Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251 |
Resumo: | Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos. |
id |
USP-38_1221671803079a58484c29be58712f53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4251 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação Digital Learning Objects in Nursing Consultation: technology Assessment by Undergraduate Students Objetos educacionales en la consulta de enfermería: evaluación de la tecnología por estudiantes de graduación Educational TechnologyEducationNursingProblem-Based LearningTecnologia EducacionalEducação em EnfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasEnfermagemTecnología EducacionalEducación en EnfermeríaAprendizaje Basado en ProblemasEnfermería Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos. This study followed the teaching-learning process about the nursing consultation, based on digital learning objects developed through the active Problem Based Learning method. The goals were to evaluate the digital learning objects about nursing consultation, develop cognitive skills on the subject using problem based learning and identify the students opinions on the use of technology. This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach. The sample consisted of 71 students in the sixth period of the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Sul. The data was collected through a questionnaire to evaluate the learning objects. The results showed positive agreement (58%) on the content, usability and didactics of the proposed computer-mediated activity regarding the nursing consultation. The application of materials to the students is considered positive. Este estudio acompañó el proceso enseñanza-aprendizaje de la consulta de enfermería con apoyo de objetos educacionales digitales por medio de la metodología activa Problem Based Learning. Los objetivos fueron evaluar los objetos educacionales digitales sobre consulta de enfermería, desarrollar habilidades cognitivas del tema utilizando aprendizajes basados en problemas e identificar las opiniones de los estudiantes en cuanto al uso de la tecnología. Se trata de un estudio exploratorio descriptivo con abordaje cuantitativo cuya muestra fue compuesta por 71 estudiantes de la sexta etapa del curso de enfermería de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur. La recolección de datos se realizó por medio de la aplicación de cuestionarios para evaluar los objetos de aprendizaje. Los resultados apuntan concordancia positiva (58%) en cuanto al contenido, usabilidad y didáctica de la actividad propuesta sobre consulta de enfermería mediada por computador. Se consideró positiva la aplicación de los materiales junto a los alumnos. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/425110.1590/S0104-11692010000500023Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 1005-1012 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 1005-1012 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 1005-1012 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5344https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5345https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5346Silveira, DeniseTolfoCatalan, Vanessa MenezesNeutzling, Agnes LudwigMartinato, Luísa Helena Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:31:08Zoai:revistas.usp.br:article/4251Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:31:08Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação Digital Learning Objects in Nursing Consultation: technology Assessment by Undergraduate Students Objetos educacionales en la consulta de enfermería: evaluación de la tecnología por estudiantes de graduación |
title |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação |
spellingShingle |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação Silveira, DeniseTolfo Educational Technology Education Nursing Problem-Based Learning Tecnologia Educacional Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Enfermagem Tecnología Educacional Educación en Enfermería Aprendizaje Basado en Problemas Enfermería |
title_short |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação |
title_full |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação |
title_fullStr |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação |
title_full_unstemmed |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação |
title_sort |
Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação |
author |
Silveira, DeniseTolfo |
author_facet |
Silveira, DeniseTolfo Catalan, Vanessa Menezes Neutzling, Agnes Ludwig Martinato, Luísa Helena Machado |
author_role |
author |
author2 |
Catalan, Vanessa Menezes Neutzling, Agnes Ludwig Martinato, Luísa Helena Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, DeniseTolfo Catalan, Vanessa Menezes Neutzling, Agnes Ludwig Martinato, Luísa Helena Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational Technology Education Nursing Problem-Based Learning Tecnologia Educacional Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Enfermagem Tecnología Educacional Educación en Enfermería Aprendizaje Basado en Problemas Enfermería |
topic |
Educational Technology Education Nursing Problem-Based Learning Tecnologia Educacional Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Enfermagem Tecnología Educacional Educación en Enfermería Aprendizaje Basado en Problemas Enfermería |
description |
Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251 10.1590/S0104-11692010000500023 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692010000500023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5344 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5345 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4251/5346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 1005-1012 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 1005-1012 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 1005-1012 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444187895136256 |