Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188836 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências. |
id |
UFRGS-2_f56df9a0d7266112f23cc0ca1d3760fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188836 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bach, Mariana FerrariFonseca, Carlos Ventura2019-02-16T02:34:35Z20182238-8079http://hdl.handle.net/10183/188836001083424O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências.The present work has the objective of analyzing the practices and reflections of a chemistry trainee (Teacher Training Degree in Chemistry of the Federal University of Rio Grande do Sul), who was in a regency activity at a federal public school institution located in the metropolitan region of Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brazil. Problem-based learning methodology was used to work on the theme "healthy feed" with four classes of technical courses integrated to High School. An exploratory qualitative study was developed based on a single documentary source (the stage report produced at the end of the course) and the content analysis of the textual production was performed. Eight categories of analysis emerged from this research which gave indications that the training provided the teacher in the formation of relevant reflections regarding the teaching profession, mainly in relation to the experimentation of different teaching-learning practices and evaluation, taking into account the moments of construction of knowledge carried out by the subjects of the educational institution where the said regency period was held. From these categories some assertions of knowledge were built which were considered as challenges to be transposed by the subjects and institutions related to the area of Science Education.application/pdfpor# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas (RS). Canoas (RS). Vol. 7, n. 2 (jun./dez. 2018), p. 1-20Formação de professoresAlimentaçãoEstágio supervisionadoQuímicaProblem-based learningHealthy feedChemistry teachingTeacher educationAprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de químicaProblem-based learning involving the theme feed : reflections arising from a stage in chemistry teachinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083424.pdf.txt001083424.pdf.txtExtracted Texttext/plain57436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/2/001083424.pdf.txt7ed1cef7c0ce617f3874b96e9a7ba0fbMD52ORIGINAL001083424.pdfTexto completoapplication/pdf313407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/1/001083424.pdf8e6797f6aa2d676dc3b204ff796f7f75MD5110183/1888362019-02-17 02:31:20.603616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-17T05:31:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Problem-based learning involving the theme feed : reflections arising from a stage in chemistry teaching |
title |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química Bach, Mariana Ferrari Formação de professores Alimentação Estágio supervisionado Química Problem-based learning Healthy feed Chemistry teaching Teacher education |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas envolvendo a temática alimentação : reflexões decorrentes de um estágio em ensino de química |
author |
Bach, Mariana Ferrari |
author_facet |
Bach, Mariana Ferrari Fonseca, Carlos Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Carlos Ventura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bach, Mariana Ferrari Fonseca, Carlos Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Alimentação Estágio supervisionado Química |
topic |
Formação de professores Alimentação Estágio supervisionado Química Problem-based learning Healthy feed Chemistry teaching Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Problem-based learning Healthy feed Chemistry teaching Teacher education |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas e reflexões de uma estagiária de docência em Química (curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que esteve em atividade de regência em uma instituição escolar pública federal, localizada na região metropolitana de Porto Alegre – RS. A metodologia de aprendizagem baseada em problemas foi utilizada para trabalhar a temática “alimentação saudável” com quatro turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma única fonte documental (o relatório de estágio produzido ao final da disciplina), sendo realizada a análise de conteúdo da produção textual citada. Foram obtidas oito categorias de análise emergentes dessa investigação, que deram indicativos de que o estágio propiciou para a professora em formação a constituição de reflexões relevantes a respeito do ofício docente, principalmente no que tange à experimentação de diferentes práticas de ensino-aprendizagem e avaliação, tendo em vista os momentos de construção de conhecimentos protagonizados pelos sujeitos da instituição de ensino onde foi realizado o referido período de regência. A partir dessas categorias, foram construídas algumas asserções de conhecimento, que foram consideradas como desafios a serem transpostos pelos sujeitos e instituições relacionados à área de Educação em Ciências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-16T02:34:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188836 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083424 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001083424 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas (RS). Canoas (RS). Vol. 7, n. 2 (jun./dez. 2018), p. 1-20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/2/001083424.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188836/1/001083424.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ed1cef7c0ce617f3874b96e9a7ba0fb 8e6797f6aa2d676dc3b204ff796f7f75 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447682549809152 |