Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Carlos Ventura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204746
Resumo: Este trabalho descreve e problematiza as práticas pedagógicas desenvolvidas por um estagiário, em formação inicial, com três turmas de primeira série do ensino médio, em uma escola estadual de Porto Alegre–RS, no segundo semestre letivo de 2017. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, baseado em fonte documental (o relatório produzido ao final desse período formativo). Neste artigo, a centralidade incide sobre as atividades de sala de aula que tiveram como referencial o enfoque metodológico chamado de resolução de problemas, bem como as atividades de avaliação e autoavaliação que foram propostas pelo docente e realizadas pelos estudantes do ensino médio. O professor, em formação, abordou centralmente alguns conteúdos conceituais relacionados à Química Inorgânica, com adoção da temática “poluição” como modo de tentar conectar as discussões realizadas com o cotidiano dos estudantes. Os resultados sistematizados, que foram discutidos neste artigo, indicam que foram constituídos elementos importantes de aprendizagem sobre o trabalho docente, favorecendo o desenvolvimento efetivo do estagiário que foi investigado. Este conseguiu assumir um posicionamento seguro sobre seu trabalho, o que inclui, especialmente, processos avaliativos que desvelaram fatores concernentes ao aprendizado dos estudantes e sobre as escolhas metodológicas adotadas no processo.
id UFRGS-2_a688fa74d2e31b0c68a173b1262005b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204746
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fonseca, Carlos VenturaPereira, Cleiton Leandro Zimmermann2020-01-22T04:10:01Z20192316-9907http://hdl.handle.net/10183/204746001110216Este trabalho descreve e problematiza as práticas pedagógicas desenvolvidas por um estagiário, em formação inicial, com três turmas de primeira série do ensino médio, em uma escola estadual de Porto Alegre–RS, no segundo semestre letivo de 2017. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, baseado em fonte documental (o relatório produzido ao final desse período formativo). Neste artigo, a centralidade incide sobre as atividades de sala de aula que tiveram como referencial o enfoque metodológico chamado de resolução de problemas, bem como as atividades de avaliação e autoavaliação que foram propostas pelo docente e realizadas pelos estudantes do ensino médio. O professor, em formação, abordou centralmente alguns conteúdos conceituais relacionados à Química Inorgânica, com adoção da temática “poluição” como modo de tentar conectar as discussões realizadas com o cotidiano dos estudantes. Os resultados sistematizados, que foram discutidos neste artigo, indicam que foram constituídos elementos importantes de aprendizagem sobre o trabalho docente, favorecendo o desenvolvimento efetivo do estagiário que foi investigado. Este conseguiu assumir um posicionamento seguro sobre seu trabalho, o que inclui, especialmente, processos avaliativos que desvelaram fatores concernentes ao aprendizado dos estudantes e sobre as escolhas metodológicas adotadas no processo.This paper describes and problematizes the pedagogical practices developed by a trainee in initial formation with three first grade high school classes in a public school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, in the second semester of 2017. This is a qualitative exploratory study based on documentary source (the report produced at the end of this formative period). In this article the focus is on classroom activities that have as a reference the methodological approach called problem-based learning, as well as the assessment and self-assessment activities that were proposed by the teacher and performed by high school students. The teacher in formation centrally addressed some conceptual content related to Inorganic Chemistry with the adoption of the theme "pollution" as a way to try to connect the discussions held with the students' daily life. The systematized results which were discussed in this article indicate that important elements of learning about the teaching work were constituted favoring the effective development of the intern that was investigated. The latter was able to take a safe position on his work which includes, especially, evaluation processes that unveiled factors concerning student learning and the methodological choices adopted in the process.application/pdfporBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2019), p. 362-372Estágio de docênciaEnsino de quimicaFormação de professoresInternship in chemistry teachingProblem-based learning methodologyInorganic chemistryTeacher educationEstágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânicaChemistry teaching internship : proposition of problem- situations involving inorganic chemistryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110216.pdf.txt001110216.pdf.txtExtracted Texttext/plain46020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204746/2/001110216.pdf.txt52ac6da53d8d40f2febcda208751f304MD52ORIGINAL001110216.pdfTexto completoapplication/pdf265175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204746/1/001110216.pdf794c503c559db2230f8aeab50ccbb1ccMD5110183/2047462020-03-05 04:14:44.128144oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204746Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-05T07:14:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Chemistry teaching internship : proposition of problem- situations involving inorganic chemistry
title Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
spellingShingle Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
Fonseca, Carlos Ventura
Estágio de docência
Ensino de quimica
Formação de professores
Internship in chemistry teaching
Problem-based learning methodology
Inorganic chemistry
Teacher education
title_short Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
title_full Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
title_fullStr Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
title_full_unstemmed Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
title_sort Estágio de docência em química : proposição de situações-problema envolvendo química inorgânica
author Fonseca, Carlos Ventura
author_facet Fonseca, Carlos Ventura
Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
author_role author
author2 Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
Pereira, Cleiton Leandro Zimmermann
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de docência
Ensino de quimica
Formação de professores
topic Estágio de docência
Ensino de quimica
Formação de professores
Internship in chemistry teaching
Problem-based learning methodology
Inorganic chemistry
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Internship in chemistry teaching
Problem-based learning methodology
Inorganic chemistry
Teacher education
description Este trabalho descreve e problematiza as práticas pedagógicas desenvolvidas por um estagiário, em formação inicial, com três turmas de primeira série do ensino médio, em uma escola estadual de Porto Alegre–RS, no segundo semestre letivo de 2017. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, baseado em fonte documental (o relatório produzido ao final desse período formativo). Neste artigo, a centralidade incide sobre as atividades de sala de aula que tiveram como referencial o enfoque metodológico chamado de resolução de problemas, bem como as atividades de avaliação e autoavaliação que foram propostas pelo docente e realizadas pelos estudantes do ensino médio. O professor, em formação, abordou centralmente alguns conteúdos conceituais relacionados à Química Inorgânica, com adoção da temática “poluição” como modo de tentar conectar as discussões realizadas com o cotidiano dos estudantes. Os resultados sistematizados, que foram discutidos neste artigo, indicam que foram constituídos elementos importantes de aprendizagem sobre o trabalho docente, favorecendo o desenvolvimento efetivo do estagiário que foi investigado. Este conseguiu assumir um posicionamento seguro sobre seu trabalho, o que inclui, especialmente, processos avaliativos que desvelaram fatores concernentes ao aprendizado dos estudantes e sobre as escolhas metodológicas adotadas no processo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T04:10:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204746
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2316-9907
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110216
identifier_str_mv 2316-9907
001110216
url http://hdl.handle.net/10183/204746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Brazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 12, n. 4 (out./dez. 2019), p. 362-372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204746/2/001110216.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204746/1/001110216.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52ac6da53d8d40f2febcda208751f304
794c503c559db2230f8aeab50ccbb1cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224982976528384