O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140381 |
Resumo: | L’article porte sur les processus de subjectivation à travers lesquels les acteurs deviennent les sujets de leur pratique musicale et, plus particulièrement, vocale. Les auteurs s’inspirent par la perspective archéologique de Foucault et utilisent, comme matériaux empiriques, des récits et des interviews de professionnels des arts de la scène qui se servent de la voix et de la musique en direct dans leurs spectacles. Cet article analyse particulièrement, la présence prédominante des constituants de la voix maternelle comme étant une composante dominante de la mémoire musicale des acteurs musiciens. |
id |
UFRGS-2_f5e8c354c791cae33244324843c632b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140381 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rasslan, Simone NogueiraFischer, Rosa Maria Bueno2016-05-06T02:22:04Z20162237-2660http://hdl.handle.net/10183/140381000985318L’article porte sur les processus de subjectivation à travers lesquels les acteurs deviennent les sujets de leur pratique musicale et, plus particulièrement, vocale. Les auteurs s’inspirent par la perspective archéologique de Foucault et utilisent, comme matériaux empiriques, des récits et des interviews de professionnels des arts de la scène qui se servent de la voix et de la musique en direct dans leurs spectacles. Cet article analyse particulièrement, la présence prédominante des constituants de la voix maternelle comme étant une composante dominante de la mémoire musicale des acteurs musiciens.O artigo trata dos modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical, mais especificamente vocal, com inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana. Os materiais empíricos consistem em narrativas e entrevistas de profissionais das artes cênicas, que executam vocal e instrumentalmente trilhas sonoras de seus espetáculos ao vivo. Neste texto, em particular, analisamos a presença preponderante da voz da figura materna, na memória de atores-músicos.This paper aims to investigate, employing Foucault’s archaeological approach, notions of subjectivity in which actors become subjects of their own musical practice, particularly of their vocal expression. The empirical materials are narratives and interviews with professionals from the performing arts, who execute the soundtracks of their live performances vocally and through the use of musical instruments. In this paper we analyze the predominant presence of the voice of the mother figure in the memories of actorsmusicians.application/pdfporRevista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 47-70VoixMèreThéâtreNarratives de soiFoucaultAlunoAtoresMaternidadeMaterialidadeVoiceMotherTheaterNarratives of the selfFoucaultO Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura MaternaActor-Subjects, their Voice, and their Relationship with the Mother Figure Le Sujet-Acteur, sa Voix et la Relation avec la Figure de la Mère info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000985318.pdf.txt000985318.pdf.txtExtracted Texttext/plain66959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/2/000985318.pdf.txtbb863d0afcd00be18cf831c63144aeeeMD52ORIGINAL000985318.pdfTexto completoapplication/pdf442441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/1/000985318.pdfbdc8de53b31cbb645ece9f88d7c172bbMD5110183/1403812021-06-26 04:41:59.890355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140381Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:41:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Actor-Subjects, their Voice, and their Relationship with the Mother Figure |
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv |
Le Sujet-Acteur, sa Voix et la Relation avec la Figure de la Mère |
title |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna |
spellingShingle |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna Rasslan, Simone Nogueira Voix Mère Théâtre Narratives de soi Foucault Aluno Atores Maternidade Materialidade Voice Mother Theater Narratives of the self Foucault |
title_short |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna |
title_full |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna |
title_fullStr |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna |
title_full_unstemmed |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna |
title_sort |
O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna |
author |
Rasslan, Simone Nogueira |
author_facet |
Rasslan, Simone Nogueira Fischer, Rosa Maria Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Rosa Maria Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rasslan, Simone Nogueira Fischer, Rosa Maria Bueno |
dc.subject.fr.fl_str_mv |
Voix Mère Théâtre Narratives de soi Foucault |
topic |
Voix Mère Théâtre Narratives de soi Foucault Aluno Atores Maternidade Materialidade Voice Mother Theater Narratives of the self Foucault |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Atores Maternidade Materialidade |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Voice Mother Theater Narratives of the self Foucault |
description |
L’article porte sur les processus de subjectivation à travers lesquels les acteurs deviennent les sujets de leur pratique musicale et, plus particulièrement, vocale. Les auteurs s’inspirent par la perspective archéologique de Foucault et utilisent, comme matériaux empiriques, des récits et des interviews de professionnels des arts de la scène qui se servent de la voix et de la musique en direct dans leurs spectacles. Cet article analyse particulièrement, la présence prédominante des constituants de la voix maternelle comme étant une composante dominante de la mémoire musicale des acteurs musiciens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-06T02:22:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140381 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2237-2660 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985318 |
identifier_str_mv |
2237-2660 000985318 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos da presença. Porto Alegre, RS. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 47-70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/2/000985318.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140381/1/000985318.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb863d0afcd00be18cf831c63144aeee bdc8de53b31cbb645ece9f88d7c172bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224897824817152 |