TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35716 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação como um recurso para promover o processo de inclusão social de alunos de uma escola de periferia, facilitando o processo de aquisição da cidadania e do sentimento de pertencimento à sua comunidade. Discorre sobre as formas de usar a tecnologia como uma ferramenta auxiliar no dia a dia da sala de aula e investiga sua eficácia neste processo de aquisição da cidadania. Para isso, buscou-se o referencial teórico principalmente em Paiva, Lemos, Benevides, Valente e Almeida. O principal objetivo foi investigar como as TICs podem auxiliar no processo de inserção social de alunos de uma escola de periferia, contribuindo no desenvolvimento de sua cidadania. A pesquisa apoiou-se no estágio curricular desenvolvido numa turma de 4º ano de uma escola pública, localizada em um bairro de periferia de Novo Hamburgo, com alunos na faixa dos dez anos de idade. A partir da experiência evidenciou-se a necessidade de se contar com este recurso no trabalho com os alunos de periferia, pois mostra que o uso das TICs torna o conhecimento disponível a uma parcela da população até então excluída dele e facilita a inclusão social. Relata também sobre as dificuldades que ainda se apresentam nesta tentativa. |
id |
UFRGS-2_f6144e13b9443453654cbfebe186c4f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35716 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Petry, JandiraPorto, Leonardo Sartori2011-12-20T01:19:37Z2010http://hdl.handle.net/10183/35716000815939O presente trabalho tem como tema o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação como um recurso para promover o processo de inclusão social de alunos de uma escola de periferia, facilitando o processo de aquisição da cidadania e do sentimento de pertencimento à sua comunidade. Discorre sobre as formas de usar a tecnologia como uma ferramenta auxiliar no dia a dia da sala de aula e investiga sua eficácia neste processo de aquisição da cidadania. Para isso, buscou-se o referencial teórico principalmente em Paiva, Lemos, Benevides, Valente e Almeida. O principal objetivo foi investigar como as TICs podem auxiliar no processo de inserção social de alunos de uma escola de periferia, contribuindo no desenvolvimento de sua cidadania. A pesquisa apoiou-se no estágio curricular desenvolvido numa turma de 4º ano de uma escola pública, localizada em um bairro de periferia de Novo Hamburgo, com alunos na faixa dos dez anos de idade. A partir da experiência evidenciou-se a necessidade de se contar com este recurso no trabalho com os alunos de periferia, pois mostra que o uso das TICs torna o conhecimento disponível a uma parcela da população até então excluída dele e facilita a inclusão social. Relata também sobre as dificuldades que ainda se apresentam nesta tentativa.application/pdfporInformática na educaçãoInclusão digitalInclusão socialCidadaniaTICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000815939.pdf.txt000815939.pdf.txtExtracted Texttext/plain63414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/2/000815939.pdf.txt0429b0b8b3289bfdc78293bbe8840cdbMD52ORIGINAL000815939.pdf000815939.pdfTexto completoapplication/pdf637416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/1/000815939.pdf6388793d3089b39e4e768c5ffbacbecaMD51THUMBNAIL000815939.pdf.jpg000815939.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/3/000815939.pdf.jpge94ceb9f430a30a9eea1b236fd83a7ddMD5310183/357162018-10-08 09:20:33.892oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:20:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia |
title |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia |
spellingShingle |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia Petry, Jandira Informática na educação Inclusão digital Inclusão social Cidadania |
title_short |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia |
title_full |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia |
title_fullStr |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia |
title_full_unstemmed |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia |
title_sort |
TICs e inserção social : seu uso na construção da aprendizagem com alunos de periferia |
author |
Petry, Jandira |
author_facet |
Petry, Jandira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petry, Jandira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Inclusão digital Inclusão social Cidadania |
topic |
Informática na educação Inclusão digital Inclusão social Cidadania |
description |
O presente trabalho tem como tema o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação como um recurso para promover o processo de inclusão social de alunos de uma escola de periferia, facilitando o processo de aquisição da cidadania e do sentimento de pertencimento à sua comunidade. Discorre sobre as formas de usar a tecnologia como uma ferramenta auxiliar no dia a dia da sala de aula e investiga sua eficácia neste processo de aquisição da cidadania. Para isso, buscou-se o referencial teórico principalmente em Paiva, Lemos, Benevides, Valente e Almeida. O principal objetivo foi investigar como as TICs podem auxiliar no processo de inserção social de alunos de uma escola de periferia, contribuindo no desenvolvimento de sua cidadania. A pesquisa apoiou-se no estágio curricular desenvolvido numa turma de 4º ano de uma escola pública, localizada em um bairro de periferia de Novo Hamburgo, com alunos na faixa dos dez anos de idade. A partir da experiência evidenciou-se a necessidade de se contar com este recurso no trabalho com os alunos de periferia, pois mostra que o uso das TICs torna o conhecimento disponível a uma parcela da população até então excluída dele e facilita a inclusão social. Relata também sobre as dificuldades que ainda se apresentam nesta tentativa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35716 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000815939 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35716 |
identifier_str_mv |
000815939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/2/000815939.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/1/000815939.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35716/3/000815939.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0429b0b8b3289bfdc78293bbe8840cdb 6388793d3089b39e4e768c5ffbacbeca e94ceb9f430a30a9eea1b236fd83a7dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419178184704 |