Perfil de consumidores de suplementos nutricionais em academias de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waechter, Bruna
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151294
Resumo: O consumo de suplementos nutricionais têm se tornado mais popular nos últimos anos não somente entre atletas, mas também entre o público frequentador de academias de musculação. Esse comportamento está atrelado a um estilo de vida mais ativo e saudável. Ao mesmo tempo, a crise econômica atingiu o Brasil, fator que contribuiu para a redução do poder de compra de muitos brasileiros e alterou seu padrão de consumo. Com o objetivo de avaliar o impacto dessas duas tendências opostas, foi realizado um estudo de avaliação de perfil de consumidores de suplementos nutricionais, principalmente o whey protein, nos anos de 2013 e 2016, na cidade de Porto Alegre. Um questionário de múltipla escolha foi aplicado a um total de 209 clientes de academias em dez diferentes bairros de Porto Alegre. Foram coletadas informações sobre sexo, faixa etária, frequência semanal de exercício, objetivos na academia, hábitos alimentares, consumo de suplementos e preferência entre marcas. Mais da metade dos entrevistados relatou o uso de suplementos nutricionais em ambos os períodos estudados. A minoria que não consome, o faz porque não vê necessidade da suplementação para o atingimento de seus objetivos. Dentre os consumidores de suplementos, quase sua totalidade (96%) é usuária de whey protein. Além disso, 74% deles consumia mais de um suplemento concomitantemente, nos quais também se destacaram outros produtos proteicos, como BCAA e glutamina. Em 2016 houve uma redução no consumo de suplementos, de 15% e 8%, entre pessoas de até 30 anos e entre 30 e 50 anos, respectivamente. Já para adultos acima de 50 anos, houve um aumento na suplementação de 12%, o que sugere que a redução do poder de compra advinda da crise econômica afetou principalmente a população de menor faixa etária. A hipertrofia muscular foi o objetivo na academia mais relacionado ao consumo de suplementos, e o emagrecimento foi o objetivo menos associado. Entre 2013 e 2016, o consumo de suplementos diminuiu também entre praticantes que tinham objetivos estéticos na academia. Já aqueles que associavam a suplementação a objetivos de saúde e bem-estar mantiveram o mesmo percentual de consumo. O perfil do consumidor de suplemento é composto por pessoas de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, com objetivos de hipertrofia, tonificação muscular e saúde e lazer, que tendem a frequentar a academia quatro vezes ou mais por semana. Ao longo do período estudado, observou-se que esse perfil deixou de abranger tantos jovens com objetivos estéticos, e passou a abranger mais adultos acima de 50 anos, com objetivos de saúde. Além disso, os consumidores se abriram mais para marcas nacionais devido ao elevado preço das importadas. Esses são pontos importantes para a indústria de suplementos nacionais entender a mudança de seu público-alvo ao longo da crise financeira, e conseguir dessa forma, melhor alocar seus investimentos.
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Foram coletadas informações sobre sexo, faixa etária, frequência semanal de exercício, objetivos na academia, hábitos alimentares, consumo de suplementos e preferência entre marcas. Mais da metade dos entrevistados relatou o uso de suplementos nutricionais em ambos os períodos estudados. A minoria que não consome, o faz porque não vê necessidade da suplementação para o atingimento de seus objetivos. Dentre os consumidores de suplementos, quase sua totalidade (96%) é usuária de whey protein. Além disso, 74% deles consumia mais de um suplemento concomitantemente, nos quais também se destacaram outros produtos proteicos, como BCAA e glutamina. Em 2016 houve uma redução no consumo de suplementos, de 15% e 8%, entre pessoas de até 30 anos e entre 30 e 50 anos, respectivamente. Já para adultos acima de 50 anos, houve um aumento na suplementação de 12%, o que sugere que a redução do poder de compra advinda da crise econômica afetou principalmente a população de menor faixa etária. A hipertrofia muscular foi o objetivo na academia mais relacionado ao consumo de suplementos, e o emagrecimento foi o objetivo menos associado. Entre 2013 e 2016, o consumo de suplementos diminuiu também entre praticantes que tinham objetivos estéticos na academia. Já aqueles que associavam a suplementação a objetivos de saúde e bem-estar mantiveram o mesmo percentual de consumo. O perfil do consumidor de suplemento é composto por pessoas de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, com objetivos de hipertrofia, tonificação muscular e saúde e lazer, que tendem a frequentar a academia quatro vezes ou mais por semana. Ao longo do período estudado, observou-se que esse perfil deixou de abranger tantos jovens com objetivos estéticos, e passou a abranger mais adultos acima de 50 anos, com objetivos de saúde. Além disso, os consumidores se abriram mais para marcas nacionais devido ao elevado preço das importadas. Esses são pontos importantes para a indústria de suplementos nacionais entender a mudança de seu público-alvo ao longo da crise financeira, e conseguir dessa forma, melhor alocar seus investimentos.Nutritional supplements have become more popular in recent years not only among athletes but also among the public that attends to bodybuilding gyms, because of the greater adherence to more active and healthy life styles. At the same time, the economic crisis in Brazil reduced the purchasing power of Brazilian people, changing their consumption pattern. In order to assess the impact of these two opposing trends, a study was conducted to determine the profile of nutritional supplements consumers, especially whey protein, in the years 2013 and 2016, in Porto Alegre city. A multiple choice questionnaire was administered to a total of 209 gym customers in ten different neighborhoods of Porto Alegre. Information on sex, age, weekly frequency, exercise goals in the gym, eating habits, consumption of supplements and preferred brands were collected. More than half of respondents consumed nutritional supplements in both of the studied periods. The minority that does not consume supplements, does so because they do not see the need of supplementation for the achievement of their goals. Among consumers who supplement their diet, almost all of them (96%) are users of whey protein. Moreover, 74% of them consume more than one supplement at the same time, which also include high-protein products, such as glutamine and BCAA. In 2016 there was a decrease of 15% and 8% in the number of people who use supplementation under the age of 30, and between 30 and 50, respectively. As for adults above 50, there has been an increase of 12% in supplementation. These results indicate that the formers were affected primarily by the economic crisis, while the last group was influenced by the increasing popularity of nutritional supplements. Muscle hypertrophy was the most related goal to the consumption of supplements, and weight-loss was the goal less associated with supplementation. Between 2013 and 2016, consumption of supplements also decreased among people who had aesthetic goals in the gym. However, those who associated supplements to health goals and well-being, maintained the same percentage of consumption. The supplement consumer profile is people of both genders, of all ages, with goals such as hypertrophy, muscle toning and health, which tend to go to the gym four times a week or more. Over the study period, this profile covered less young people with aesthetic goals, and now covers more adults over 50 years, with health goals. In addition, consumers are more open to national brands because of the high price of the imported ones. These are important points so that the national supplement industry can understand the changes in its clients throughout the financial crisis, and thus better allocate their investments.application/pdfporSuplemento nutricionalProteína do soro de leitePratica desportivaNutritional supplementsWhey proteinEconomic crisisPerfil de consumidores de suplementos nutricionais em academias de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências e Tecnologia de AlimentosPorto Alegre, BR-RS2016Engenharia de Alimentosgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009958.pdf001009958.pdfTexto completoapplication/pdf953425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151294/1/001009958.pdfe2bff9e4d99fd9d207c5a2219758c83fMD51TEXT001009958.pdf.txt001009958.pdf.txtExtracted Texttext/plain66925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151294/2/001009958.pdf.txt3738e1d00e09c7601b75f01db84eb7b7MD5210183/1512942017-01-27 02:19:53.121578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151294Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-01-27T04:19:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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