Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, DeniseTolfo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Catalan, Vanessa Menezes, Neutzling, Agnes Ludwig, Martinato, Luísa Helena Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251
Resumo: Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos.
id USP-38_1221671803079a58484c29be58712f53
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4251
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação Digital Learning Objects in Nursing Consultation: technology Assessment by Undergraduate Students Objetos educacionales en la consulta de enfermería: evaluación de la tecnología por estudiantes de graduación Educational TechnologyEducationNursingProblem-Based LearningTecnologia EducacionalEducação em EnfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasEnfermagemTecnología EducacionalEducación en EnfermeríaAprendizaje Basado en ProblemasEnfermería Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos. This study followed the teaching-learning process about the nursing consultation, based on digital learning objects developed through the active Problem Based Learning method. The goals were to evaluate the digital learning objects about nursing consultation, develop cognitive skills on the subject using problem based learning and identify the students’ opinions on the use of technology. This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach. The sample consisted of 71 students in the sixth period of the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Sul. The data was collected through a questionnaire to evaluate the learning objects. The results showed positive agreement (58%) on the content, usability and didactics of the proposed computer-mediated activity regarding the nursing consultation. The application of materials to the students is considered positive. Este estudio acompañó el proceso enseñanza-aprendizaje de la consulta de enfermería con apoyo de objetos educacionales digitales por medio de la metodología activa Problem Based Learning. Los objetivos fueron evaluar los objetos educacionales digitales sobre consulta de enfermería, desarrollar habilidades cognitivas del tema utilizando aprendizajes basados en problemas e identificar las opiniones de los estudiantes en cuanto al uso de la tecnología. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo con abordaje cuantitativo cuya muestra fue compuesta por 71 estudiantes de la sexta etapa del curso de enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. La recolección de datos se realizó por medio de la aplicación de cuestionarios para evaluar los objetos de aprendizaje. Los resultados apuntan concordancia positiva (58%) en cuanto al contenido, usabilidad y didáctica de la actividad propuesta sobre consulta de enfermería mediada por computador. Se consideró positiva la aplicación de los materiales junto a los alumnos. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/425110.1590/S0104-11692010000500023Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 1005-1012 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 1005-1012 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 1005-1012 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5344https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5345https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5346Silveira, DeniseTolfoCatalan, Vanessa MenezesNeutzling, Agnes LudwigMartinato, Luísa Helena Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:31:08Zoai:revistas.usp.br:article/4251Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:31:08Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
Digital Learning Objects in Nursing Consultation: technology Assessment by Undergraduate Students
Objetos educacionales en la consulta de enfermería: evaluación de la tecnología por estudiantes de graduación
title Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
spellingShingle Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
Silveira, DeniseTolfo
Educational Technology
Education
Nursing
Problem-Based Learning
Tecnologia Educacional
Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas
Enfermagem
Tecnología Educacional
Educación en Enfermería
Aprendizaje Basado en Problemas
Enfermería
title_short Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
title_full Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
title_fullStr Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
title_full_unstemmed Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
title_sort Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
author Silveira, DeniseTolfo
author_facet Silveira, DeniseTolfo
Catalan, Vanessa Menezes
Neutzling, Agnes Ludwig
Martinato, Luísa Helena Machado
author_role author
author2 Catalan, Vanessa Menezes
Neutzling, Agnes Ludwig
Martinato, Luísa Helena Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, DeniseTolfo
Catalan, Vanessa Menezes
Neutzling, Agnes Ludwig
Martinato, Luísa Helena Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Technology
Education
Nursing
Problem-Based Learning
Tecnologia Educacional
Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas
Enfermagem
Tecnología Educacional
Educación en Enfermería
Aprendizaje Basado en Problemas
Enfermería
topic Educational Technology
Education
Nursing
Problem-Based Learning
Tecnologia Educacional
Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas
Enfermagem
Tecnología Educacional
Educación en Enfermería
Aprendizaje Basado en Problemas
Enfermería
description Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251
10.1590/S0104-11692010000500023
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692010000500023
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5344
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5345
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 1005-1012
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 1005-1012
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 1005-1012
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444187895136256