Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151655 |
Resumo: | Estamos vivendo um momento educativo em que a educação inclusiva está sendo discutida e vislumbrada. Entretanto, a prática democrática tem sido usada, muitas vezes, de forma errônea, para justificar a promoção das políticas que valorizam a quantidade em detrimento da qualidade do trabalho pedagógico. Isso se explica e se verifica, principalmente, no grande número de matrículas na escola pública de alunos com necessidades educativas especiais sem adequadas condições de instalações no ambiente físico e, profissionais para o trabalho com esses alunos com as devidas competências necessárias ao manejo e desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos diferentes. O presente estudo versará sobre esse assunto. Ele pretende problematizar a temática da educação inclusiva relacionando-a aos paradigmas da gestão democrática, com o intuito de enfatizar uma nova maneira de gerir a escola de forma a contribuir significativamente com as questões ligadas a convivência com a diferença. |
id |
UFRGS-2_f507eb1beb9073933462d9b4fa95723e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151655 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Donini, Márcia AlcaraMartins, Ivam Martins de2017-02-14T02:23:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/151655001004263Estamos vivendo um momento educativo em que a educação inclusiva está sendo discutida e vislumbrada. Entretanto, a prática democrática tem sido usada, muitas vezes, de forma errônea, para justificar a promoção das políticas que valorizam a quantidade em detrimento da qualidade do trabalho pedagógico. Isso se explica e se verifica, principalmente, no grande número de matrículas na escola pública de alunos com necessidades educativas especiais sem adequadas condições de instalações no ambiente físico e, profissionais para o trabalho com esses alunos com as devidas competências necessárias ao manejo e desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos diferentes. O presente estudo versará sobre esse assunto. Ele pretende problematizar a temática da educação inclusiva relacionando-a aos paradigmas da gestão democrática, com o intuito de enfatizar uma nova maneira de gerir a escola de forma a contribuir significativamente com as questões ligadas a convivência com a diferença.We are living a moment of education in that inclusive education is being discussed and envisioned. However, the democratic practice has been used often, wrongly, to justify the promotion of policies that value the amount at the expense of the quality of pedagogical work. This can be explained and, mainly, in the large number of enrollments in public high school students with special educational needs without adequate conditions of the physical environment and installations, professionals to work with those students with the necessary skills to the management and development of the potential and abilities of the individual. This study will address on this subject. He intends to discuss the theme of inclusive education relating to democratic management paradigms in order to emphasize a new way to manage the school in order to contribute significantly to the coexistence issues with the difference.application/pdfporEducação inclusivaDiferençaDiversidadeGestão democráticaParticipaçãoNecessidades educacionais especiaisAlunoInclusive educationDifferenceDiversityDemocratic managementParticipationSpecial educational needsEducation for allInclusão escolar : caminhando com a gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004263.pdf001004263.pdfTexto completoapplication/pdf824014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/1/001004263.pdfd3b2c5172165194b542c6511d52cc332MD51TEXT001004263.pdf.txt001004263.pdf.txtExtracted Texttext/plain86702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/2/001004263.pdf.txt1f16ab2cab540d2e220e32fe938be935MD5210183/1516552017-02-15 02:27:41.151317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151655Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática |
title |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática |
spellingShingle |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática Donini, Márcia Alcara Educação inclusiva Diferença Diversidade Gestão democrática Participação Necessidades educacionais especiais Aluno Inclusive education Difference Diversity Democratic management Participation Special educational needs Education for all |
title_short |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática |
title_full |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática |
title_fullStr |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática |
title_sort |
Inclusão escolar : caminhando com a gestão democrática |
author |
Donini, Márcia Alcara |
author_facet |
Donini, Márcia Alcara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donini, Márcia Alcara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
contributor_str_mv |
Martins, Ivam Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Diferença Diversidade Gestão democrática Participação Necessidades educacionais especiais Aluno |
topic |
Educação inclusiva Diferença Diversidade Gestão democrática Participação Necessidades educacionais especiais Aluno Inclusive education Difference Diversity Democratic management Participation Special educational needs Education for all |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusive education Difference Diversity Democratic management Participation Special educational needs Education for all |
description |
Estamos vivendo um momento educativo em que a educação inclusiva está sendo discutida e vislumbrada. Entretanto, a prática democrática tem sido usada, muitas vezes, de forma errônea, para justificar a promoção das políticas que valorizam a quantidade em detrimento da qualidade do trabalho pedagógico. Isso se explica e se verifica, principalmente, no grande número de matrículas na escola pública de alunos com necessidades educativas especiais sem adequadas condições de instalações no ambiente físico e, profissionais para o trabalho com esses alunos com as devidas competências necessárias ao manejo e desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos diferentes. O presente estudo versará sobre esse assunto. Ele pretende problematizar a temática da educação inclusiva relacionando-a aos paradigmas da gestão democrática, com o intuito de enfatizar uma nova maneira de gerir a escola de forma a contribuir significativamente com as questões ligadas a convivência com a diferença. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151655 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001004263 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151655 |
identifier_str_mv |
001004263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/1/001004263.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151655/2/001004263.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3b2c5172165194b542c6511d52cc332 1f16ab2cab540d2e220e32fe938be935 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447188027736064 |