Objetos educacionais digitais para a saúde da mulher
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104437 |
Resumo: | O uso de objetos educacionais na área da Enfermagem é um recurso que apóia o ensino presencial e ao mesmo tempo respeita a autonomia do aluno. No intuito de desenvolver materiais motivadores que pudessem auxiliar o ensino na área da saúde da mulher foram desenvolvidos sete objetos educacionais digitais, sendo quatro hipertextos, um quizz e duas simulações. Os referenciais pedagógicos da aprendizagem, baseados em problemas e no construtivismo interacionista, foram empregados na concepção dos materiais. Os materiais digitais desenvolvidos agregam hipertexto, vídeo e animação por meio de softwares como o Macromedia Flash MX ® e CS3 ® , além de editores de imagens como o Fireworks ® , e de vídeos como Windows Movie Maker ® , por oferecer amplos recursos de animação e de interação. Os hipertextos, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle ®, exploram os temas desde conhecimentos prévios que colaborem na sua compreensão até indicações de leituras complementares e exercícios de revisão. As simulações possibilitam a execução virtual dos procedimentos pelos alunos. Espera-se com esse relato compartilhar com a comunidade científica as experiências no que diz respeito à produção de objetos de aprendizagem digitais, bem como às conquistas e aos desafios que permeiam esse trabalho, incentivando a utilização de tecnologias alternativas no ensino. |
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Silveira, Denise TolfoNeutzling, Agnes LudwigMartinato, Luísa Helena MachadoCatalan, Vanessa MenezesSantos, Tamyres Oliveira dosBrondani, Stephani Catherini Paz2014-10-11T02:11:17Z20121981-6278http://hdl.handle.net/10183/104437000857839O uso de objetos educacionais na área da Enfermagem é um recurso que apóia o ensino presencial e ao mesmo tempo respeita a autonomia do aluno. No intuito de desenvolver materiais motivadores que pudessem auxiliar o ensino na área da saúde da mulher foram desenvolvidos sete objetos educacionais digitais, sendo quatro hipertextos, um quizz e duas simulações. Os referenciais pedagógicos da aprendizagem, baseados em problemas e no construtivismo interacionista, foram empregados na concepção dos materiais. Os materiais digitais desenvolvidos agregam hipertexto, vídeo e animação por meio de softwares como o Macromedia Flash MX ® e CS3 ® , além de editores de imagens como o Fireworks ® , e de vídeos como Windows Movie Maker ® , por oferecer amplos recursos de animação e de interação. Os hipertextos, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle ®, exploram os temas desde conhecimentos prévios que colaborem na sua compreensão até indicações de leituras complementares e exercícios de revisão. As simulações possibilitam a execução virtual dos procedimentos pelos alunos. Espera-se com esse relato compartilhar com a comunidade científica as experiências no que diz respeito à produção de objetos de aprendizagem digitais, bem como às conquistas e aos desafios que permeiam esse trabalho, incentivando a utilização de tecnologias alternativas no ensino.application/pdfporRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Vol. 6, n.2 (2012 jun), 7 p.Saúde da mulherTecnologia educacionalEducação em saúdeAprendizagem baseada em problemasEducação permanenteObjetos educacionais digitais para a saúde da mulherinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000857839.pdf000857839.pdfTexto completoapplication/pdf253057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104437/1/000857839.pdf2c34977927f21be1ec10400f4fd65406MD51TEXT000857839.pdf.txt000857839.pdf.txtExtracted Texttext/plain20476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104437/2/000857839.pdf.txt980fb7467350f441950e19f150ad7c03MD52THUMBNAIL000857839.pdf.jpg000857839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104437/3/000857839.pdf.jpg7676fec8540cbc7b4d669c013cfdf691MD5310183/1044372018-10-09 09:00:30.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104437Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:00:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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