunos com necessidades educativas especiais sem adequadas condições de instalações no ambiente físico e, profissionais para o trabalho com esses alunos com as devidas competências necessárias ao manejo e desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos diferentes. O presente estudo versará sobre esse assunto. Ele pretende problematizar a temática da educação inclusiva relacionando-a aos paradigmas da gestão democrática, com o intuito de enfatizar uma nova maneira de gerir a escola de forma a contribuir significativamente com as questões ligadas a convivência com a diferença.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151655
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004263
url http://hdl.handle.net/10183/151655
identifier_str_mv 001004263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/1/001004263.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/2/001004263.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d3b2c5172165194b542c6511d52cc332
1f16ab2cab540d2e220e32fe938be935
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447188027736064