TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Jandira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35716
Resumo: O presente trabalho tem como tema o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação como um recurso para promover o processo de inclusão social de alunos de uma escola de periferia, facilitando o processo de aquisição da cidadania e do sentimento de pertencimento à sua comunidade. Discorre sobre as formas de usar a tecnologia como uma ferramenta auxiliar no dia a dia da sala de aula e investiga sua eficácia neste processo de aquisição da cidadania. Para isso, buscou-se o referencial teórico principalmente em Paiva, Lemos, Benevides, Valente e Almeida. O principal objetivo foi investigar como as TICs podem auxiliar no processo de inserção social de alunos de uma escola de periferia, contribuindo no desenvolvimento de sua cidadania. A pesquisa apoiou-se no estágio curricular desenvolvido numa turma de 4º ano de uma escola pública, localizada em um bairro de periferia de Novo Hamburgo, com alunos na faixa dos dez anos de idade. A partir da experiência evidenciou-se a necessidade de se contar com este recurso no trabalho com os alunos de periferia, pois mostra que o uso das TICs torna o conhecimento disponível a uma parcela da população até então excluída dele e facilita a inclusão social. Relata também sobre as dificuldades que ainda se apresentam nesta tentativa.
id UFRGS-2_f6144e13b9443453654cbfebe186c4f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35716
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Petry, JandiraPorto, Leonardo Sartori2011-12-20T01:19:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/35716000815939O presente trabalho tem como tema o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação como um recurso para promover o processo de inclusão social de alunos de uma escola de periferia, facilitando o processo de aquisição da cidadania e do sentimento de pertencimento à sua comunidade. Discorre sobre as formas de usar a tecnologia como uma ferramenta auxiliar no dia a dia da sala de aula e investiga sua eficácia neste processo de aquisição da cidadania. Para isso, buscou-se o referencial teórico principalmente em Paiva, Lemos, Benevides, Valente e Almeida. O principal objetivo foi investigar como as TICs podem auxiliar no processo de inserção social de alunos de uma escola de periferia, contribuindo no desenvolvimento de sua cidadania. A pesquisa apoiou-se no estágio curricular desenvolvido numa turma de 4º ano de uma escola pública, localizada em um bairro de periferia de Novo Hamburgo, com alunos na faixa dos dez anos de idade. A partir da experiência evidenciou-se a necessidade de se contar com este recurso no trabalho com os alunos de periferia, pois mostra que o uso das TICs torna o conhecimento disponível a uma parcela da população até então excluída dele e facilita a inclusão social. Relata também sobre as dificuldades que ainda se apresentam nesta tentativa.application/pdfporInformática na educaçãoInclusão digitalInclusão socialCidadaniaTICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815939.pdf.txt000815939.pdf.txtExtracted Texttext/plain63414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/2/000815939.pdf.txt0429b0b8b3289bfdc78293bbe8840cdbMD52ORIGINAL000815939.pdf000815939.pdfTexto completoapplication/pdf637416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/1/000815939.pdf6388793d3089b39e4e768c5ffbacbecaMD51THUMBNAIL000815939.pdf.jpg000815939.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/3/000815939.pdf.jpge94ceb9f430a30a9eea1b236fd83a7ddMD5310183/357162018-10-08 09:20:33.892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:20:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
title TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
spellingShingle TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
Petry, Jandira
Informática na educação
Inclusão digital
Inclusão social
Cidadania
title_short TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
title_full TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
title_fullStr TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
title_full_unstemmed TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
title_sort TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
author Petry, Jandira
author_facet Petry, Jandira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Jandira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo Sartori
contributor_str_mv Porto, Leonardo Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Inclusão digital
Inclusão social
Cidadania
topic Informática na educação
Inclusão digital
Inclusão social
Cidadania
description O presente trabalho tem como tema o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação como um recurso para promover o processo de inclusão social de alunos de uma escola de periferia, facilitando o processo de aquisição da cidadania e do sentimento de pertencimento à sua comunidade. Discorre sobre as formas de usar a tecnologia como uma ferramenta auxiliar no dia a dia da sala de aula e investiga sua eficácia neste processo de aquisição da cidadania. Para isso, buscou-se o referencial teórico principalmente em Paiva, Lemos, Benevides, Valente e Almeida. O principal objetivo foi investigar como as TICs podem auxiliar no processo de inserção social de alunos de uma escola de periferia, contribuindo no desenvolvimento de sua cidadania. A pesquisa apoiou-se no estágio curricular desenvolvido numa turma de 4º ano de uma escola pública, localizada em um bairro de periferia de Novo Hamburgo, com alunos na faixa dos dez anos de idade. A partir da experiência evidenciou-se a necessidade de se contar com este recurso no trabalho com os alunos de periferia, pois mostra que o uso das TICs torna o conhecimento disponível a uma parcela da população até então excluída dele e facilita a inclusão social. Relata também sobre as dificuldades que ainda se apresentam nesta tentativa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35716
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000815939
url http://hdl.handle.net/10183/35716
identifier_str_mv 000815939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/2/000815939.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/1/000815939.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/3/000815939.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0429b0b8b3289bfdc78293bbe8840cdb
6388793d3089b39e4e768c5ffbacbeca
e94ceb9f430a30a9eea1b236fd83a7dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419178184704