O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasslan, Simone Nogueira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fischer, Rosa Maria Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140381
Resumo: L’article porte sur les processus de subjectivation à travers lesquels les acteurs deviennent les sujets de leur pratique musicale et, plus particulièrement, vocale. Les auteurs s’inspirent par la perspective archéologique de Foucault et utilisent, comme matériaux empiriques, des récits et des interviews de professionnels des arts de la scène qui se servent de la voix et de la musique en direct dans leurs spectacles. Cet article analyse particulièrement, la présence prédominante des constituants de la voix maternelle comme étant une composante dominante de la mémoire musicale des acteurs musiciens.
id UFRGS-2_f5e8c354c791cae33244324843c632b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140381
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rasslan, Simone NogueiraFischer, Rosa Maria Bueno2016-05-06T02:22:04Z20162237-2660http://hdl.handle.net/10183/140381000985318L’article porte sur les processus de subjectivation à travers lesquels les acteurs deviennent les sujets de leur pratique musicale et, plus particulièrement, vocale. Les auteurs s’inspirent par la perspective archéologique de Foucault et utilisent, comme matériaux empiriques, des récits et des interviews de professionnels des arts de la scène qui se servent de la voix et de la musique en direct dans leurs spectacles. Cet article analyse particulièrement, la présence prédominante des constituants de la voix maternelle comme étant une composante dominante de la mémoire musicale des acteurs musiciens.O artigo trata dos modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical, mais especificamente vocal, com inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana. Os materiais empíricos consistem em narrativas e entrevistas de profissionais das artes cênicas, que executam vocal e instrumentalmente trilhas sonoras de seus espetáculos ao vivo. Neste texto, em particular, analisamos a presença preponderante da voz da figura materna, na memória de atores-músicos.This paper aims to investigate, employing Foucault’s archaeological approach, notions of subjectivity in which actors become subjects of their own musical practice, particularly of their vocal expression. The empirical materials are narratives and interviews with professionals from the performing arts, who execute the soundtracks of their live performances vocally and through the use of musical instruments. In this paper we analyze the predominant presence of the voice of the mother figure in the memories of actorsmusicians.application/pdfporRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 47-70VoixMèreThéâtreNarratives de soiFoucaultAlunoAtoresMaternidadeMaterialidadeVoiceMotherTheaterNarratives of the selfFoucaultO Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura MaternaActor-Subjects, their Voice, and their Relationship with the Mother Figure Le Sujet-Acteur, sa Voix et la Relation avec la Figure de la Mère info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000985318.pdf.txt000985318.pdf.txtExtracted Texttext/plain66959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/2/000985318.pdf.txtbb863d0afcd00be18cf831c63144aeeeMD52ORIGINAL000985318.pdfTexto completoapplication/pdf442441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/1/000985318.pdfbdc8de53b31cbb645ece9f88d7c172bbMD5110183/1403812021-06-26 04:41:59.890355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Actor-Subjects, their Voice, and their Relationship with the Mother Figure
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Le Sujet-Acteur, sa Voix et la Relation avec la Figure de la Mère
title O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
spellingShingle O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
Rasslan, Simone Nogueira
Voix
Mère
Théâtre
Narratives de soi
Foucault
Aluno
Atores
Maternidade
Materialidade
Voice
Mother
Theater
Narratives of the self
Foucault
title_short O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
title_full O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
title_fullStr O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
title_full_unstemmed O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
title_sort O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
author Rasslan, Simone Nogueira
author_facet Rasslan, Simone Nogueira
Fischer, Rosa Maria Bueno
author_role author
author2 Fischer, Rosa Maria Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasslan, Simone Nogueira
Fischer, Rosa Maria Bueno
dc.subject.fr.fl_str_mv Voix
Mère
Théâtre
Narratives de soi
Foucault
topic Voix
Mère
Théâtre
Narratives de soi
Foucault
Aluno
Atores
Maternidade
Materialidade
Voice
Mother
Theater
Narratives of the self
Foucault
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Atores
Maternidade
Materialidade
dc.subject.eng.fl_str_mv Voice
Mother
Theater
Narratives of the self
Foucault
description L’article porte sur les processus de subjectivation à travers lesquels les acteurs deviennent les sujets de leur pratique musicale et, plus particulièrement, vocale. Les auteurs s’inspirent par la perspective archéologique de Foucault et utilisent, comme matériaux empiriques, des récits et des interviews de professionnels des arts de la scène qui se servent de la voix et de la musique en direct dans leurs spectacles. Cet article analyse particulièrement, la présence prédominante des constituants de la voix maternelle comme étant une composante dominante de la mémoire musicale des acteurs musiciens.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-06T02:22:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140381
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-2660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985318
identifier_str_mv 2237-2660
000985318
url http://hdl.handle.net/10183/140381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 47-70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/2/000985318.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/1/000985318.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bb863d0afcd00be18cf831c63144aeee
bdc8de53b31cbb645ece9f88d7c172bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224897824817152